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A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

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    Influência dos custos na definição das ligações em longarinas metálicas de pontes rodoviárias mistas de pequeno porte.
    (2017) Mendes, Maikel Christian Drumond; Paula, Geraldo Donizetti de; Ribas, Rovadávia Aline de Jesus; Souza, Flávio Teixeira de; Russo, Mário Luís Cabello; Ribas, Rovadávia Aline de Jesus; Paula, Geraldo Donizetti de
    Considerado em primeiro lugar o Brasil como grande potencial consumidor das obras de infraestrutura em função da carência existente, as pontes construídas em estruturas metálicas/mistas sempre tiveram destaque nesse seguimento de obra, principalmente em função de suas características relativas à leveza, produtividade e organização da obra, ou seja, obra leve, rápida e limpa. Porém com a evolução e o desenvolvimento crescente do concreto pré-moldado, as empresas de produção e transformação/ beneficiamento de aço têm exercitado repetidamente com o intuído de manter o custo da construção metálica atrativa frente ao crescente mercado do concorrente concreto. Nesse trabalho será apresentado um estudo de caso com foco no direcionamento do projetista a uma análise mais produtiva, que compreende toda a composição do custo final do empreendimento de construções de pontes/viadutos em estrutura mista de pequeno porte. Com mais ênfase, pretende-se avaliar a influência da definição do tipo de ligação e do seccionamento das longarinas dos tabuleiros de uma ponte mista rodoviária no custo final do empreendimento, visando mostrar como essa influência é decisiva na escolha de uma concepção construtiva economicamente mais adequada e aprimorar a execução das etapas que envolvem todo processo da cadeia produtiva. O estudo ilustra de forma introdutória a concepção das obras metálicas, aborda o conceito das ligações e consolida as três principais etapas que formam o custo total do empreendimento, ou seja, a fabricação, o transporte e a montagem final nos canteiros de obras. Sendo assim, o trabalho revela de forma prática como se comportam os drives de custos em cada fase do empreendimento e como o projetista infere nessas variações através de sua escolha quanto à concepção do projeto. Palavras-chaves: Pontes mistas de pequeno porte, ligações de pontes, seccionamento de longarinas, influência dos custos em projeto de pontes rodoviárias.
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    Modelos numéricos para análise de elementos estruturais mistos.
    (2005) Muniz, Cereno de Freitas Diniz Gonçalves; Sousa Junior, João Batista Marques de
    Os elementos estruturais mistos, formados pela associação de perfis metálicos com o concreto, vêm se tornando uma solução atraente em diversos países, não só pelo aumento da capacidade de carga das peças estruturais, mas também devido a aspectos como economia e rapidez de execução da obra. Esta associação revela novos fenômenos que estão diretamente ligados à ação conjunta dos materiais e que, normalmente, são tratados de forma simplificada pelas normas. Este trabalho apresenta formulações numéricas para análise de elementos mistos utilizando elementos finitos de barra, que levam em consideração as não linearidades física e geométrica. A implementação realizada permite a consideração de qualquer tipo de seção transversal, que possa ser escrita em forma de poligonais, e de qualquer tipo de material, que possa ter sua relação constitutiva descrita através de funções polinomiais, abrangendo a grande maioria das situações encontradas na construção mista. Os elementos implementados permitem ainda a consideração de imperfeições geométricas iniciais e também análises no campo de grandes deslocamentos e grandes rotações através da utilização de elementos co-rotacionais. Um procedimento numérico de formulação simples, como no caso de elementos de barra, pode ser uma ferramenta de grande valor para pesquisadores e projetistas de estruturas mistas. O foco principal da dissertação é o comportamento de pilares mistos, mas, devido ao caráter genérico da formulação é possível o tratamento de elementos puramente metálicos ou de concreto armado. Ao longo do trabalho são descritas as principais particularidades inerentes a este tipo de estrutura e são apresentados os principais métodos de análise disponíveis na literatura. Resultados numéricos e experimentais são utilizados em comparações para verificação e validação do modelo proposto. Também são descritas, e comparadas através de exemplos, as prescrições do Eurocode 4 (1994), AISC-LRFD (1999, 2005) e do projeto de revisão da NBR 8800 (2003).