EM - Escola de Minas
URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6
Notícias
A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.
Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Educação empreendedora para mulheres : estudo de caso do curso online “Empreenda como uma Mulher”.(2023) Fiuza, Nayara das Mercês Lúcio; Umbelino, Dulcineia Gomes; Marquetti, Isabela Toffolo; Cunha, Letícia Teixeira Matos; Barbosa, Lucas Silva; Hermenegildo, Nicolas Gomides; Silveira, Stella Cristine Ferraz; Amaral, Tanise Florentino Costa; Silva, André Luis; Mendes, Júlia CastroO crescimento do empreendedorismo feminino favorece a economia do país, aumenta o número de mulheres em cargos de liderança e incentiva a sua realização pessoal. Entretanto, muitas mulheres empreendem por necessidade, sem instrução formal, enquanto lidam com a dupla jornada de trabalho. Assim, o curso “Empreenda como uma Mulher”, foi lançado visando capacitar empreendedoras em todo o Brasil. Como metodologia, as cursistas foram divididas em 2 grupos de WhatsApp com 20 empreendedoras cada. Nos grupos, a equipe lançou diariamente videoaulas de até 15 minutos, que abordavam aspectos fundamentais de empreendedorismo, como plano de negócios, gestão financeira, gestão de vendas, marketing, precificação, entre outros. Também foram realizadas mentorias e trocas de experiências. O projeto recebeu 133 inscrições de empreendedoras de todo o Brasil, das quais 40 foram selecionadas por critérios socioeconômicos. Dessas, somente 13 (32%) o finalizaram, com as demais alegando que “não tinham tempo”. As cursistas que preencheram o formulário de feedback destacaram o quanto o curso foi fundamental para a melhoria da gestão de seus negócios. Assim, o presente projeto proporcionou aos alunos-membros uma formação holística e socialmente contextualizada, além de contribuir com o aperfeiçoamento de empreendimentos gerenciados por mulheres. Foi possível observar o quão proeminente é a necessidade de capacitação entre mulheres empreendedoras e o quanto o cansaço resultante de suas longas jornadas de trabalho interfere no acesso a essas capacitações.Item Mulheres universitárias nas empresas juniores : perfil, perspectivas e dilemas na Universidade Federal de Ouro Preto.(2019) Pinheiro, Tatiane Braga; Campolina, Gabrielle Christina de Carvalho; Silva, André LuísAs Empresas Juniores complementam a formação dos seus membros por meio de práticas empreendedoras sobre os temas estudados nas salas de aula. Entretanto, esta complementação na formação não é feita de forma igualitária entre os homens e as mulheres. Nesse contexto, esta pesquisa objetivou apresentar o perfil das mulheres das Empresas Juniores de uma universidade pública de Minas Gerais, bem como seus principais dilemas e perspectivas. Como metodologia, valeu-se de uma pesquisa de campo com aplicação de questionários. Como resultado, verificou-se que há momentos em que as empresárias juniores são tratadas ‘aquém’ do esperado em relação aos colegas homens, que há restrições para que elas ocupem cargos ‘mais relevantes’ nessas empresas e que existe relação conflituosa nas interações delas com os clientes.