EM - Escola de Minas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6

Notícias

A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Envelhecimento por deformação em juntas soldadas de tubos de aço API5L X65Q sem costura.
    (2015) Batalha, Rodolfo Lisboa; Godefroid, Leonardo Barbosa; Faria, Geraldo Lúcio de; Porcaro, Rodrigo Rangel; Cândido, Luiz Cláudio; Trindade, Vicente Braz
    Neste trabalho, investigaram-se efeitos do fenômeno de envelhecimento por deformação em juntas obtidas por soldagem a arco elétrico com proteção gasosa (GMAW), de tubos sem costura de aço API5L X65Q. Corpos de prova (CPs) obtidos a partir das juntas soldadas foram submetidos à uma deformação plástica a frio de 3% e posteriormente envelhecidas por 1h a 250°C, de forma a se induzir envelhecimento estático. Buscando avaliar o envelhecimento dinâmico, os CPs foram deformados até 3% e o carregamento foi mantido durante 1h a 250°C. Os CPs envelhecidos foram submetidos a ensaios de tração e amostras representativas foram analisadas ao microscópio óptico e microscópio eletrônico de varredura. Observou-se que o fenômeno modificou a fração volumétrica de constituintes secundários no metal de solda e na ZTA, com aumento na proporção de agregados ferrita carbonetos. Com relação às propriedades mecânicas, constatou-se que o fenômeno reduziu a razão elástica das juntas soldadas devido a um aumento no limite de resistência, além de aumentar o alongamento total, não prejudicando, portanto, as propriedades mecânicas em tração das juntas soldadas. Ao se comparar o envelhecimento estático com o envelhecimento dinâmico, observou-se que o aumento na capacidade de deformação plástica das juntas soldadas foi maior após envelhecimento estático por deformação.
  • Item
    Análise teórico-experimental de ligações metálicas soldadas entre coluna em perfil tubular circular e viga em perfil de seção transversal “I”.
    (Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2011) Reis, Sylvia Letizia Ferrarezi; Sarmanho, Arlene Maria Cunha
    Neste trabalho é apresentado um estudo de ligações soldadas formadas por coluna tubular sem costura de seção transversal circular e viga em aço de seção transversal tipo “I”. Para este estudo foram desenvolvidas análise experimental, teórica e numérica das ligações. Os ensaios experimentais foram realizados em protótipos em escala real, com a geometria definida através de estudos de esbeltez, resistência e rigidez. Os ensaios experimentais foram realizados no Laboratório de Estruturas “Prof. Altamiro Tibiriçá Dias” do Departamento de Engenharia Civil da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto. Os ensaios dos protótipos da ligação visaram a obtenção do comportamento momento-rotação, carga última e modo de colapso da ligação e a comparação destes com modelos teóricos e numéricos, o que permitiu a classificação da ligação quanto a sua rigidez. As análises teóricas foram realizadas a partir das prescrições de norma. A análise numérica em elementos finitos envolveu a geração e análise de modelos calibrados a partir dos resultados obtidos nos ensaios experimentais. O modelo numérico foi constituído de forma que representasse o comportamento e a capacidade de carga das ligações ensaiadas experimentalmente bem como a determinação de sua rigidez. As ligações ensaiadas apresentaram como modo de falha a plastificação da face da coluna. Os resultados obtidos experimentalmente mostraram boa convergência com os resultados numéricos e teóricos e sugestão de ajuste das prescrições é proposto.