EM - Escola de Minas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6

Notícias

A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Avaliação de sistemas construtivos semi e/ou industrializados de edifícios de andares múltiplos através da perspectiva de seus usuários.
    (2004) Bastos, Marilda Antonini Ribeiro; Souza, Henor Artur de
    Com a introdução e a crescente demanda por processos construtivos industrializados é imperativo o aprimoramento de projetos para que se tenha uma correta aplicação dessas novas tecnologias. Além dos aspectos gerais da concepção espacial, o profissional deve ter conhecimento técnico suficiente para identificar os problemas físicos envolvidos na aplicação dos sistemas pré-fabricados e fomentar processos de integração dos diversos agentes que atuam na produção do espaço. A satisfação do usuário não deve ser vista só em relação aos aspectos simbólicos, estéticos, formais e funcionais, mas, que ele, como sujeito social e diante de uma nova tecnologia construtiva tenha a capacidade de se posicionar criticamente como consumidor final. Neste sentido a qualidade construtiva e a facilidade de manutenção são etapas que adquirem um caráter de responsabilidade profissional. A construção industrializada ganha o valor de um produto como o de qualquer indústria, tendo como premissa um nível satisfatório de qualidade e que venha de encontro às necessidades de seus usuários. Desse modo, este produto deve se inserir em um processo de avaliações sistemáticas, e, o usuário deve ser considerado como aquele que ao se apropriar do espaço torna-se agente capaz de detectar eventuais problemas em seu uso, sendo capaz de aceitar ou eliminar este produto do mercado. Neste trabalho faz-se um estudo de pós-ocupação em edificações industrializadas em aço e componentes pré-fabricados com o objetivo de avaliar como tais edificações, após certo tempo de uso, estão sendo apropriadas, verificando o nível de absorção desta tecnologia e quais os pontos negativos e positivos relativos ao seu uso e manutenção, tendo por base a perspectiva dos usuários.
  • Item
    Aplicação dos métodos da lógica difusa na definição de sistemas estruturais de edifícios.
    (Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2007) Alkmim, Paulo André Rabelo; Gouveia, Antônio Maria Claret de
    Atualmente, em meio à grande variedade de processos e sistemas construtivos disponíveis no mercado, o profissional da construção civil freqüentemente se depara com várias questões do tipo: Qual sistema estrutural é o mais eficiente para o meu empreendimento? Deve ser em aço ou em concreto? Deve ser industrializado ou artesanal, ou deve ser ainda uma combinação de mais de um sistema? Essas escolhas são de fundamental importância para a eficiência da obra e para o sucesso do empreendimento. É importante salientar que tais definições devem ser feitas antes mesmo do projeto arquitetônico, visto que um bom projeto de arquitetura deve ter sua concepção baseada nos princípios e peculiaridades de cada sistema. Porém normalmente as respostas para estas perguntas estão apoiadas apenas na própria experiência do profissional ou em simples listas comparativas com vantagens de cada sistema estrutural, que não fornecem informações suficientes para uma avaliação correta de cada uma delas. Neste trabalho se desenvolveu um modelo de tomada de decisão quanto à definição de sistemas estruturais de edifícios. Este modelo pode orientar o profissional da construção civil na avaliação dos diversos parâmetros que influem na concepção e projeto de edifícios e é capaz de eleger a alternativa de sistema estrutural mais eficiente para um determinado empreendimento com características específicas. O modelo foi desenvolvido de acordo com os princípios da Lógica Difusa (Fuzzy Logic). Esta lógica é aplicada quando não se tem uma base de dados consistente e precisa. Como vários dos fatores que influem na determinação do melhor sistema estrutural para uma determinada edificação (fatores técnicos, econômicos, construtivos, ambientais e estéticos) estão sujeitos a um alto grau de incertezas e de subjetividade, a análise destes fatores pelos meios tradicionais se torna muito difícil, mas com a aplicação dos métodos da Lógica Difusa, consegue-se obter resultados bastante satisfatórios.