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A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

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    Estudo experimental e numérico para avaliação da estabilidade de talude em solos não saturados.
    (2021) Fernandes, Hemilly Cristine Lobo; Pereira, Eleonardo Lucas; Velloso, Raquel Quadros; Pereira, Eleonardo Lucas; Bacellar, Luis de Almeida Prado; Vargas Júnior, Eurípedes do Amaral
    A chuva é o principal agente provocador de movimentos de terra, tornando-se uma possível ameaça para a sociedade e um motivador para analisar a susceptibilidade de taludes aos deslizamentos. Uma das causas que explica a ocorrência dos mesmos é a redução ou eliminação de uma parcela de resistência ao cisalhamento do solo devido à diminuição da parcela de sucção, ou também chamada de poropressão negativa, em solos não saturados, gerada pela infiltração de água de chuva. Para a análise da influência da infiltração na estabilidade de um talude, deve-se ter conhecimento dos parâmetros hidráulicos e de resistência do solo. Modelos conceituais e numéricos tem sido desenvolvidos para determinação dos parâmetros hidráulicos em meios porosos não saturados, assim como a utilização de ferramentas numéricas, que auxiliam na compreensão da dinâmica e influência da chuva na estabilidade de taludes. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo principal a avaliação da estabilidade de talude considerando meios porosos não saturados sob influência de precipitações. Para isso foram realizados ensaios de campo e laboratório para caracterização física, definição dos parâmetros de resistência do solo e o ensaio de infiltração monitorada (EIM) para obtenção de dados que foram retroanalisados numericamente visando a aquisição de parâmetros hidráulicos de solos não saturados. Essas informações serviram como dados de entrada para a determinação do fator de segurança transiente do talude em estudo. Finalmente, as análises de estabilidade sob influência de precipitações, foram capazes de representar a perda de sucção e, consequentemente, a diminuição do fator de segurança do talude ao longo do tempo analisado.