EM - Escola de Minas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6

Notícias

A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Impactos da implementação metodologia Lean Construction no Brasil.
    (2021) Góes, Matheus Barreto de; Rioga, Claudiano Luiz; Campos, Isadora Louise de Assis; Guimarães, Irce Fernandes Gomes
    O setor da construção civil é economicamente considerado um dos mais relevantes para o país, esse ramo tem passado por mudanças relevantes nos processos construtivos e gerenciamentos de produção, no entanto, até o momento ainda não se encontrou soluções desejáveis para questões como praticidade e redução de custos. A metodologia Lean Construction surge como uma tentativa para potencializar a produtividade deste setor. Este trabalho faz uma análise bibliográfica da concepção deste método, como se deu a sua origem e crescimento, apresentando uma breve caracterização apontando alguns de seus princípios. Também é feita uma contextualização do cenário da produtividade da construção civil no Brasil e no mundo, e através disso como o Lean Construction pode atuar para melhorar esses números. É demonstrado um passo a passo de como se deve agir, a respeito da implementação do método dentro de uma empresa, com a definição das etapas e dos agentes participantes. E por fim são apresentados trechos de entrevistas realizadas com empresas que utilizam diversos graus de implantação deste sistema, e também explorando alguns destes resultados, com propostas de melhorias através da utilização de algumas ferramentas que podem ser úteis para a total aplicação do Lean Construction.
  • Item
    Estudo dos índices operacionais da lavra subterrânea no Brasil.
    (2012) Alvarenga, Josmar de Freitas; Silva, José Margarida da
    O principal objetivo deste trabalho é analisar a situação dos índices principais da lavra subterrânea e verificar ações das empresas brasileiras em busca de melhorias de tais índices. Considerando o aumento do número de minas subterrâneas e da taxa de produção, faz-se necessário estudar o estágio dessa modalidade no país, envolvendo produtividade, recuperação e diluição na lavra, mostrando exemplos práticos, possibilidades e tendências, envolvendo mecanização, automação, conhecimento em geomecânica e ventilação, técnicas de engenharia e sustentação de escavações. Minas a céu aberto vão se aprofundando, geralmente com diminuição de teor e aumento da relação estéril-minério (REM); por esse motivo a modalidade subterrânea vem crescendo na última década. Porém a viabilidade de mina subterrânea deve ser bem estudada, pois possui custo de lavra geralmente maior. Está cada vez mais difícil diminuir gastos na mineração e a tendência é aumentar receitas, buscando melhorias nos índices operacionais. Para realização do trabalho, foram realizadas: visitas in loco; análise de questionários respondidos por empresas envolvidas; análise de estudos de casos de minas, envolvendo questões ligadas a índices e ações propostas pelas empresas em busca de constante melhoria. Das minas analisadas observa-se que muitas utilizam enchimento para conseguir aumentar a recuperação, além de outras vantagens desta técnica, como melhoria no estado de tensões observada em alguns casos; isso porque nem sempre custos para implementação e operação desta técnica, mesmo com maior recuperação e melhora no estado de tensões, tornam o uso viável. Outras minas optaram por mudança de método de lavra que se adequaria melhor à geometria, mergulho ou dimensões do corpo mineralizado. Percebeu-se que, com ações aplicadas (mudança de método de lavra, seleção e dimensionamento de suportes adequados, melhores técnicas de desmonte de rocha e execução operacional, maior controle geotécnico), conseguiu-se melhora em índices em minas subterrâneas brasileiras. São apresentados conceitos relacionados à influência da recuperação na seleção do método e no planejamento da lavra; aspectos do corpo de minério e dos métodos de lavra subterrânea para recuperação ou perdas de minério; ações empreendidas para melhorar recuperação de minério em algumas minas; viabilidade da utilização de enchimentos e outras ações para melhoria geral dos índices operacionais da lavra subterrânea.