EM - Escola de Minas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6

Notícias

A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    Áreas Urbanizáveis e expansão urbana : uma proposta de mapeamento para o município de Viçosa-MG utilizando Sistema de Informação Geográfica (Análise Multicritério).
    (2010) Barros, Anderson de Freitas; Marques, Éder Teixeira
    A demanda por imóveis urbanos tem aumentado de forma acentuada em Viçosa-MG, motivando as autoridades a criarem leis que ordenem a ocupação do espaço. No entanto, verifica-se a necessidade de ponderar fatores que influenciem na ocupação e que atualmente são descartados pelas leis por falta de estudo mais aprofundado no que se refere à identificação de novas áreas para a expansão urbana. Em Viçosa-MG, o relevo é um dos fatores limitantes à ocupação das áreas urbanas. Problemas como os relacionados às ocupações desordenadas das encostas e topos de morros forçam um estudo detalhado de identificação de novas áreas para a expansão urbana. A utilização destas novas áreas evitaria ou amenizaria a ocupação das áreas de risco. O objetivo deste trabalho é mapear as áreas urbanizáveis em Viçosa-MG, considerando apenas os aspectos legais, através do Sistema de Informação Geográfica, utilizando análise multicritério, com base nos seguintes itens: a legislação e os mapas digitais de declividade, uso e ocupação do solo, estradas; hidrografia e limite urbano. O resultado obtido foi uma superfície de adequabilidade de 0- 255, onde as áreas com maiores adequabilidades seriam as áreas mais indicadas à expansão urbana.
  • Item
    Movimentos em encostas de Ouro Preto, MG - o caso da Vila São José.
    (2004) Ferreira, Sueli Batista; Lana, Milene Sabino; Conte Júnior, Artur Antônio; Leite, Leonardo de Freitas
    Esse trabalho discute os movimentos em encostas de Ouro Preto, a partir de um exemplo envolvendo um escorregamento em talude no Morro do Curral, localizado na Vila São José. Alerta-se acerca dos riscos de movimentos devido à inadequada ocupação urbana na base da encosta, enfatizando o problema da ação antrópica e suas conseqüências na reincidência de movimentos. A ação do intemperismo químico no comportamento do material rochoso é discutida. Um levantamento preciso do escorregamento em campo é apresentado, mostrando a geometria da superfície de ruptura. O levantamento de campo permitiu a exata reconstituição da superfície de ruptura.
  • Item
    Influência da expansão urbana nos movimentos em encostas na cidade de Ouro Preto, MG.
    (2003) Pinheiro, Antônio Luiz; Sobreira, Frederico Garcia; Lana, Milene Sabino
    A cidade de Ouro Preto enfrenta hoje grandes problemas, no tocante à sua expansão e crescimento urbano, devido à carência de áreas em condições adequadas para construção, sob o ponto de vista geotécnico. Atualmente Ouro Preto sofre as conseqüências da ocupação inadequada do espaço urbano, em função do povoamento excessivo, da falta de áreas para expansão e da concentração da população de baixa renda em torno dos rios, córregos e zonas da periferia do núcleo urbano. Até mesmo, na região central, que é ocupada por pessoas de melhores condições sócio-econômicas, a negligência quanto ao risco de movimentos em encostas é notória. O presente artigo discute essa questão apresentando, em particular, o problema de ocupação de encostas no Morro do Curral.