EM - Escola de Minas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6

Notícias

A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Arquitetura e construção com andaimes.
    (2018) Campolina, Felipe de Paula; Aguiar, Tito Flávio Rodrigues de; Araújo, Ernani Carlos de
    Com as evoluções operadas ao longo dos anos, associadas a inúmeras experimentações de ordem prática, os andaimes vêm se tornando cada vez mais atraentes devido à grande flexibilidade que proporcionam. O nível tecnológico em que se encontram atualmente permite vislumbrar novas possibilidades de uso, como, por exemplo, a aplicação desses componentes para solução estrutural de edifcações. Por meio de uma pesquisa exploratória, este artigo aborda os principais sistemas utilizados nesse novo contexto e apresenta exemplos práticos da produção contemporânea do gênero, avaliando e destacando suas principais características. Percebe-se que esse tipo de estrutura pode ser muito efciente em alguns casos, e que sua relação custo-benefício pode variar muito, dependendo das soluções de projeto adotadas.
  • Item
    Racionalidade construtiva e arquitetura escolar.
    (2018) Braide, Vanessa Araújo; Arcipreste, Cláudia Maria; Aguiar, Tito Flávio Rodrigues de; Rezende, Marco Antônio Penido de; Vale, Clécio Magalhães do; Arcipreste, Cláudia Maria; Aguiar, Tito Flávio Rodrigues de
    As constantes e rápidas mudanças percebidas no cenário atual, decorrentes, sobretudo, do desenvolvimento dos meios de comunicação e informação, vêm determinando novas posturas e novos meios de pensar. Na área da educação, as novas tecnologias propiciam processos de ensino/aprendizagem mais interativos, exigindo espaços que possibilitem maior participação do aluno. Nesse contexto, adaptabilidade, flexibilidade e inovação são conceitos que devem ser considerados nos projetos e construções atuais. Objetiva-se, neste trabalho, o estudo de formas flexíveis de construção na arquitetura escolar, em atendimento às demandas atuais, inclusive de construções mais sustentáveis, por meio da utilização do Light Steel Framing-LSF, em conjunto com outros componentes metálicos, em processo racionalizado de construção, que promova agilidade e redução de desperdícios e que seja condizente com o local de implantação. Para isso, a metodologia utilizada é a pesquisa exploratória, por meio da proposição de projeto para a educação profissionalizante, com experimentação em três terrenos. A partir do uso de retícula projetual, projetada por meio da coordenação modular, são elaboradas três diferentes soluções de projeto para o Instituto Federal de Educação, Ciência, e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), seguindo diretrizes projetuais relacionadas à flexibilidade, à sustentabilidade ambiental e à identidade construtiva. A experimentação desses projetos, em terrenos com características distintas, demonstra ser possível utilizar os mesmos elementos arquitetônicos, com arranjos distintos, em processos racionalizados de construção, resultando em um variado repertório de edificações, em conformidade com as condições naturais de cada local em que são implantadas. A proposta apresentada também busca estimular novos processos na gestão de projetos e obras no IFMG, de modo específico, e no setor público em geral, no aprimoramento de novas técnicas construtivas, com aplicação e montagem de componentes industrializados, que podem proporcionar maior produtividade, qualidade e redução de geração de resíduos nas construções, condizentes com demandas do contexto atual.