EM - Escola de Minas
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A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.
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Item Algoritmos de otimização multiobjetivo para o problema de sequenciamento de atividades em projetos de construção metálica.(2012) Gomes, Helton Cristiano; Neves, Francisco de Assis dasOutro fato importante é a crescente utilização do aço na construção civil, substituindo materiais convencionais como o concreto. Esse fato se deve às vantagens estéticas e de qualidade que esse tipo de construção vem apresentando em diversos tipos de projetos. Porém, além dessas vantagens proporcionadas pela utilização de sistemas construtivos em aço, a redução do tempo e do custo de construção e o aumento da produtividade são fatores-chave para o seu sucesso. No entanto, para se alcançar esses fatores, as obras precisam ser muito mais controladas, o que significa projetos mais bem elaborados onde a tecnologia está sendo um diferencial para as empresas que investem nela. A falta e/ou mau planejamento e orientação no gerenciamento de projetos têm sido os principais responsáveis por problemas que ocorrem na construção civil. Um correto gerenciamento de projetos é capaz de propiciar a redução de prazos e custos, a melhor utilização dos recursos produtivos, a minimização de riscos e a redução de erros no processo produtivo. Diversas ferramentas podem ser utilizadas pela engenharia no auxilio à tomada de decisões relativas ao gerenciamento de projetos, dentre elas destaca-se a otimização, ainda pouco aplicada na construção civil. Vários problemas de otimização relacionados a projetos, que se enquadram em diversas aplicações reais, podem ser encontrados na literatura. Um importante exemplo é o problema de sequenciamento de atividades em projetos com restrições de recursos e de precedência (PSAPRRP), uma vez que o correto sequenciamento das atividades de um projeto resulta em um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis e, consequentemente, ganho de produtividade e tempo. Neste trabalho, o PSAPRRP é abordado como um problema de otimização multiobjetivo, tendo como meta a minimização de dois critérios: a data de finalização do projeto e o somatório dos custos associados às datas de início de execução das atividades. Para a resolução do problema, são propostos cinco algoritmos multiobjetivos, baseados nos métodos Multi-objective GRASP (GMO), Multi-objective Variable Neighborhood Search (MOVNS) e Pareto Iterated Local Search (PILS). Os algoritmos propostos utilizam estratégias baseadas no conceito de dominância de Pareto para realizar a busca de soluções e determinar um conjunto de soluções não-dominadas próximo ao conjunto Pareto-ótimo, permitindo aos projetistas a escolha de uma solução que satisfaça seus interesses, tornando o projeto mais planejado e controlado. Os conjuntos de soluções não-dominadas obtidos pelos algoritmos, para um conjunto de instâncias adaptadas da literatura, são comparados utilizando quatro métricas de avaliação de desempenho: medidas de distância, diferença de hipervolume, epsilon e taxa de erro. Foram realizados, também, experimentos estatísticos para comprovar a existência de diferença significativa entre os algoritmos propostos com relação às métricas utilizadas. Por fim, com o intuito de exemplificar a aplicação dos cinco algoritmos, é proposto um exemplo fictício e simplificado de um projeto de construção civil utilizando estruturas metálicas. Com base nos resultados obtidos pelos algoritmos para dois cenários do exemplo, é apresentada uma análise acerca da influência da disponibilidade de recursos com relação aos objetivos adotados.Item Estudo de cobertura para grandes vãos utilizando perfis tubulares.(2005) Furtini, Flávia Macedo; Ribeiro, Fernando LoureiroA racionalização dos métodos construtivos, aliada ao desenvolvimento e utilização freqüentes de elementos pré-fabricados, vem contribuindo para um crescente processo de industrialização nas construções. Neste sentido, a flexibilidade gerada pelo espaço projetado é considerada um importante canal para a viabilização deste processo de construir já que, além de opções de arranjo interno, permite também diversas associações dos materiais construtivos. A flexibilidade está diretamente relacionada à dimensão dos vãos livres internos que os espaços oferecem. Assim, as estruturas de cobertura para grandes vãos vêm destacando-se no sistema construtivo atual, por permitir espaços amplos e adaptáveis a quaisquer segmentos de mercado, absorvendo suas utilizações e necessidades, sejam elas mutáveis ou não. O presente trabalho tem por finalidade relatar o processo de desenvolvimento de um sistema estrutural de cobertura para grandes vãos em perfis tubulares sem costura, diferenciado dos demais existentes por se tratar um sistema industrializado. Características pertencentes ao conceito de industrialização como padronização e o controle de qualidade no processo e produto acabam por diferenciar o sistema no mercado nacional. Considera-se ainda que o sistema de cobertura industrializado constitui um meio eficaz de divulgação e aperfeiçoamento dos processos de manufatura do perfil tubular. Ao longo do trabalho são apresentadas as etapas do desenvolvimento do sistema, desde as diretrizes para viabilizar a concepção e modulação das peças até os procedimentos para fabricação de um protótipo experimental. Ao final do trabalho, são mostrados alguns exemplos em que o sistema estrutura proposto é utilizado.