EM - Escola de Minas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6

Notícias

A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    Modelagem espacial dos locais de ocorrência de paleotocas nas Serras do Gandarela e do Curral, Quadrilátero Ferrífero - MG.
    (2022) Assis, Driele Antunes de; Castro, Paulo de Tarso Amorim
    O geossistema ferruginosos do Quadrilátero Ferrífero (QFe) constantemente envolve cenários de disputa entre exploração mineral e conservação ambiental. Estudos recentes em cavernas da região, atestaram que duas delas tratam-se de paleotocas. Em litologia ferruginosa, foram verificados inicialmente no Vale do Rio Peixe Bravo (VPB), norte de Minas Gerais. No QFe, os únicos registros encontrados estão situados na Serra do Gandarela e na Serra do Curral, escavados no contato canga/saprolito. Especialmente a paleotoca do Gandarela, está ameaçada pela mineração. O objetivo deste trabalho foi discriminar áreas-alvo potenciais de novas ocorrências de paleotocas no QFe a partir da comparação das características geomorfológicas e geológicas das áreas de ocorrência destes icnofósseis tanto no QFe, quanto em outros geossistemas ferruginosos. Os procedimentos metodológicos envolveram a técnica Delphi e o uso de geoprocessamento na construção de mapas temáticos e elaboração de um mapa de potencialidade de ocorrências. A análise permitiu identificar que as duas paleotocas e a maioria das cavidades naturais registradas em zonas de alto potencial, ocorrem em rochas do Grupo Itabira (itabiritos). Por serem áreas de grande interesse da mineração, tornam-se prioritárias à investigação e caracterização, de modo a garantir a integridade de possíveis registros paleontológicos.
  • Item
    Dinâmica da cobertura do solo em três bacias hidrográficas da região amazônica do estado de Mato Grosso, Brasil.
    (2020) Wenzel, Denise Aline; Sousa Junior, Marionei Fomaca de; Uliana, Eduardo Morgan; Mendes, Múcio André dos Santos Alves
    O impacto gerado a partir das modificações do uso do solo reflete expressivamente nos componentes do ciclo hidrológico, impactando no uso dos recursos naturais. O objetivo desse trabalho foi avaliar a dinâmica da ocupação do solo nas bacias hidrográficas do rio Caiabi, Nandico e Celeste, situadas na região médio norte do Estado de Mato Grosso, entre os períodos de 1986 e 2015. Foram aplicadas técnicas de geoprocessamento como combinações coloridas falsa-cor e classificação supervisionada empregando o algoritmo de máxima verossimilhança (maxver). Foram definidas duas classes temáticas de ocupação do solo, sendo elas floresta e área antropizada. Os resultados são apresentados em mapas temáticos que mostram a distribuição espacial das mudanças ocorridas na cobertura do solo. Concluiu- se que 44% da área de floresta foi removida entre 1986 e 2015. A maior mudança na cobertura do solo ocorreu entre os anos de 1997 e 2006, resultando em uma redução de 1017,0 km2 de área de floresta.
  • Item
    Configuração espacial da microbacia do córrego Yungue em Juiz de Fora, MG.
    (2007) Rinco, Liliane; Bacellar, Luis de Almeida Prado
    Em Juiz de Fora, MG a intensificação do processo de urbanização nas últimas décadas, tornou-se responsável pela incorporação de novas áreas à malha urbana municipal. Na maior parte dos casos, essa expansão ocorreu de forma desordenada, desrespeitando os mecanismos legais de ordenamento territorial. A microbacia formada pelo córrego Yungue, com cerca de 2000ha, localizada no setor leste da cidade é um exemplo deste quadro. O propósito do presente trabalho é analisar, através da dinâmica evolutiva das formas de uso e ocupação do solo, a estruturação do espaço geográfico da referida microbacia de drenagem.