EM - Escola de Minas

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A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

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Resultados da Pesquisa

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    Avaliação da influência da temperaturas sobre os parâmetros modais de estruturas.
    (2016) Ortiz Morales, Fabricio Alejandro; Peixoto, Ricardo André Fiorotti; Cury, Alexandre Abrahão; Neves, Francisco de Assis das; Barbosa, Flávio de Souza
    Os parâmetros modais obtidos através de ensaios dinâmicos vêm sendo usados há algumas décadas como indicadores de danos estruturais e como indicadores da integridade das estruturas, baseado na premissa de que os danos provocam reduções da rigidez estrutural. No entanto, os parâmetros modais também são sensíveis a variáveis ambientais, tais como umidade, vento e temperatura. Esta última provoca, por sua vez, pequenas mudanças no módulo de elasticidade dos materiais, fazendo com que muitas vezes as variações devidas à temperatura sejam maiores que aquelas causadas pelos danos. Para evitar que o efeito térmico mascare a detecção de danos ou, ainda, dê falsos alarmes de dano estrutural, muitos pesquisadores ao redor do mundo têm desenvolvido diversas metodologias com o objetivo de contornar este problema. Dentre algumas delas, encontram-se modelos de elementos finitos, análise de componentes principais, diagramas de controle, testes de hipótese, modelos de regressões, indicadores evoluídos, entre outros. Algumas delas requerem o monitoramento contínuo das estruturas. O monitoramento estrutural é um problema de reconhecimento de padrões estatísticos que envolve a complexa interação entre propriedades dos materiais, propriedades geométricas da estrutura e variáveis ambientais. Este trabalho visa estudar a relação entre temperatura e parâmetros modais através de ensaios dinâmicos em uma viga de aço, submetida a diferentes temperaturas e a alguns cenários de dano estrutural. Os dados obtidos são analisados utilizando técnicas estatísticas básicas e avançadas, visando a detecção dos danos sob diferentes temperaturas. O diferencial desta pesquisa em relação a outros trabalhos, é que os ensaios são realizados em condições controladas de temperatura, nível de dano e de excitação, já que muitas referências da literatura, nesta área, relatam ensaios realizados em estruturas sujeitas a condições ambientais. Os resultados obtidos mostram o quão difícil este problema é, principalmente quando a variação dos parâmetros modais causada pela mudança de temperatura é similar àquela acarretada pela existência de um dano estrutural.
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    Controle de qualidade de uma barragem de enrocamento com núcleo asfáltico caso UHE JIRAU.
    (2016) Micheluzzi, Adriano Gean; Gomes, Romero César
    Barragens de enrocamento com núcleos de concreto asfáltico constituem alternativas muito interessantes para a implantação de empreendimentos hidrelétricos de grande porte na região Norte do Brasil, pois possibilitam as atividades construtivas mesmo nos períodos chuvosos e, uma vez que incorporam núcleos bastante esbeltos, permitem a adoção de barragens com taludes íngremes, com grande redução e economia dos materiais utilizados. O comportamento geotécnico do núcleo asfáltico constitui a premissa básica de projeto de barragens de enrocamento que utilizam esta tecnologia como elemento de vedação. Neste contexto, impõe-se estabelecer procedimentos rigorosos de controle em relação às propriedades tecnológicas do CAP (cimento asfáltico de petróleo), dos agregados presentes na mistura asfáltica, da transição fina, dos enrocamentos e de suas correspondentes misturas, bem como das metodologias construtivas associadas ao lançamento e compactação destas misturas em campo. O objetivo principal deste estudo é apresentar, de forma sistêmica e estruturada, os principais condicionantes geotécnicos que influenciam a construção de núcleos asfálticos em barragens de enrocamento, considerando-se a experiência e o envolvimento profissional do autor como responsável pela engenharia do proprietário, no setor de geotecnia e na fiscalização da construção da barragem de enrocamento, utilizando materiais betuminosos como núcleos de vedação, no caso da obra da UHE Jirau. Complementarmente, propõe-se abordar a sistemática do controle tecnológico e das metodologias construtivas destes maciços, conforme adotadas no âmbito do empreendimento estudado, bem como discutir os critérios, normas e procedimentos que regulam em campo a implantação de núcleos asfálticos como elementos de vedação de barragens de grande porte, com ênfase especial no controle das temperaturas de campo dos materiais betuminosos, que constitui um fator de extrema relevância sobre a trabalhabilidade e o desempenho final das misturas e na resposta do núcleo como elemento estrutural e de estanqueidade da barragem.