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A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

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    Proposta de manual de inspeção de pontes metálicas ferroviárias.
    (2018) Fonseca, William Dener Assis; Souza, Flávio Teixeira de; Paula, Geraldo Donizetti de; Souza, Flávio Teixeira de; Paula, Geraldo Donizetti de; Martins, Jaime Florêncio; Russo, Mário Luís Cabello
    O sistema ferroviário brasileiro possui um grande número de obras de arte especiais, das quais muitas delas são pontes em estruturas metálicas. Muitas destas foram construídas a cerca de um século, tendo passado por diversos tipos de manutenção neste período. Esse parque de ativos representa um patrimônio de bilhões de reais que necessita ser muito bem gerenciado. O alicerce de um bom sistema de gerenciamento de pontes é uma boa metodologia de inspeção das mesmas. Atualmente a NBR 9452 passou por revisão, representando um grande avanço na forma de gerir as pontes de concreto, entretanto, não há nenhuma norma ou manual no Brasil sobre inspeção de pontes metálicas, sendo necessário recorrer a manuais estrangeiros de inspeção de pontes metálicas ou adaptar a norma de inspeção de pontes de concreto. Este trabalho pretende propor e aplicar uma ficha de inspeção de pontes metálicas ferroviárias. Para tanto, realizou-se uma revisão da literatura nacional e internacional sobre o assunto, contemplando os principais tipos de inspeção e a nomenclatura dos elementos das pontes. Por fim, serão apresentadas, como estudo de caso, uma inspeção utilizando uma ficha de inspeção baseada na NBR 9452 e uma ficha de inspeção proposta pelo autor, e serão analisadas as particularidades de cada uma.
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    Estudo de um veículo submersível para uso em inspeção de estruturas hidráulicas.
    (2008) Martinez, Carlos Barreira; Magalhães, Paulo Henrique Vieira; Bastos, Alexandre Augusto Marinho da Motta; Gruberger, Isaak
    A inspeção visual de estruturas hidráulicas é uma atividade para a qual, normalmente, designam-se seres humanos treinados capazes de gerar opiniões sobre o item inspecionado. Entretanto, devido à diversidade de condições, as dificuldades inerentes ao trabalho subaquático e a segurança do pessoal envolvido nestas inspeções, tornam esta tarefa um problema de gerenciamento complexo. Devido a este fato e visando propiciar melhores condições de trabalho, propõe-se a utilização de sistemas de monitoramento remoto através de câmera e sensores dos mais diversos tipos. Motivado por estas questões, elaborou- se o projeto e o protótipo de um veículo de inspeções subaquático que se tem como objetivo principal, permitir o estudo de uma solução viável e efetiva no quesito “eliminar riscos e prover melhores condições de trabalho”. O veículo consiste em um sistema móvel telecomandado capaz de captar imagens e transmiti-las via cabo para um ponto distante permitindo seu posterior armazenamento e análise. O veículo desenvolvido para testes foi concebido com o objetivo inicial de permitir a formação de conhecimento básico sobre o problema. Assim, enfocou-se no primeiro protótipo os problemas relativos a flutuabilidade, capacidade de manobra, sistemas de refrigeração interna e sistemas de vídeo. O projeto do “Veículo Subaquático de Inspeção” foi denominado de“VSI-01”.
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    Estudo do fenômeno de corrosão na Ponte Marechal Hermes no Rio São Francisco.
    (2008) Brinck, Fabiana Malta; Cândido, Luiz Cláudio; Neves, Francisco de Assis das
    A corrosão é uma das causas mais importantes da deterioração de pontes metálicas. Entre os vários fatores contribuintes para instaurar e acelerar o processo de corrosão em pontes metálicas podem-se citar o envelhecimento das pontes, o aumento da carga de tráfego, ataque ambiental e, algumas vezes, a inadequação de projetos, detalhamento e construção da estrutura. A degradação em geral começa no ponto mais debilitado da estrutura, sendo, portanto, necessário procurar por evidências visuais de sua ocorrência. A ocorrência e extensão dos danos e defeitos encontrados em inspeções sucessivas são usadas para estimar a deterioração de componentes estruturais. Os resultados dessas inspeções servem, portanto, como critério na tomada de decisão para a aplicação de medidas de manutenção e reabilitação. O objetivo deste trabalho é investigar e diagnosticar o fenômeno de corrosão desenvolvido na Ponte Marechal Hermes (PMH), sobre o Rio São Francisco, que se encontra num estado avançado de degradação, além de descrever a metodologia adotada de inspeção.