EM - Escola de Minas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6

Notícias

A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Efeito da atividade mineira na dispersão de minério de ferro ao longo do alto e médio rio Piracicaba.
    (2005) Guedes, Claudia Dumans; Gonçalves, Cilete; Castro, Paulo de Tarso Amorim; Matsumura, Marcelo da Silva; Lena, Jorge Carvalho de; Paiva, José Fernando de
    A região em torno do alto e médio rio Piracicaba concentra um grande número de empresas de mineração. O teor de óxidos de ferro nos sedimentos do leito do rio foi analisado com o objetivo de estabelecer uma correlação entre o acúmulo de sedimento sobre o leito do rio e as atividades mineiras da região. Vinte e uma amostras foram analisadas por difração de Raios-X, separação magnética, PPC (perda de massa por calcinação) e tiveram sua composição granulométrica determinada. Aquelas amostras de trechos próximos à cabeceira do rio, recebendo a contribuição de afluentes que drenam áreas de mineração, apresentaram os maiores teores de minerais de ferro. Nestes pontos as concentrações de hematita foram cerca de quatro vezes superiores aos valores médios encontrados na extensão do rio estudada. Dois outros pontos que apresentaram concentrações elevadas de óxidos, recebem através da rede de drenagem a contribuição de afluentes ricos em produtos da erosão de itabiritos de uma região de relevo acidentado.
  • Item
    Informações geoambientais derivadas de imagens de radar (R99B/SIPAM) e ópticas (LANDSAT/TM5) em jazimento de minério de ferro em Carajás.
    (2009) Morais, Maria Carolina de; Pereira Júnior, Paulo Martins; Paradella, Waldir Renato
    Um dos impactos ambientais mais significativos em minerações de ferro está associado com as modificações da paisagem, especialmente em regiões de floresta equatorial, como no depósito N1, localizado na Província Mineral de Carajás. O uso da tecnologia do sensoriamento remoto tem mostrado muita eficiência e baixo custo no levantamento de informações ambientais nessa região. Imagens ópticas e de radar permitem a extração de informações complementares sobre a cobertura superficial e as alterações antrópicas, sob uma visão sinóptica do tratamento desses impactos. O principal objetivo dessa pesquisa é a obtenção de um conjunto de informações ambientais para futura implementação em um sistema de conhecimento que possa ser utilizado em regiões com contextos geoambientais similares.