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A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

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    Correlações entre chuvas e movimentos de massa no município de Belo Horizonte, MG.
    (2010) Parizzi, Maria Giovana; Sebastião, Cristiane Silva; Viana, Cláudia de Sanctis; Pflueger, Marcelo de Carvalho; Campos, Luciane de Castro; Cajazeiro, Joana Maria Drumond; Tomich, Rodolfo Sena; Guimarães, Roberta Nunes; Abreu, Magda Luzimar de; Sobreira, Frederico Garcia; Reis, Ruibran dos
    Este trabalho estabelece uma correlação entre taxas de precipitação e escorregamentos na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. A correlação foi desenvolvida durante dois períodos chuvosos, relativos aos anos de 2006/2007 e 2007/2008. Foram utilizados instrumentos do tipo pluviômetros automáticos, instalados em diferentes áreas de Belo Horizonte, caracterizadas por possuírem terrenos instáveis e susceptíveis aos processos de escorregamentos. Em Belo Horizonte predominam solos residuais de gnaisse, xistos, filitos e depósitos de tálus. Todos estes materiais são susceptíveis a escorregamentos porém a susceptibilidade varia entre eles. Os depósitos superficiais em contato com xistos e filitos são os mais susceptíveis, seguidos pelos filitos alterados e por último os solos residuais de gnaisse. As ocorrências de escorregamentos registradas nos períodos foram comparadas aos registros de pluviosidade, tanto o de chuvas acumuladas antes dos escorregamentos, quanto o de intensidade da chuva no dia do desencadeamento dos eventos. Numerosas ocorrências de escorregamento estão associadas, predominantemente, a eventos de chuva excepcional. Precipitações acumuladas por três dias acima de 100 mm já são desencadeadoras de escorregamentos, entretanto, todos os dias com mais de 6 ocorrências de processos também foram associados com intensa chuva diária (alta pluviosidade em poucas horas).
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    Pluviosidade e movimentos de massa nas encostas de Ouro Preto.
    (Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2006) Castro, Jeanne Michelle Garcia; Sobreira, Frederico Garcia
    Os movimentos de massa ocorrem em diversas cidades do mundo e do Brasil. Em Ouro Preto / MG o número de acidentes que ocorrem na área urbana é grande, provocando vários prejuízos e vítimas. As principais causas dos movimentos no município são as características geológicas e geomorfológicas, que proporcionam um ambiente favorável aos eventos, o processo de ocupação desordenado que ocorreu deste o seu povoamento e principalmente a precipitação, visto que a maioria ocorre na estação chuvosa. Como a chuva é um dos principais agentes responsáveis pela deflagração dos movimentos, este trabalho objetivou o estudo da relação da precipitação com os escorregamentos. Foi elaborado um cadastro dos movimentos ocorridos em Ouro Preto, através dos boletins de ocorrência do Corpo de Bombeiros, e resgatados os dados pluviométricos diários durante o período de análise, registrados em uma estação dentro do município. O período analisado foi de 1988 a 2004 com 417 ocorrências relacionadas com as chuvas. Com base no cadastro foi realizado um mapeamento das áreas mais críticas da cidade, classificando-as em áreas de risco alto, médio ou baixo. Como resultado obteve-se que as chuvas acumuladas de cinco dias são consideradas como as mais efetivas no processo de escorregamentos, sendo que precipitações acima de 22,00 mm acumuladas em cinco dias podem provocar escorregamentos. Para precipitações acima de 124 mm/5dias a probabilidade de ocorrência de escorregamentos mais severos se torna maior. A relação numérica encontrada entre a precipitação acumulada (PA) de cinco dias e a precipitação diária (PD) foi: 3847,1PA6,6386PD. Essa relação permite calcular a quantidade de chuva necessária para provocar os escorregamentos, utilizando-a nos procedimentos de prevenção dos riscos aos movimentos de massa. Ao final do trabalho são propostas diretrizes para a elaboração de um plano preventivo de defesa civil para Ouro Preto.