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A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

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Resultados da Pesquisa

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    Estudo de patologias de pintura e ocorrência de corrosão atmosférica em plataforma de petróleo.
    (2018) Ribeiro Filho, Guido Lessa; Ribas, Rovadávia Aline de Jesus; Paula, Geraldo Donizetti de; Ribas, Rovadávia Aline de Jesus; Paula, Geraldo Donizetti de; Cândido, Luiz Cláudio; Russo, Mário Luís Cabello
    A degradação de estruturas pela corrosão atmosférica é um fenômeno que atinge todas as estruturas, principalmente as de aço, normalmente as mais utilizadas em plataformas de petróleo em todo o mundo. Neste trabalho é estudado o caso específico da plataforma de petróleo WHP-2, localizada na Unidade Offshore Techint, em Pontal do Paraná-PR, Brasil, a qual teve sua construção interrompida em 2013. Várias atividades foram paralisadas antes de seu término, e a estrutura está desde então sob efeito da corrosão atmosférica. A pesquisa estuda o tema sob duas abordagens. A primeira se dá a partir do levantamento realizado in loco das patologias de corrosão e do estudo de suas causas prováveis, considerando registros fotográficos realizados em campo, coleta de documentos e projetos e registros de qualidade. A segunda abordagem é por meio de um ensaio com corpos de prova (CPs), preparados utilizando o aço e o sistema de pintura empregado no projeto, com algumas variações, e também por meio da criação de patologias na película de tinta dos CPs para submetê-los ao ensaio de névoa salina (salt spray), com análise dos resultados obtidos. Concluiu-se que, em casos de rompimento da película de tinta, a corrosão subpelicular originada na descontinuidade possui maior importância do que a originada pelo eletrólito permeado através da película, mesmo levando em conta diferentes espessuras de película — para o período de exposição à corrosão atmosférica considerado —, e que, no projeto avaliado, a origem das corrosões é devida, em grande parte dos casos, ao rompimento da película, significando, portanto, que é a maior causa das patologias encontradas.
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    Patologia dos edifícios em estrutura metálica.
    (1999) Castro, Eduardo Mariano Cavalcante de; Araújo, Ernani Carlos de
    Atualmente existem vários estudos e publicações envolvendo patologia dos edifícios no meio acadêmico, mas, na grande maioria deles, o tipo de construção abordada é aquela em que a estrutura é executada em concreto armado. Com menos ênfase, temos ainda alguns estudos envolvendo as patologias das construções em madeiras e por último, de modo bem sucinto, alguns artigos relativos às construções em aço. Sendo o aço um material de natureza e características bastante diferenciadas das do concreto armado e da madeira, verifica-se que alguns dos problemas que surgem quando de sua utilização são bastante específicos. É imperativo saber lidar com estes problemas para poder manter o desempenho de qualquer edificação em patamares aceitáveis durante sua vida útil. Porém, em nosso país, muito pouco se conhece sobre esta metodologia construtiva, e conseqüentemente os diversos problemas que surgem em função de sua utilização nas construções, muitas vezes, são resolvidos de maneira inadequada e ineficientes. Neste trabalho é apresentado um levantamento de problemas patológicos que ocorrem nas construções executadas em estrutura metálica e que necessariamente estão vinculados com a estrutura. Procurou-se também indicar soluções propondo procedimentos de manutenção, reparos e reforços, estabelecendo assim critérios para se prevenir e fiscalizar as causas das patologias. No desenvolvimento do trabalho não se analisa os aspectos estatísticos, e conforme a norma brasileira para dimensionamento de edifícios de aço, NBR 8800/8608, os estudos restringem-se a edifícios residenciais, comerciais e industriais, cujo elemento de sustentação seja o aço estrutural.
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    Análise da segurança estrutural da ponte Marechal Hermes sob efeito de corrosão usando confiabilidade estrutural.
    (Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2010) Brandão, Leidimar Freire; Neves, Francisco de Assis das
    Estruturas de pontes estão sujeitas a deterioração causada por diversos fatores, tais como: ambiente agressivo, mudança de carga de tráfego, choque de veículos. O fato de estas serem estruturas muito expostas faz com que o processo de degradação seja acelerado. Sabe-se ainda que o custo de implantação de uma estrutura desse porte é alto, logo, as inúmeras pontes existentes devem ser preservadas. A corrosão é o tipo de degradação mais frequente nestas estruturas e, se não for tratada, pode levar ao encerramento da vida útil da ponte. Assim, torna-se necessário o desenvolvimento de trabalhos que visem a manutenção e recuperação de pontes, visto que, além da reparação ser menos custosa, a interferência no tráfego local, e consequentemente o desconforto ao usuário, é reduzida. Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de verificar a segurança estrutural da Ponte Marechal Hermes que liga os municípios de Pirapora e Buritizeiro e que se encontra em estado avançado de corrosão. Foi feito o uso de dados obtidos através de uma criteriosa inspeção já realizada em trabalho anterior. Foram realizadas simulações usando o software ANSYS para obter a probabilidade de falha da estrutura. Observou-se que mesmo em estado avançado de corrosão a segurança da ponte não está comprometida.
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    Análise de segurança de dutos com defeitos de corrosão.
    (Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2011) Amaral, Renata Siqueira; Freitas, Marcílio Sousa da Rocha
    Um dos principais motivos de falhas de dutos é a corrosão. A identificação, monitoramento e controle da corrosão são de suma importância ao longo de toda a vida útil de um duto. Diversos métodos têm sido desenvolvidos para a avaliação da pressão interna de falha para dutos corroídos. Entre os métodos analíticos semi- empíricos destacam-se ASME B31G, B31G modificado e RPA. A maioria destes métodos é de natureza determinística, não considerando, portanto, nenhuma incerteza nas variáveis envolvidas, além de considerar apenas configurações de defeitos simplificadas. Outra possibilidade de avaliar a pressão de falha do duto é utilizar o método dos elementos finitos, com a consideração das não linearidades envolvidas e uma configuração do defeito mais próximo da realidade. Esta possibilidade pode se tornar cara computacionalmente em algumas situações. Para isto será utilizada a teoria da confiabilidade estrutural aplicando o método FORM (First Order Reliability Method) para estimar a probabilidade de falha (confiabilidade) de dutos que apresentam defeitos de corrosão. Serão considerados vários parâmetros do duto e da geometria do defeito, tais como diâmetro e espessura do duto, tensão última e de escoamento do material do duto, comprimento e profundidade do defeito e a pressão do fluido. Todos estes parâmetros serão considerados como variáveis aleatórias, com uma distribuição de probabilidade associada a cada um deles.
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    Avaliação da integridade estrutural da Ponte Marechal Hermes - rio São Francisco/MG.
    (2005) Brinck, Fabiana Malta; Cândido, Luiz Cláudio; Neves, Francisco de Assis das
    Sabe-se que a degradação que ocorre em estruturas de pontes metálicas é um problema mundial. Isto ocorre por diversas razões, como envelhecimento da ponte, aumento da carga de tráfego, ataque ambiental e, algumas vezes, devido a projetos, detalhamento e construção da estrutura inadequados. Para resolver esses problemas, procedimentos diferentes de inspeção de pontes têm sido aplicados em diferentes países. No Brasil, no entanto, parece não haver preocupação em preservar a integridade das estruturas, não sendo comum a realização de inspeções e/ou manutenções, o que pode afetar a segurança estrutural, levando à necessidade de reparos mais severos e mais caros. Esse trabalho procurou diagnosticar e propor soluções visando à minimização da corrosão desenvolvida na Ponte Marechal Hermes (rio São Francisco). Para isso, foram feitas visitas in locu e, através de inspeção visual, filmagem e registros fotográficos, coletaram-se os dados necessários para análises. Também foram coletadas amostras e, então, realizadas caracterizações química, mecânica e metalográfica do aço empregado na ponte. Fez-se modelagem através de elementos finitos, visando a analisar o comportamento estrutural da ponte com e sem danos por corrosão, o que possibilitou a verificação dos elementos estruturais mais solicitados e a influência da corrosão nessas regiões. Foram realizados ensaios com névoa salina em diferentes sistemas de pintura, visando a identificar o melhor procedimento de revestimento para proteção da ponte. Verificou-se que o emprego do sistema de pintura constituído de etil silicato de zinco, com primer epóxi-amida, rico em zinco e esmalte poliuretano alifático, foi o que apresentou melhor desempenho.
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    Estudo do fenômeno de corrosão na Ponte Marechal Hermes no Rio São Francisco.
    (2008) Brinck, Fabiana Malta; Cândido, Luiz Cláudio; Neves, Francisco de Assis das
    A corrosão é uma das causas mais importantes da deterioração de pontes metálicas. Entre os vários fatores contribuintes para instaurar e acelerar o processo de corrosão em pontes metálicas podem-se citar o envelhecimento das pontes, o aumento da carga de tráfego, ataque ambiental e, algumas vezes, a inadequação de projetos, detalhamento e construção da estrutura. A degradação em geral começa no ponto mais debilitado da estrutura, sendo, portanto, necessário procurar por evidências visuais de sua ocorrência. A ocorrência e extensão dos danos e defeitos encontrados em inspeções sucessivas são usadas para estimar a deterioração de componentes estruturais. Os resultados dessas inspeções servem, portanto, como critério na tomada de decisão para a aplicação de medidas de manutenção e reabilitação. O objetivo deste trabalho é investigar e diagnosticar o fenômeno de corrosão desenvolvido na Ponte Marechal Hermes (PMH), sobre o Rio São Francisco, que se encontra num estado avançado de degradação, além de descrever a metodologia adotada de inspeção.