EM - Escola de Minas
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A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.
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Item Diagnóstico participativo das condições de saneamento básico em um acampamento de desabrigados em Ouro Preto - MG.(2023) Tenorio, Natasha Rodrigues Vitorino Carvalho; Vieira, Paulo de Castro; Felix, Ana Luiza Silva Santos; Borges, Vitória Queiroz; Campos, Júlia PereiraO acesso ao saneamento básico e a água potável foi reconhecido como direito universal pela ONU em 2010 e desde 2015 consta como um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que compõem a agenda mundial de desenvolvimento. O acesso e monitoramento desses recursos em áreas não planejadas, irregulares ou favelizadas são dificuldades nas quais o poder público e os usuários dos sistemas devem trabalhar juntos para solucionar. Em vista disso, o estudo teve como objetivo realizar o levantamento das condições de saneamento básico de um acampamento de desabrigados do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto em Ouro Preto. Por meio da matriz FOFA utilizada como metodologia na oficina de percepção das condições de saneamento e do diagnóstico de campo, elaborado a partir das orientações de normas técnicas para engenharia de saneamento e orientações técnicas de órgãos da área, além de visitas ao local e muito diálogo foi possível analisar os dados coletados. Os quais indicam, através da oficina, a falta de estrutura para estabelecer as condições ideais de moradia, segurança e apoio a essa parcela da população que encontra-se em situação de vulnerabilidade social. Inferência reafirmada através da análise do diagnóstico de campo onde a maior parte da estrutura presente no local foi desenvolvida e/ou adaptada pelos moradores. Nesse sentido conclui-se que a região tem condições de atingir os parâmetros ideais para o pleno desenvolvimento urbano do local de estudo e alcançar os parâmetros listados na ODS 6, porém falta apoio público, planejamento e monitoramento dos sistemas.Item A extensão universitária como agente transformadora da sociedade : estudo de caso da Biblioteca Comunitária do bairro Saramenha de Cima - Ouro Preto/MG.(2021) Figueiredo, Thiago Duarte; Alves, Caio Cesar Gonzaga; Souza, Crislaine; Rodrigues, Guilherme Henrique Gualandi; Pereira, Carlos AlbertoAs bibliotecas comunitárias são ambientes sociais criados pela própria comunidade para promover acesso à informação e lazer à população local. Esses ambientes se tornam importantes pontos de apoio, reduzindo desigualdades sociais e garantindo o desenvolvimento pedagógico e cultural. Nesse contexto, no ano de 2005, foi criada a Biblioteca Comunitária de Saramenha de Cima, no bairro de mesmo nome na cidade de Ouro Preto-MG, numa parceria entre grupos locais e Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A biblioteca promove atividades de estímulo à leitura, oficinas, reforço escolar e empréstimos de livros, com participação de alunos de extensão universitária dos cursos de graduação da UFOP nas atividades do projeto. Esse artigo avalia o impacto da Biblioteca Comunitária de Saramenha de Cima na melhoria da educação e qualidade de vida da população local, por meio de levantamento de dados de desempenho escolar das crianças participantes, análises dos principais pontos de transformação do projeto na comunidade e no desenvolvimento pessoal e acadêmico dos extensionistas. O estudo destacou como o projeto trouxe o sentimento de orgulho e pertencimento à população local, se tornando ponto de lazer, cultura e, principalmente, desenvolvimento educacional, com a escola do bairro obtendo crescente rendimento acadêmico com apoio da biblioteca, obtendo resultados superiores as médias municipal, estadual e nacional. Além disso, o projeto promove a aproximação entre a comunidade e a universidade, garantindo também um amadurecimento pessoal importantíssimo aos extensionistas participantes, preparando os no âmbito acadêmico, com apresentação de trabalhos relacionados e tornando-os mais humanos e melhor preparados para o futuro.Item Provocações empreendedoras 2 : desafios cotidianos.(Cia do eBook, 2020) Silva, André Luís; Mendes, Júlia CastroItem Relevância e percepção do conforto térmico no processo de aprendizagem em sala de aula.(2018) Marçal, Viviane Gomes; Souza, Henor Artur de; Coelho, Fernanda Fonseca de Melo; Marçal, Caio Cesar SousaEste estudo tem como objetivo demonstrar a relevância do conforto térmico e seu impacto sobre a aprendizagem segundo a percepção dos estudantes na sala de aula. Como método, realizou-se breve revisão bibliográfica sobre o conforto térmico em edificações escolares. Em seguida, aplicou-se questionário entre alunos de uma instituição de ensino superior de Belo Horizonte nas salas de aula em dias das quatro estações do ano. O desconforto térmico, para 70% dos estudantes, prejudicou a atividade de estudo e a atenção ao conteúdo das aulas, causando impaciência.