EM - Escola de Minas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6

Notícias

A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    Utilização do rejeito do beneficiamento de zinco para aplicação agrícola.
    (2023) Lopes, Blenda Wyslia Magri; Pereira, Carlos Alberto; Pereira, Carlos Alberto; São José, Fábio de; Henriques, Andréia Bicalho
    A Nexa Resources é uma empresa de mineração e metalurgia com foco na produção de zinco, cobre e chumbo e possui seis minas polimetálicas localizadas no Peru e no Brasil. A unidade localizada na cidade de Vazante-MG, combinando todas as operações, está entre as cinco maiores produtoras de zinco do mundo. Para o aproveitamento da jazida de minério de zinco são feitas etapas de beneficiamento que acarretam na geração de rejeito, proveniente da etapa de flotação. Esse material está associado a elementos tais como: chumbo, cádmio, prata, cobalto, cobre, níquel e elementos terras-raras leves. Esses elementos possuem características contaminantes e demandam do desenvolvimento de uma forma técnica de redução dos seus teores que seja ambientalmente favorável, além de economicamente viável, com foco principal no chumbo (Pb) e cádmio (Cd) para que esse material possa ser reutilizado ou melhor armazenado. Uma alternativa para a utilização desse rejeito é a aplicação como pó calcário agrícola, com alto potencial nutritivo, corretivo de solo. Para isso, incorporou-se as amostras advindas do rejeito com carvão e cloreto de cálcio (CaCl2) em diferentes proporções. Posteriormente, testes exploratórios foram realizados em forno tubular rotativo variando a temperatura, o tempo de residência e a porcentagem de reagentes utilizados. A partir desses resultados, novos testes foram planejados e executados em testes de bancada e, por fim, em ambiente relevante, isto é, em um forno rotativo de maior capacidade para simular condições mais próximas às industriais. Esses testes também incluiram diferentes condições de temperatura, tempo e quantidade de reagentes utilizados, com o objetivo de obter melhores resultados quanto a porcentagem de Cd e Pb presentes nas amostras. Os testes exploratórios não obtiveram resultados efetivos quanto a redução dos teores de Cd e muito pouco eficientes em relação ao Pb, sendo possível notar maior tendência de redução quando o tempo do teste foi maior (90 e 120 min), quando houve a presença de CaCl2 e em temperaturas mais altas (1150°C). Os testes de bancada foram realizados sem a adição de CaCl2 e não foram totalmente efetivos, com resultados promissores envolvendo os testes com temperatura de 900°C, tempo de 120 min e 43% de carvão. Já para os testes realizados em ambiente relevante, os resultados indicaram efetividade quando o material foi submetido a temperatura de 900°C, com 40% de adição de carvão e 4% de CaCl2. Portanto, as variáveis envolvidas nesse estudo foram significativas para a redução do teor de chumbo e cádmio dentro do intervalo avaliado.
  • Item
    O setor de serviço de coleta, tratamento e disposição de resíduos no Brasil : uma análise do emprego formal para os anos de 2010 e 2019.
    (2022) Viana, Francisca Diana Ferreira; Nepomuceno, Mateus Santos
    A presente pesquisa teve como objetivo analisar a estrutura produtiva do setor de reciclagem nas capitais brasileiras por meio de indicadores de localização e especialização fazendo uso da variável emprego, que se encontra disponível na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério da Economia. O intuito foi identificar possíveis mudanças na estrutura produtiva regional que favoreçam a economia circular e o desenvolvimento sustentável. O período de referência foram os anos de 2010 e 2019. Os resultados apontaram um pequeno aumento da especialização do setor apenas para oito capitais. Pôde-se, também, inferir que o setor se encontra disperso no país, pois apenas seis capitais apresentaram um aumento na concentração setorial, em contrapartida, oito reduziram esta concentração. Em relação ao coeficiente de redistribuição, o setor em questão não passou por mudanças espaciais significativas. Por fim, quanto às medidas de especialização, identificou-se que menos da metade das capitais brasileiras aumentaram sua especialização no setor de coleta, tratamento e disposição de resíduos.
  • Item
    Produção e caracterização de concreto leve composto por resíduos de plástico e argila expandida.
    (2022) Resende, Douglas Mol; Peixoto, Ricardo André Fiorotti; Carvalho, José Maria Franco de; Peixoto, Ricardo André Fiorotti; Carvalho, José Maria Franco de; Gonçalves, Gustavo dos Reis; Pedroti, Leonardo Gonçalves
    Concretos leves apresentam-se como uma opção importante para o avanço da sustentabilidade na construção civil. Sua utilização contribui para a redução do consumo de recursos naturais e de custos para execução da construção. A redução do peso próprio da estrutura, do custo de transporte de materiais e as excelentes propriedades termoacústicas somam-se a aspectos de durabilidade que impactam o ciclo de vida de edificações que geram valores mais positivos para a atividade industrial da construção. A incorporação de agregados leves provenientes de resíduos a essa classe de concretos potencializa seus benefícios, uma vez que reduz o volume de materiais cuja destinação mais provável seriam aterros e lixões. Resíduos de plástico merecem especial atenção em virtude da elevada produção mundial desse material e pela dificuldade de se dar uma destinação adequada após seu uso. Quando utilizados como agregados, além da redução da massa específica das matrizes cimentícias, proporcionam também ganhos de desempenho térmico e acústico. Nesse sentido, pesquisas que visam o desenvolvimento de concretos leves, particularmente com o uso de resíduos apresentam potenciais benefícios técnicos, econômicos, ambientais e sociais. Esse trabalho, portanto, tem por objetivo produzir e avaliar traços de concretos leves, com agregados de plástico reciclado e argila expandida, que possam ser classificadas como concretos estruturais leves de acordo com normativas nacionais e internacionais e que apresentem fator de eficiência superior à de matrizes convencionais. Para tanto, em uma primeira etapa, foram desenvolvidas argamassas com substituição integral de agregado convencional por agregados de PET reciclado. Aspectos de consistência, desempenho mecânico, massa específica, condutividade térmica e razão de vazios foram avaliados. Posteriormente, esses resultados foram utilizados para o desenvolvimento de concretos leves com agregados de plástico e argila expandida. Foram obtidas matrizes com cerca de 50% da massa específica de concretos convencionais e eficiência mecânica entre 10 e 13 MPa.cm³/g. Um dos traços foi classificado como concreto estrutural leve de acordo com as normativas ACI 213-R e Eurocode 2.