EM - Escola de Minas
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A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.
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Item Mobile science project : promoting active methodologies through environmental workshop in schools.(2020) Cubas, Anelise Leal Vieira; Dutra, Ana Regina de Aguiar; Moecke, Elisa Helena Siegel; Magnago, Rachel Faverzani; Bianchet, Ritanara Tayane; Pilarski, Karina Suldovski; Machado, Marina de MedeirosThe main objective of this project is to investigate how active methodologies, based on workshops with environmental themes, can help high school students to learn subject matter in the area of the chemistry, physics and mathematics sciences and enhance their awareness of the importance of the preservation of the planet. In this study, 13 schools were visited in 4 years. During this time they participated in workshops that involved the use of residues to produce new materials, to provide environmental education regarding the reuse of waste and concepts embedded in the chemistry, physics and mathematics sciences. The results highlight that most of the students (98%) found the Mobile Science project interesting, 97% enjoyed participating in the workshops. Regarding the content of the workshops, 92% of the students answered positively; that is, the workshops were related and helped to understand the exact sciences. The Mobile Science project is part of the Unisul ́s actions aligned to sustainable development goals (SDGs), UN 2030 Agenda.Item Projeto Séptica – experiências em extensão para o saneamento rural na bacia hidrográfica da cachoeira do Brumado (Mariana – MG).(2018) Oliveira, Thaíssa Jucá Jardim; Estevam, Tamires da Silva; Ribeiro, Livia de Andrade; Milagres, Natália Ladeira; Duarte, Jessica Pereira; Faria, André de Oliveira; Silvério, Rosana Nogueira; Pimenta, Julia Teixeira; Santiago, Aníbal da Fonseca; Silva Neto, João Batista daO Projeto SÉPTICA é uma iniciativa dos grupos PET de Engenharia Ambiental e Engenharia Civil da UFOP, cujo objetivo é estudar as condições de saneamento na área rural da bacia hidrográfica da cachoeira do Brumado e desenvolver ações de educação ambiental junto à comunidade local, visando fortalecer as discussões sobre saneamento na região. Sua metodologia é dividida em quatro partes: monitoramento da qualidade da água da bacia; diagnóstico das condições de saneamento no local; educação ambiental voltada para o saneamento; estudo e divulgação de tecnologias sociais para o tratamento de esgoto. Os resultados apontaram que os corpos d’água da bacia apresentam índice de qualidade da água (IQA) médio, com exceção de três pontos críticos, localizados no córrego Água Limpa, em Cafundão de Baixo e na cachoeira do Brumado. Notou-se que 66% dos moradores não têm acesso a serviços públicos de abastecimento de água e que a maior parte da população despeja seus efluentes diretamente nos córregos da região. Quanto às ações de educação ambiental e às reuniões com a comunidade, estas foram de extrema importância para dar visibilidade aos problemas socioambientais da bacia e deram base para a mobilização social em prol da resolução desses problemas.