EM - Escola de Minas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6

Notícias

A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Desenvolvimento de um sistema de controle em uma célula de adensamento/desaguamento eletrocinético de rejeitos de mineração.
    (2018) Ronzani, Marcos Moraes Tavares; Monteiro, Paulo Marcos de Barros; Rêgo Segundo, Alan Kardek; Monteiro, Paulo Marcos de Barros; Rêgo Segundo, Alan Kardek; Ferreira, Lucas Deleon; Monte, José Eduardo Carvalho
    Este trabalho apresenta um estudo de desaguamento de rejeitos proveniente do processo de beneficiamento do Minério de Ferro por meio da aplicação de processos eletrocinéticos. Esse método visa auxiliar os processos de filtragem existentes na mineração de ferro. Neste estudo, uma célula existente feita de acrílico com capacidade de aproximadamente 20 litros foi utilizada no intuito de armazenar o material na sua condição de operação na planta de beneficiamento. A célula possui duas placas de aço inox que funcionam como eletrodos após a aplicação de uma tensão entre eles. Os eletrodos foram envolvidos por um material filtrante como objetivo de permitir a passagem somente da água contida no rejeito. Durante os processos de desaguamento, diferentes intensidades de tensões e correntes elétricas foram aplicados no material. Por fim, um algoritmo de controle foi desenvolvido com objetivo de otimizar o desaguamento do rejeito e reduzir o consumo energético da célula.
  • Item
    Eletroperfilagem do desaguamento de granéis.
    (2016) Reis, Jonathan Leandro Martins; Luz, José Aurélio Medeiros da; Barbosa, Maria Sílvia Carvalho; Arroyo Ortiz, Carlos Enrique
    O desaguamento de granéis é etapa auxiliar no processamento de sistemas particulados e visa a adequar a sua umidade a etapas subsequentes ou, mesmo, a atingir especificações de produtos. Apesar de outras técnicas serem mais comumente empregadas, o peneiramento pode ser aplicado para abaixar a umidade de granéis, dependendo basicamente das características morfológicas e texturais do leito de partículas, dos parâmetros vibracionais da peneira, sua inclinação e a distância percorrida sobre uma peneira desaguadora. Objetivou-se, aqui, abordar o desaguamento empregando-se método da eletrorresistividade, com interpolação de dados espaciais (nas coordenadas x, y e z de pontos no interior do leito de particulados sobre a tela). Utilizando-se peneiras em escala de bancada e piloto e um eletrorresistivímetro, avaliou-se a evolução do perfil de desaguamento do material (areia quartzosa úmida) ao longo do equipamento. O clássico arranjo Wenner α foi empregado para monitorar, por intermédio de eletrodos de fio de cobre, uma malha amostral no leito particulado. Outrossim, a evolução do perfil de drenagem gravitacional de um sistema polidisperso confinado em uma baia de dimensões reduzidas também foi estudado. Para que a correlação da umidade intersticial do material com a eletrorresistividade aparente, desenvolveu-se uma curva de calibração, a qual aplica-se a umidades entre 4,5 % (mínima que o método eletrorresistivimétrico apresentou aplicabilidade) e 18,0 % (correspondente à saturação dos poros do material). Experimentos preliminares, conduzidos em peneira em escala de bancada, permitiram detectar as limitações do método e estabelecer a viabilidade de sua utilização. Ensaios com maior umidade intersticial apresentaram melhores resultados. Para os experimentos conduzidos em escala piloto (com módulos de peneira desaguadora), os resultados foram mais assertivos e confirmaram a possibilidade de aplicação em operações industriais com poucos ajustes. Acerca dos experimentos desenvolvidos em baia, pode-se concluir que o monitoramento da drenagem da água pelos interstícios do material foi possível, tanto com drenagem puramente gravitacional, quanto com aceleração da cinética de drenagem por vibração mecânica. A porosidade também foi estudada, com areia e para esferas de vidro, por meio da equação de Archie. Os resultados foram positivos e possibilitaram confirmar aplicabilidade do uso da perfilagem eletrorresistiva também para a determinação desse parâmetro.