EM - Escola de Minas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6

Notícias

A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    A aplicabilidade do uso do aço inoxidável em coberturas de edificações estruturadas em aço : estudos de caso.
    (2016) Oliveira, Géferson Diogo de; Ribas, Rovadávia Aline de Jesus; Paula, Geraldo Donizetti de; Paula, Geraldo Donizetti de; Ribas, Rovadávia Aline de Jesus; Souza, Henor Artur de
    A industrialização da construção civil no Brasil vem ganhando espaço para desenvolvimento e um dos caminhos para a sua realização é a construção em aço. O adequado desempenho das construções metálicas esta diretamente ligada ao sistema de cobertura e fechamento empregados. Encontra-se no mercado nacional uma significativa quantidade de sistemas de fechamentos e de telhados industrializados e nesse cenário, o aço inoxidável é uma das opções. Nesse contexto, em vista a necessidade de maior conhecimento desse material quando aplicado nessas condições e sua relação com as edificações estruturadas em aço, esse trabalho consiste de uma investigação acerca da produção do aço inoxidável em uma usina siderúrgica nacional e uma avaliação da utilização do mesmo em coberturas de edifícios estruturados em aço. O método de investigação consiste de um acompanhamento in loco da fabricação do aço inoxidável e dois estudos de casos, que têm como foco duas edificações que possuem cobertura em aço inoxidável. Na usina onde é fabricado o aço inoxidável é feito um acompanhamento desde a entrada do ferro gusa até a saída das chapas prontas para o uso, procurando apontar a forma com que se obtêm diferentes tipos de aços inoxidáveis e suas especificações técnicas. As edificações avaliadas são a Quadra Poliesportiva do Acesita Esporte Clube e o Ginásio do SESI Timóteo, ambas situadas na cidade de Timóteo, MG. Na avaliação dos estudos de casos, procura-se nas edificações encontrar quais as vantagens arquitetônicas, econômicas e funcionais ao se utilizar o aço inoxidável, bem como mostrar os métodos de manutenção recomendados para maior durabilidade desse material. Pela avaliação conclui-se que o aço inoxidável mostra-se como excelente material em coberturas, destacandose pela sua funcionalidade, uma vez que a necessidade de manutenção das telhas é quase inexistente, e que seu alto custo inicial é compensado pela durabilidade e continuidade de seu efeito estético.
  • Item
    Proposta de sistema construtivo modular para coberturas usando perfis tubulares.
    (2004) Pellico, Hilda Cotegipe; Araújo, Ernani Carlos de; Souza, Henor Artur de
    Neste trabalho objetiva-se pesquisar sistemas modulados tridimensionais, do ponto de vista arquitetônico e estrutural, buscando sua discriminação através de modelos teóricos. Devido à larga possibilidade de reunir dados sobre o assunto, o enfoque foi dado ao estudo de sistemas utilizados em coberturas. Para a discriminação dos modelos, buscouse relacionar processos de equacionamento de formas através da geometria e nesta interface, reunir informações para auxiliar profissionais na etapa de investigação de um projeto. Entre os modelos propostos, foi utilizado como parâmetro de referência, um sistema construtivo convencional mas, considerando-se que além dos sistemas clássicos de se construir estruturas moduladas existem outros modelos igualmente viáveis e possíveis de serem desenvolvidos, investigam-se dois sistemas alternativos e menos usuais comparando-os ao sistema convencional. Assim, após serem analisados alguns modelos geométricos planos e espaciais, foram propostos três sistemas para coberturas onde foram valorizadas ainda a ambientação interna e a linguagem formal da edificação. Para efeito de análise comparativa e dimensionamento dos componentes foi especificado um mesmo perfil tubular cilíndrico. O trabalho analisa finalmente as possibilidades de concepção arquitetônica, decorrentes de sua utilização. Mostra-se que os modelos não usuais componentes. propostos são viáveis quando se comparam os parâmetros peso por m2 e o número de componentes.
  • Item
    Estudo de cobertura para grandes vãos utilizando perfis tubulares.
    (2005) Furtini, Flávia Macedo; Ribeiro, Fernando Loureiro
    A racionalização dos métodos construtivos, aliada ao desenvolvimento e utilização freqüentes de elementos pré-fabricados, vem contribuindo para um crescente processo de industrialização nas construções. Neste sentido, a flexibilidade gerada pelo espaço projetado é considerada um importante canal para a viabilização deste processo de construir já que, além de opções de arranjo interno, permite também diversas associações dos materiais construtivos. A flexibilidade está diretamente relacionada à dimensão dos vãos livres internos que os espaços oferecem. Assim, as estruturas de cobertura para grandes vãos vêm destacando-se no sistema construtivo atual, por permitir espaços amplos e adaptáveis a quaisquer segmentos de mercado, absorvendo suas utilizações e necessidades, sejam elas mutáveis ou não. O presente trabalho tem por finalidade relatar o processo de desenvolvimento de um sistema estrutural de cobertura para grandes vãos em perfis tubulares sem costura, diferenciado dos demais existentes por se tratar um sistema industrializado. Características pertencentes ao conceito de industrialização como padronização e o controle de qualidade no processo e produto acabam por diferenciar o sistema no mercado nacional. Considera-se ainda que o sistema de cobertura industrializado constitui um meio eficaz de divulgação e aperfeiçoamento dos processos de manufatura do perfil tubular. Ao longo do trabalho são apresentadas as etapas do desenvolvimento do sistema, desde as diretrizes para viabilizar a concepção e modulação das peças até os procedimentos para fabricação de um protótipo experimental. Ao final do trabalho, são mostrados alguns exemplos em que o sistema estrutura proposto é utilizado.