EM - Escola de Minas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6

Notícias

A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    Considerações sobre o fator de utilização do parque de refino brasileiro e as importações e exportações de petróleo e derivados – 2000 a 2018.
    (2019) Gonçalves, Otávio Grassi; Mercedes, Sonia Seger Pereira; Santi, Auxiliadora Maria Moura
    A autossuficiência brasileira na produção de petróleo foi alcançada em 2006, como resultado das estratégias da Petrobras e da política energética nacional. A partir de 2017, a estatal adotou uma nova política de preços, acompanhada, pari passu, pelo aumento da atratividade da importação de derivados por terceiros. Tal fato repercutiu em uma crescente ociosidade em seu próprio parque de refino, pois a Petrobras é o ator majoritário na produção nacional de derivados. Com enfoque nas possíveis relações entre estes eventos, foram analisados os movimentos do mercado nacional e internacional de petróleo e derivados vis a vis o comportamento do fator de utilização das refinarias, empregando investigação bibliográfica e documental; coleta, sistematização e análise das informações históricas publicadas pela ANP, entre 2000 e 2018. Os dados revelaram aumento das receitas brasileiras com a exportação de petróleo cru, assim como gastos crescentes com a importação de derivados, enquanto as refinarias passaram a operar com capacidade ociosa superior a 25%.
  • Item
    Boas práticas de transparência, informatização e comunicação social no licenciamento ambiental brasileiro : uma análise comparada dos websites dos órgãos licenciadores estaduais.
    (2016) Fonseca, Alberto de Freitas Castro; Resende, Larissa
    O objetivo deste artigo foi analisar as boas práticas de transparência, informatização e comunicação social evidentes nos websites dos órgãos públicos estaduais e do distrito federal responsáveis pelo controle da avaliação de impacto e do licenciamento ambiental. A metodologia baseouse em análises de conteúdo dos websites dos 27 entes federados, com base em uma lista de verificação de 28 boas práticas. Foram identificados níveis diversificados de atendimento a cada uma das boas práticas analisadas. O estudo também mostrou que os websites dos órgãos licenciadores estaduais variam muito em termos de atendimento às práticas analisadas, sugerindo a existência de diferenças significativas na capacidade institucional dos órgãos. Diversas boas práticas, sobretudo as relacionadas aos controles informatizados de processos e de participação social, têm um claro potencial de replicação em diferentes jurisdições. O artigo conclui com uma discussão das implicações da pesquisa e com sugestões de novos estudos.
  • Item
    Estudos químicos, físicos e isotópicos em zircões.
    (1996) Hartmann, Leo Afraneo; Vasconcellos, Marcos Antonio Zen; Leite, J. D.; Takehara, Lucy; Remus, Marcus Vinicius Dorneles; Suita, Marcos Tadeu de Freitas; McNaughton, Neal Jesse