EM - Escola de Minas
URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6
Notícias
A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.
Navegar
5 resultados
Filtros
Configurações
Resultados da Pesquisa
Item Dicas práticas de saneamento sustentável para o período de pandemia e além - cuidados do dia-a-dia.(2023) Vieira, Paulo de Castro; Felix, Ana Luiza Silva Santos; Melo, Liliam Ferreira Cunha de; Andrade, Flavio Marcio Alves de Brito; Seidl, MartinEste trabalho teve como objetivo realizar uma ação de educação ambiental em saneamento básico a partir do desenvolvimento e aplicação de um material didático sobre dicas de saneamento básico para serem utilizadas no dia a dia pela população durante o período e após pandemia de Covid-19, redobrando os cuidados necessários para a promoção da saúde pública e a preservação dos recursos naturais. O material foi desenvolvido a partir de uma equipe multidisciplinar constituída por alunos de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores da UFOP atuantes nas áreas do saneamento básico. Como etapa da elaboração do material foram levantadas quais instalações e atividades domiciliares típicas do saneamento básico nas habitações que teriam alguma influência no controle ou em uma possível disseminação do coronavírus, assim como as orientações sanitárias adequadas para manejar estes componentes. Após as etapas de pesquisas, redação, ilustrações e diagramação do texto foram originadas duas cartilhas, uma completa no formato do tipo e-book (com duas edições) e outra resumida no formato de folder, ambos para o público em geral com capacidade de leitura básica. O material apresenta a conceituação dos componentes do saneamento relacionados a infraestrutura pública e as instalações domiciliares denominados, respectivamente, “da porta para fora” e da “porta para dentro”. São identificados os componentes destas dimensões, bem como os atores responsáveis por cada um. As dicas práticas de sustentabilidade para os componentes domiciliares do saneamento são apresentadas individualmente para água potável, esgotos sanitários, águas de chuva e resíduos sólidos. Na sequência o material foi divulgado nas mídias de comunicação da UFOP e demais parceiros, assim como promovido em lives ao vivo no Youtube, com a realização de palestras e oficinas remotas pela internet com a população local e pelo comitê sanitário da UFOP. Acredita-se que essa ação de educação ambiental em saneamento básico pode ter contribuído na capacitação do público quanto as práticas populares de saneamento em prol da sustentabilidade em atenção ao controle da disseminação da Covid-19.Item Avaliação da percepção ambiental de uma cidade por meio de indicadores de conhecimento, importância e comportamento.(2018) Audino, Vinícius; Brandli, Luciana Londero; Gameiro, Danton HelenoO objetivo deste artigo é apresentar um estudo de mensuração da percepção ambiental com foco na sustentabilidade socioeconômica e ambiental em uma cidade do Rio Grande do Sul, com o propósito de contribuir para o entendimento a respeito da forma com que um indivíduo, ou um grupo de pessoas, percebe o meio em que vive. O método foi desenvolvido na cidade de Passo Fundo, a partir da aplicação de um questionário que avaliou o conhecimento, comportamento e importância que os moradores possuem em relação a resíduos sólidos, transportes, planejamento urbano e energia. No total 386 moradores foram entrevistados. Os resultados mostraram que a população de Passo Fundo atribui às questões ambientais abordadas neste instrumento uma Alta Importância, possuem um conhecimento Médio e um comportamento pró-ambiental Moderado gerando um Índice de percepção ambiental geral Moderado.Item Projeto Séptica – experiências em extensão para o saneamento rural na bacia hidrográfica da cachoeira do Brumado (Mariana – MG).(2018) Oliveira, Thaíssa Jucá Jardim; Estevam, Tamires da Silva; Ribeiro, Livia de Andrade; Milagres, Natália Ladeira; Duarte, Jessica Pereira; Faria, André de Oliveira; Silvério, Rosana Nogueira; Pimenta, Julia Teixeira; Santiago, Aníbal da Fonseca; Silva Neto, João Batista daO Projeto SÉPTICA é uma iniciativa dos grupos PET de Engenharia Ambiental e Engenharia Civil da UFOP, cujo objetivo é estudar as condições de saneamento na área rural da bacia hidrográfica da cachoeira do Brumado e desenvolver ações de educação ambiental junto à comunidade local, visando fortalecer as discussões sobre saneamento na região. Sua metodologia é dividida em quatro partes: monitoramento da qualidade da água da bacia; diagnóstico das condições de saneamento no local; educação ambiental voltada para o saneamento; estudo e divulgação de tecnologias sociais para o tratamento de esgoto. Os resultados apontaram que os corpos d’água da bacia apresentam índice de qualidade da água (IQA) médio, com exceção de três pontos críticos, localizados no córrego Água Limpa, em Cafundão de Baixo e na cachoeira do Brumado. Notou-se que 66% dos moradores não têm acesso a serviços públicos de abastecimento de água e que a maior parte da população despeja seus efluentes diretamente nos córregos da região. Quanto às ações de educação ambiental e às reuniões com a comunidade, estas foram de extrema importância para dar visibilidade aos problemas socioambientais da bacia e deram base para a mobilização social em prol da resolução desses problemas.Item Percepção de discentes do ensino superior do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí sobre os principais problemas ambientas da atualidade.(2011) Malafaia, Guilherme; Santos, Marcelo Rosa dos; Fujaco, Maria Augusta Gonçalves; Castro, André Luis da Silva; Rodrigues, Aline Sueli de LimaNo presente trabalho analisaram-se as percepções sobre os problemas ambientais reveladas pelos discentes de oito cursos superiores do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí e algumas instâncias relacionadas a essas percepções, como a abordagem da Educação Ambiental (EA) nos cursos. Para isso, um questionário objetivo foi aplicado a 191 alunos. Observou-se que os alunos possuem uma boa percepção sobre o significado de problemas ambientais e que atribuem aos problemas “poluição dos recursos hídricos”, “poluição do ar”, “escassez de água potável”, o status de problemas mais preocupantes e de maior gravidade. A maioria dos discentes reconhece a sociedade como sendo a responsável por causar os problemas ambientais e também por solucioná-los e reconhece a importância das discussões sobre a temática ambiental para a sua formação profissional, bem como a necessidade da inserção dessa temática em todas as disciplinas. Entretanto, verificou-se que em alguns cursos investigados, a EA é pouco valorizada e que as percepções dos discentes destoam um pouco de suas atitudes práticas. Assim, reforça-se a necessidade de se estimular a abordagem da EA nos cursos superiores, para que mesmo aqueles aparentemente distantes da temática ligada ao meio ambiente possam contribuir para a formação da consciência ambiental em seus formandos.Item Estruturas geodésicas : estudos retrospectivos e proposta para um espaço de educação ambiental.(Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2006) Diniz, João Antônio Valle; Araújo, Ernani Carlos deOs domus e as cúpulas fazem parte da história das estruturas compondo as paisagens construídas desde os tempos antigos e ainda estão presentes na cidade do século XXI através de diversas obras contemporâneas. As Estruturas Geodésicas, como são hoje conhecidas, ganham novo impulso a partir do advento da revolução industrial e da construção metálica e estão aliadas a uma forma de construir que busca a economia de recursos, a leveza estética e à produção em série, além de buscar, de maneira própria, as lições geométricas e ordenadoras da natureza. Este estudo pretende avaliar alguns aspectos e exemplos deste sistema construtivo em diferentes momentos da história destacando suas principais características e qualidades, bem como propor, em sua parte final, um projeto específico e um sistema construtivo baseado nas Estruturas Geodésicas.