EM - Escola de Minas
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A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.
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Resultados da Pesquisa
Item Influência de paredes verdes no desempenho térmico de habitações sociais.(2020) Sousa, Luana Resende de; Souza, Henor Artur de; Gomes, Adriano PintoA utilização da vegetação como elemento de fachada ainda compreende uma prática bastante incipiente, mas tem se popularizado devido à promessa de melhoria no desempenho térmico das edificações, além de representar uma alternativa de ampliação da biodiversidade no ambiente urbano. Neste trabalho investiga-se a influência das paredes verdes, no contexto climático brasileiro, sobre o desempenho térmico de edifícios habitacionais de interesse social. Como metodologia, utiliza-se a simulação do comportamento termoenergético de um edifício habitacional multifamiliar, por meio do programa EnergyPlus, incluindo-se o modelo HAMT que leva em conta o processo de transferência de umidade através da envoltória, para três zonas bioclimáticas previstas na norma NBR 15.220-2005, clima extremo para inverno (ZB1), clima extremo de verão (ZB8) e para um clima considerado como intermediário (ZB3). Os resultados obtidos demonstram uma diferença na temperatura interna dos ambientes, decorrente dos dois arranjos de fachada analisados: com e sem vegetação. O uso da parede verde proporcionou uma redução na temperatura interna de até 2,8 °C no verão e um aumento de até 1,4 °C no inverno. Observa-se que a vegetação na fachada ajudou a manter a temperatura interna mais baixa durante o dia e amena durante a noite. Logo, as paredes verdes podem representar uma solução sustentável e de baixo custo a ser implantada às edificações, visando melhorar seu desempenho térmico.Item Modelagem da transferência de calor de ambientes subterrâneos no programa de simulação EnergyPlus.(2019) Resende, Bruna Cristina; Souza, Henor Artur de; Gomes, Adriano PintoA temperatura do solo é um dos fatores mais influentes nas avaliações de desempenho térmico de ambientes subterrâneos e quase sempre é desconsiderada. Por isso, é necessário avaliar essa influência devido à interação do solo com a edificação, pois a transferência de calor através de paredes e pisos subterrâneos tem uma extensão significativa na carga térmica total de uma edificação. Este trabalho compara e avalia o impacto de diferentes alternativas de modelagem presentes no programa de simulação EnergyPlus por meio da análise das trocas de calor entre o solo, o piso e as paredes de um ambiente subterrâneo de uma edificação unifamiliar de São Paulo, Brasil, não condicionada artificialmente e não isolada termicamente. A comparação das alternativas de modelagem por meio da análise recomendada pela NBR 15575 indicou grande variação nos resultados de temperatura interna do ambiente subterrâneo da edificação. Quando comparado ao pré-processador Basement, os modelos do objeto GroundDomain apresentaram variação de temperatura interna do ambiente subterrâneo de até 6 ºC no verão e de 5,2 ºC no inverno. Tais resultados fornecem indicações da influência e da variabilidade que o uso das diferentes opções de modelagem do EnergyPlus podem gerar em uma análise de desempenho térmico.Item Avaliação do desempenho térmico de sistemas de fechamento interno e externo em uma edificação estruturada em aço.(2019) Oliveira, Gustavo Gomes de; Ribas, Rovadávia Aline de Jesus; Gomes, Adriano Pinto; Ribas, Rovadávia Aline de Jesus; Gomes, Adriano Pinto; Paula, Geraldo Donizetti de; Marçal, Viviane GomesComo as questões de conforto térmico e suas relações com índice de produtividade e bem-estar têm se tornado importantes, fazem-se necessários estudos que visem atender a essa demanda da sociedade. Em edificações, um sistema de fechamento adequado ao clima local pode reduzir o gasto com energia elétrica e contribuir positivamente no aspecto ambiental e econômico. Nesse contexto, essa dissertação tem como objetivo analisar o desempenho térmico de sistemas de fechamento propostos para uma edificação estruturada em aço. Avalia-se um edifício residencial localizado em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto, MG. A edificação de três pavimentos possui pilares e vigas em aço, fechamento externo e interno ausentes e cobertura estruturada em aço. Para a análise são realizadas simulações via software EnergyPlus, do desempenho térmico de vários sistemas de fechamento, levando-se em conta as condições climáticas locais nas condições de inverno e de verão: painéis de placa cimentícia (PLC), gesso acartonado (GEA), pré-moldado de concreto (PMC), concreto celular autoclavado (CCA), poliestireno expandido (EPS), Exterior Insulation Finishing System (EIFS), vidro (VDO), madeira - Oriented Strand Board (OSB) e alvenaria (ATC). Os sistemas de fechamento não foram instalados, justificando-se esse estudo. Apontam-se sistemas de fechamento mais viáveis, do ponto de vista econômico e ambiental, que podem se tornar exemplo para possíveis construções no distrito. Dentre os fechamentos analisados alguns demonstram ser melhores no verão e outros no inverno, não sendo possível afirmar qual deles resulta no melhor desempenho térmico. Porém destacam-se alguns que atingem um desempenho adequado nas duas situações, que são: ATC, EIFS (tanto utilizado com GEA quanto com OSB), OSB, VDO combinado com ATC, EPS. A partir dos resultados obtidos durante a pesquisa, chega-se a uma avaliação qualitativa da edificação em termos de desempenho térmico, apresentando-se uma proposta justificável do ponto de vista econômico e ambiental, para o sistema de fechamento.Item Comparação entre o modelo de rede de filas e o modelo de simulação computacional para análise de capacidade de malhas ferroviárias em trechos singelos.(2009) Guimarães, Irce Fernandes Gomes; Rodrigues, Lásara Fabrícia; Pompermayer, Fabiano Mezadre; Souza, Maurício Cardoso deO presente trabalho propõe uma comparação entre dois métodos: a modelagem de redes de filas e a simulação computacional utilizadas para estimar medidas de desempenho, por exemplo, o tempo médio total de viagem num trecho sem bifurcações de uma malha ferroviária, contendo um certo número de pátios de cruzamento. O objetivo desta comparação é apresentar as duas ferramentas de análise de desempenho para determinar a capacidade de malha ferroviária, dado um nível de serviço, e também mostrar as especificidades de cada um dos métodos. Para as referidas análises foi modelado um trecho de malha por uma rede de servidores em série ou modelo computacional, representando os subtrechos entre pátios, e os trens que percorrerão esses pátios. Esses modelos podem ser usados para estimar o impacto no tempo de viagem de trens em trechos congestionados. São apresentados, para os dois métodos, resultados numéricos em trechos singelos de malha da Ferrovia Centro-Atlântico, bem como uma comparação entre os dois métodos.