EM - Escola de Minas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6

Notícias

A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    A extensão universitária como agente transformadora da sociedade : estudo de caso da Biblioteca Comunitária do bairro Saramenha de Cima - Ouro Preto/MG.
    (2021) Figueiredo, Thiago Duarte; Alves, Caio Cesar Gonzaga; Souza, Crislaine; Rodrigues, Guilherme Henrique Gualandi; Pereira, Carlos Alberto
    As bibliotecas comunitárias são ambientes sociais criados pela própria comunidade para promover acesso à informação e lazer à população local. Esses ambientes se tornam importantes pontos de apoio, reduzindo desigualdades sociais e garantindo o desenvolvimento pedagógico e cultural. Nesse contexto, no ano de 2005, foi criada a Biblioteca Comunitária de Saramenha de Cima, no bairro de mesmo nome na cidade de Ouro Preto-MG, numa parceria entre grupos locais e Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A biblioteca promove atividades de estímulo à leitura, oficinas, reforço escolar e empréstimos de livros, com participação de alunos de extensão universitária dos cursos de graduação da UFOP nas atividades do projeto. Esse artigo avalia o impacto da Biblioteca Comunitária de Saramenha de Cima na melhoria da educação e qualidade de vida da população local, por meio de levantamento de dados de desempenho escolar das crianças participantes, análises dos principais pontos de transformação do projeto na comunidade e no desenvolvimento pessoal e acadêmico dos extensionistas. O estudo destacou como o projeto trouxe o sentimento de orgulho e pertencimento à população local, se tornando ponto de lazer, cultura e, principalmente, desenvolvimento educacional, com a escola do bairro obtendo crescente rendimento acadêmico com apoio da biblioteca, obtendo resultados superiores as médias municipal, estadual e nacional. Além disso, o projeto promove a aproximação entre a comunidade e a universidade, garantindo também um amadurecimento pessoal importantíssimo aos extensionistas participantes, preparando os no âmbito acadêmico, com apresentação de trabalhos relacionados e tornando-os mais humanos e melhor preparados para o futuro.
  • Item
    Relevância e percepção do conforto térmico no processo de aprendizagem em sala de aula.
    (2018) Marçal, Viviane Gomes; Souza, Henor Artur de; Coelho, Fernanda Fonseca de Melo; Marçal, Caio Cesar Sousa
    Este estudo tem como objetivo demonstrar a relevância do conforto térmico e seu impacto sobre a aprendizagem segundo a percepção dos estudantes na sala de aula. Como método, realizou-se breve revisão bibliográfica sobre o conforto térmico em edificações escolares. Em seguida, aplicou-se questionário entre alunos de uma instituição de ensino superior de Belo Horizonte nas salas de aula em dias das quatro estações do ano. O desconforto térmico, para 70% dos estudantes, prejudicou a atividade de estudo e a atenção ao conteúdo das aulas, causando impaciência.
  • Item
    Construindo a história dos bairros : um diálogo entre memória e educação.
    (2014) Pires, Tiago; Pereira, Carlos Alberto
    Na contemporaneidade, a grande produção de informação faz com que os saberes e memórias do passado sejam substituídos pela constante inovação midiática, pautada em relações voláteis típicas da pós-modernidade. Durante grande parte da história do Brasil, a valorização de saberes, memórias e lugares somente ocorreu quando esses eram referentes às grandes personalidades, na maioria das vezes pertencentes à elite econômica. Em meio a esse contexto, desenvolvemos um projeto de pesquisa que objetivava resgatar as memórias, histórias e culinárias de bairros periféricos de Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. Visando valorizar esses saberes e sujeitos, iniciamos um processo de investigação, pautado na metodologia da história oral e do ensino de História por projetos, envolvendo os alunos da rede pública, bem como professores e historiadores. A pesquisa foi desenvolvida entre 2008 e 2011, resultando na construção de um livro com fins didático-pedagógicos, intitulado “Saramenha: memórias, histórias e culinária”.