EM - Escola de Minas
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A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.
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Item Influência da adição de compósito estabilizador no comportamento reológico de rejeitos de minério de ferro depositados em barragens.(2022) Matias, Ana Carolina de Paula; Peixoto, Ricardo André Fiorotti; Marques, Eduardo Antônio Gomes; Peixoto, Ricardo André Fiorotti; Marques, Eduardo Antônio Gomes; Carvalho, José Maria Franco de; Cury, Alexandre AbrahãoOs grandes riscos socioambientais que uma barragem de contenção de rejeitos oferece impulsionam estudos sobre a estabilidade desse material ao longo da vida útil dessas estruturas, assim como sobre a correta destinação dos rejeitos armazenados. A estabilidade estrutural de barragens tornou-se um tema cada vez mais frequente nas empresas de mineração, órgãos reguladores e no meio acadêmico, acentuado após o rompimento das barragens de Fundão em Mariana, MG (2015) e B1 em Brumadinho, MG (2019) com alcance nacional e internacional. O gerenciamento do sistema de contenção de rejeitos deve ser realizado durante todo o ciclo de vida da estrutura envolvida, desde a sua construção, operação, até o seu descomissionamento e desativação. O uso de modelos reduzidos tem sido uma alternativa para a avaliação do comportamento de uma estrutura em verdadeira grandeza (protótipo), por se constituir de alternativa técnica e economicamente viável. A Teoria da Similitude e a análise dimensional fornecem meios para estabelecer a similaridade de comportamento entre o original e o modelo reduzido. Considerando-se o atual estado das barragens de rejeitos no Brasil e sua potencial instabilidade, este estudo propõe a utilização de um compósito estabilizador constituído por powder de escória de aciaria, linear alquil benzeno sulfonato de sódio (LAS), cloreto de sódio e cimento Portland, capaz de influenciar de forma positiva a estabilidade dos rejeitos depositados em barragens. Dessa forma, busca-se tornar os processos de operação e descaracterização dos sistemas de contenção mais seguros e eficientes. Avaliou-se o comportamento reológico de rejeitos de minério de ferro com adição de compósito estabilizador nas dosagens de 0,75%, 1,5%, 3%, 6%, 12%, 24% e 48% em relação à massa de sólidos desses rejeitos, durante intervalos de tempo de 2h, 6h, 24h, 48h, 96h e 144h. Para efeitos de comparação também foi produzida uma matriz referência (sem adição de estabilizador). Os dados obtidos a partir dos ensaios de reologia foram utilizados em simulações numéricas com o auxílio do FLOW-3D®. A partir dos resultados verificou-se que o compósito estabilizador é capaz de aumentar a viscosidade dos rejeitos, sendo uma opção viável para estabilização do material depositado em barragens, ainda que em situação de ruptura.Item Teoria da similitude e análise estatística aplicadas a corpos de prova cilíndricos de concreto.(2019) Azevedo, Carlos Felipe de; Peixoto, Ricardo André Fiorotti; Carvalho, José Maria Franco de; Peixoto, Ricardo André Fiorotti; Carvalho, José Maria Franco de; Silva, Guilherme Jorge Brigolini; Pedroti, Leonardo GonçalvesA resistência à compressão de concretos é a propriedade mais básica e importante utilizada em projetos de estruturas de concreto armado. A utilização da informação de resistência à compressão de concretos se torna um problema, por causa das diferenças no tamanho e forma dos corpos de prova utilizados. Há muito tempo vêm sendo utilizados modelos que buscam aproximar experimento e teoria. No que diz respeito à analogia, o original e o modelo apresentam algumas qualidades físicas distintas, mas têm em comum características funcionais e estruturais. Através da Teoria da Similitude e Análise Dimensional, é possível identificar variáveis que são potencialmente prejudiciais à precisão de um modelo bem como aplicar fatores de correção. No que tange as Normas Técnicas Brasileiras, especificamente à ABNT NBR 5738:2015, a menor dimensão referenciada e autorizada para ensaios em corpos de prova cilíndricos de concreto é ∅100x200 mm. Entretanto, esse tamanho de espécime exige uma quantidade de material consideravelmente grande e em algumas situações, se torna fator prejudicial quando lidamos com matérias-primas de elevado custo ou difícil obtenção. Partindo disso, buscam-se maneiras alternativas para a realização de experimentos que apresentem economia de material e viabilidade de execução de planejamentos experimentais estatisticamente representativos envolvendo corpos de prova cilíndricos. O presente estudo investigou o comportamento mecânico de corpos de prova de concreto de dimensões reduzidas em relação ao padrão mínimo recomendado pela norma brasileira, para diferentes classes de resistência à compressão e faixas granulométricas de agregados graúdos com dimensões máximas características distintas, via Teoria da Similitude. Foram estabelecidos critérios de adensamento para os espécimes reduzidos. O Efeito Parede foi analisado por uma nova perspectiva, para diferentes tamanhos de espécimes e diversos traços de concreto. Os resultados dos testes de hipóteses mostraram similaridade entre as médias de resistência à compressão dos espécimes ∅50x100 mm e ∅100x200 mm para dimensões de agregado menores e resistências maiores. Através da utilização de coeficientes de predição com confiabilidade estatística, foi possível corrigir as divergências na resistência à compressão provocadas pela distorção dimensional dos agregados.Item O uso da simulação na análise de cenários em operações de carregamento e transporte na Mineração Usiminas S.A.(2016) Pereira, Ricardo Melo; Cabral, Ivo Eyer; Sousa, Wilson Trigueiro de; Arroyo Ortiz, Carlos Enrique; Curi, AdilsonEste trabalho tem como objetivo avaliar modelos de simulação, construídos através do software Talpac® em uma mina a céu aberto, a fim de analisar através de distribuições de probabilidade com o uso do software Minitab®, os parâmetros fundamentais que influenciam a produtividade dos caminhões fora de estrada. A metodologia consta da criação de um cenário base, e, a partir do qual será possível efetuar simulações visando à otimização das operações. Ao final, os dados de produtividade dos caminhões obtidos nos modelos simulados foram comparados aos dados reais da mina, obtidos através do sistema de gerenciamento de frota Smartmine®, visando sua validação.