EM - Escola de Minas
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A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.
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2 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Pilotando a experiência : o mapeamento das competências baseado na análise da atividade do Projeto BAJA.(2020) Santos, Rodrigo Augusto dos; Rocha, RaoniEste estudo teve por objetivo mapear o conhecimento tácito de integrantes de uma equipe universitária de construção de um veículo fora de estrada, conhecido como BAJA, para identificar as carências de uma equipe com grande rotatividade entre seus membros e propor alternativas para a retenção do conhecimento. Buscou-se conhecer a atividade de trabalho dos membros por meio de observações da atividade real e entrevistas. Em seguida, foram realizados workshops com o intuito de efetuar um mapeamento da experiência dos seus participantes e de definir as carências em termos de competência, em cada um dos setores do projeto. Os resultados mostram que a compreensão e o mapeamento do conhecimento tácito permitiram identificar as principais necessidades de qualificação no projeto e criar perspectivas de contratação específicas. Ao mesmo tempo, esta pesquisa mostra a necessidade de articulação entre os conceitos de competência oriundos da Ergonomia da Atividade e da Gestão do Conhecimento Tácito.Item Implementação de ações gestionárias em uma associação de catadores de materiais recicláveis.(2018) Chagas, Tays Torres Ribeiro das; Andrade, Yã Grossi; Maria, Robert Cruzoaldo; Silva, Anelisa Bonato da; Marcelino, Daniele Gomes; Barbosa, Lucas CésarO artigo apresenta as ações e os resultados de um projeto de extensão intitulado “Implementação de Ações Gestionárias em uma Associação de Catadores de Materiais Recicláveis”. Promoveram-se capacitações e intervenções físicas na associação, as quais contribuíram para o seu desenvolvimento e perpetuação. A associação, que é a única fonte de renda dos catadores, foi fundada em 2006 pela Prefeitura de Ouro Preto-MG para retirá-los das condições precárias de trabalho no lixão do município. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, com observação direta, entrevistas semiestruturadas e princípios da andragogia, a qual proporcionou maior interação entre pesquisadores e catadores, facilitando a troca de saberes e a apropriação das técnicas utilizadas. Como resultado, têm-se melhorias na divulgação, na periodicidade e nas rotas da coleta seletiva; na organização do trabalho, nos aspectos ergonômicos, no aumento do volume coletado e na geração de renda.