EM - Escola de Minas
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A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.
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Item Theoretical analysis of perforated rack columns.(2010) Sarmanho, Arlene Maria Cunha; Freitas, Marcílio Sousa da Rocha; Souza, Flávio Teixeira deIndustrial Storage Systems are usually built with cold-formed profiles. Their sections, called “rack sections”, are specially designed with perforations to accommodate connections and bolts for easy assemblage. This, however, induces unexpected failure modes in other sections. The aim of this research was to analyze the effects of perforations on column behavior and resistance using the commercial software ANSYS and the finite element method. The numerical values for this procedure were previously obtained using the finite strip method and the generalized beam theory. These results were then calibrated by comparing them to the finite element models of columns without perforation. The element type, mesh refinement and boundary conditions were carefully chosen to ensure that the finite element model reproduces actual column behavior. The finite element model was used to evaluate the effects of perforation size, quantity and distribution on column behavior.Item Estabilidade de colunas com seções enrijecidas em perfis de aço formados a frio.(2006) Souza, Djaniro Álvaro de; Freitas, Marcílio Sousa da Rocha; Sarmanho, Arlene Maria CunhaOs perfis de aço formados a frio estão sujeitos a fenômenos de instabilidade, tanto local, quanto global, que influenciam na capacidade de carga do elemento comprimido. A utilização de enrijecedores pode aumentar a capacidade de carga e a eficiência desse elemento. Apresenta- se, nesse artigo, um estudo numérico de colunas de seções do tipo U enrijecido com enrijecedores intermediários na alma, submetidas à compressão axial. Os perfis adotados são seções comumente utilizadas como colunas (montantes) em sistemas construtivos industrializados constituídos de elementos metálicos pré-fabricados, conhecidos como Light Steel Frame. O estudo baseia- se em análises numéricas através do Método dos Elementos Finitos, onde são obtidos as cargas críticas e os respectivos modos de flambagem elástica das seções, através de análise linear, e são feitas avaliações do comportamento pós-flambagem das seções através de análise não-linear. Os comprimentos das colunas foram variados ao longo das séries analisadas, buscando-se identificar os fenômenos de instabilidade predominantes.