EM - Escola de Minas
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A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.
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Item Modelagem de estrutura metálica para equipamento de perfuração e sondagem.(2018) Ghidetti, Rafael Segatto; Paula, Geraldo Donizetti de; Magalhães, Paulo Henrique Vieira; Paula, Geraldo Donizetti de; Magalhães, Paulo Henrique Vieira; Souza, Flávio Teixeira de; Brandão, André Luis RiqueiraAs perfuratrizes são equipamentos capazes desempenhar diversas funções sendo uma delas a perfuração para localizar riquezas minerais nos mais variados terrenos, papel fundamental no processo de extração. Estes equipamentos atuam com muita frequência no Brasil devido à presença de uma enorme riqueza natural como o minério de ferro, água e petróleo. Com a necessidade de utilizar esses equipamentos em áreas de difícil acesso foi necessário desenvolver uma nova estrutura metálica da torre de uma perfuratriz com o objetivo de reduzir o peso do equipamento como forma de facilitar as operações, além de ser uma estrutura robusta e capaz de atender aos requisitos de projeto estabelecidos pela empresa. Para a realização das análises estruturais utilizou-se cálculos analíticos e o método de elementos finitos. Na primeira etapa da análise, foi utilizado o software FTOOL como forma de verificar as reações, cortantes, normais e momentos fletores e após estas verificações, cálculos estruturais para encontrar as máximas tensões e fatores de segurança. Para a segunda etapa da análise, foi utilizado o software ANSYS, que através da modelagem em 3D das estruturas foi possível aplicar todos os apoios e carregamentos que gerou as máximas tensões e fatores de segurança. Com as análises, foi possível realizar a comparação e validação dos resultados que resultou na construção de um protótipo. Este protótipo foi submetido à testes internos e testes em campo. Foi possível verificar um alívio de peso nas estruturas analisadas e consequentemente uma redução de peso do equipamento como um todo.Item Análise da aplicação do método da resistência direta a perfis formados a frio com perfurações submetidos à compressão.(2017) Sales, Amaury Eloy Carvalho Araújo; Souza, Flávio Teixeira de; Souza, Flávio Teixeira de; Sarmanho, Arlene Maria Cunha; Martins, Jaime Florêncio; Nunes, Gabriel VieiraOs perfis de aço formados a frio são amplamente utilizados na construção civil devido à facilidade na conformação das chapas, ao grande número de fornecedores e à variedades das seções transversais ofertadas. As seções rack utilizadas nas colunas dos sistemas de armazenagem industrial possuem perfurações para instalações de vigas e contraventamentos que modificam o comportamento e a resistência da estrutura dificultando o dimensionamento, uma vez que os métodos de dimensionamento previstos na norma brasileira não consideram as perfurações. O objetivo deste trabalho é utilizar um modelo numérico para determinar a força axial de compressão resistente de uma coluna constituída por perfis formados a frio com perfurações e, avaliar a viabilidade da adaptação dos procedimentos normativos para a determinação da força axial de compressão resistente sob o aspecto da flambagem distorcional. O trabalho visa contribuir na adaptação do método da resistência direta, previsto no anexo C da NBR 14762:2010, para perfis com perfurações. Para isto, realizou-se estudo numérico em elementos finitos através do programa ANSYS em colunas sem perfurações submetidas à compressão centrada. Os resultados foram comparados às prescrições normativas segundo o Método da Resistência Direta para validação do modelo. Em seguida, o modelo numérico validado foi utilizado para a avaliação das adaptações do Método da Resistência Direta para colunas com perfurações. Três opções de adaptação foram consideradas, duas propostas de um trabalho anterior e uma proposta neste trabalho. A análise das três situações indicou a viabilidade da adaptação do método da resistência direta para o dimensionamento de perfis com perfurações.Item Uma contribuição ao estudo da resistência ao fogo de pilares de aço parcialmente protegidos.(2003) Andrade, Adriana Fátima Tonidandel; Gouveia, Antônio Maria Claret de; Ribeiro, Luiz Fernando Loureiro; Paula, Geraldo Donizetti de; Bezerra, Luciano MendesNeste trabalho, é apresentada uma metodologia para análise do comportamento estrutural em incêndio de pilares de aço parcialmente protegidos. Os pilares são analisados para quatro comprimentos de flambagem diferentes, os quais são submetidos a cargas excêntricas de acordo com cinco valores de relação de excentricidade, que geram flexões oblíqua, em torno do eixo de maior inércia e em torno do eixo de menor inércia. São considerados pilares isolados, de extremidades bi-rotuladas e constituídos de perfis laminados. São estudadas duas situações de carregamento (momento linear e momento constante, ou retangular). As respostas em termos de temperaturas críticas são dadas pelo programa computacional VULCAN, baseado no método dos elementos finitos, para os pilares com proteção passiva aplicada somente nas mesas do perfil. Cargas em situação de incêndio são pré-estabelecidas à razão de 0,9 a 0,1 das cargas críticas do dimensionamento à temperatura ambiente. Distribuições de temperatura diferentes na seção transversal, simulando espessuras de proteção passiva diferentes, são adotadas. Tempos de resistência ao fogo são calculados. Curvas de resistência ao fogo de uso prático são apresentadas e mostram a viabilidade do uso da técnica de proteção parcial.Item Perfis tubulares : aspectos arquitetônicos e estruturais.(2003) Gerken, Fernanda de Sousa; Ribeiro, Luiz Fernando LoureiroO presente trabalho tem como objetivo apresentar uma visão geral da utilização das estruturas tubulares no contexto da evolução das estruturas metálicas em geral, com destaque para o estudo de obras que mostram o estado da arte da construção tubular no Brasil. A utilização dos perfis tubulares estruturais é abordada tanto do ponto de vista da arquitetura quanto da engenharia, destacando aspectos ligados ao comportamento das estruturas e de elementos estruturais utilizando perfis tubulares. São apresentados aspectos históricos da evolução da utilização do ferro e do aço na construção civil, com ênfase em perfis tubulares. Também constam do escopo do trabalho aspectos teóricos e exemplos de sua aplicação ao dimensionamento de elementos estruturais solicitados por esforços simples e compostos. Especial ênfase foi dada à coleta de dados relativos às obras, em perfis tubulares, existentes no Brasil, à experiência já adquirida com a fabricação de tais estruturas e aos problemas que dificultam a plena utilização de perfis tubulares na construção civil brasileira, de forma a traçar um painel do estado de desenvolvimento tecnológico no setor.Item Análise não-linear do comportamento de pórticos planos metálicos com ligações semi-rígidas.(1997) Saldanha, Adelmo Coelho; Rodrigues, Francisco Carlos; Pfeil, Michele SchubertO comportamento de pórticos planos metálicos com ligações semi-rígidas é analisado através de um modelo numérico que incorpora a não-linearidade geométrica nos moldes do Método dos Elementos Fintitos (MEF). É empregado um algoritmo combinado que associa os aspectos de convergência do método incrementalinterativo tangente, calculando-se o vetor de cargas desequilibradas através da consideração de movimentos de corpo rígido. Os efeitos devidos às não-linearidades adicionais oriundas da presença das ligações semi-rígidas são considerados através do modelo B-Splines Tensionada para representar o comportamento não-linear da relação momento-rotação das ligações. Com a finalidade de avaliar a performance dos modelos adotados, resultados numéricos obtidos são comparados com resultados experimentais de pórticos planos, deslocáveis e indeslocáveis. Desta forma, também é possível verificar o efeito do contraventamento por diagonais ou apoios laterais nos pórticos com ligações semi-rígidas.Item Análise e dimensionamento de estruturas de edifícios horizontais de perfis leves.(1998) Inoue, Hisashi; Gouveia, Antônio Maria Claret de; Paula, Geraldo Donizetti deEste trabalho descreve a implementação dos subsistemas de geometria da treliça plana, geometria e propriedades dos perfis de aço conformados a frio, cargas do vento, determinação do diâmetro do tirante da terça, escolha automática da espessura da telha de aço, gerador de dados para Sap9O, determinação da resistência nominal do perfil de aço conformado a frio e dimensionamento dentro do sistema computacional para análise de galpões de perfis leves - SGPL (Um pré-processador e um pós-processador para projeto de treliças planas de aço conformado a frio) . A linguagem utilizada na programação é o visual basic. Descreve-se a estrutura dos diversos módulos que compõem os subsistemas, apresentando exemplos de aplicação prática.Item Uma investigação sobre o processo de projeto em edifícios de andares múltiplos em aço.(2002) Bauermann, Maristela; Gouveia, Antônio Maria Claret de; Araújo, Ernani Carlos deNeste trabalho, as rotinas práticas de projeto e execução de edifícios de múltiplos andares em aço são investigadas. O conceito clássico de patologia das construções é reexaminado para estabelecer uma ampla perspectiva para avaliar o processo-gênesis de patologias em casos reais. Em paralelo, o processo de projeto é revisado, com base na literatura técnica. Cinco estudos de casos são descritos. Especificamente, o processo de projeto de edifícios de múltiplos andares, freqüentemente usado na maioria dos empreendimentos no Brasil, é investigado. Comparações entre o processo de projeto prático e o idealizado são realizadas, objetivando estabelecer rotinas ótimas de projeto para a construção em aço brasileira. Conclusões são apresentadas.Item Formulação inelástica de segunda ordem para sistemas estruturados em aço.(2005) Machado, Fernando Carlos Scheffer; Silveira, Ricardo Azoubel da MotaEsse trabalho fornece um estudo sobre o comportamento inelástico de segunda ordem de estruturas metálicas, tendo como base o emprego do método dos elementos finitos e do método da rótula plástica. Atenção especial é dada à formulação de um elemento finito híbrido, em especial da sua matriz de rigidez, que é modificada durante o processo de carregamento da estrutura, para incorporar os efeitos inelásticos da estrutura. O conceito da seção montada é introduzido juntamente com os fundamentos da abordagem plástica-refinada empregada. Ao final desse artigo, através da análise de vários problemas encontrados na literatura, verifica-se a eficácia, tanto da formulação inelástica desenvolvida, quanto das implementações computacionais realizadas.Item Sistemas de estacionamento vertical modulado em estrutura metálica.(2006) Rezende, Ezequiel Mendonça; Gouveia, Antônio Maria Claret deUm dos maiores problemas das grandes cidades está relacionado ao envelhecimento dos centros urbanos associado à falência de toda a estrutura viária para receber um sistema de trânsito cada vez mais conturbado. Em função de toda essa situação, vêm sendo implementadas políticas públicas no sentido de revitalizar os centros urbanos. Concomitantemente, vem ocorrendo uma procura de melhoria nos transportes coletivos. Assim, espera-se resolver parte desse quadro de problemas, o qual vem sendo intensificado com a questão da falta de vagas para o estacionamento de veículos nos referidos centros urbanos. Surge, dessa forma, um novo enfoque para a questão dos estacionamentos, sendo, então, criadas novas propostas para a solução de tal problema. Para a criação de novos espaços de estacionamento nessas regiões centrais, é necessário buscar soluções criativas que adotem um aumento da densidade de armazenamento de veículos em determinados locais. Uma das possibilidades é a implantação de edifícios modulados em estrutura metálica, totalmente automatizados, que consistem, praticamente, em simples estruturas, sem a necessidade do uso de lajes para pisos, ou mesmo, de elementos de fechamentos. Como exemplo desses edifícios modulados, podemos citar os galpões de armazenamento de grandes atacadistas existentes no Brasil. Esses edifícios, por suas próprias características, não permitem o acesso do usuário ao seu interior, já que os veículos são conduzidos por equipamentos totalmente robotizados.