EM - Escola de Minas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6

Notícias

A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    Determination of the soil water retention curve using the flow pump.
    (2015) Menezes, Luciana Portugal; Oliveira Filho, Waldyr Lopes de; Silva, Cláudio Henrique de Carvalho
    A curva de retenção de água no solo é uma função característica do solo neces¬sária para a resolução de problemas geotécnicos com fluxo em solos não saturados. Os ensaios, para determinação direta dessa propriedade, são, em geral, custosos e demorados, fazendo com que seja muito difundido o uso de bancos de dados de cur¬vas de retenção para diferentes tipos de solos, classificadas a partir de propriedades¬-índice, tais como granulometria e densidades. Esse expediente, ainda que possível para estudos preliminares, não se apresenta suficiente para um problema específico. Nesse sentido, apresenta-se um método para obtenção da curva de retenção em labo¬ratório com o auxílio da bomba de fluxo. Foi feita a implantação de um sistema para a realização desse ensaio, que, juntamente com procedimentos e alguns resultados, tem os detalhes descritos no artigo. A avaliação geral da técnica foi a mais positiva possível, fazendo crer aos autores que o uso a bomba de fluxo, nessa aplicação, seja bastante promissor.
  • Item
    Determinação da curva de retenção de água em solos utilizando bomba de fluxo.
    (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral. Departamento de Engenharia de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2013) Menezes, Luciana Portugal; Oliveira Filho, Waldyr Lopes de
    Esta pesquisa introduz no Brasil um procedimento de ensaio alternativo para determinação da curva de retenção de água em solos utilizando a bomba de fluxo. A técnica preconiza estágios de retirada/injeção de água num corpo de prova triaxial até que se atinjam níveis de sucção de interesse, seguido de estágios de equilíbrio hidráulico de sucções e teor de umidade volumétrica. O sistema de ensaio é constituído de: uma bomba de fluxo, um transdutor diferencial de pressão, uma célula triaxial, uma unidade de aquisição de dados, uma placa de controle do ensaio e um programa supervisório. O programa tem um algoritmo que permite a seleção dos níveis de sucção desejados (pontos da curva de retenção) e controla a equalização da distribuição de teor de umidade volumétrica e de sucção dentro do corpo de prova. O trabalho foi realizado com uma amostra de sinter feed, concentrado de minério de ferro, definido com uma areia siltosa com pedregulhos, densidade real dos grãos de 4,97, índices de vazios máximo e mínimo, 1,02 e 0,71, respectivamente, com o corpo de prova moldado com índice de vazios 0,90. Os resultados experimentais cobrem uma ampla faixa de sucções nos processos de drenagem e de infiltração de um mesmo corpo de prova, com claro comportamento histerético, tendo sido realizados ajustes matemáticos segundo os modelos conhecidos de van Genuchten (1980) e Brooks & Corey (1964) com muito boa aderência. A avaliação geral é de que o método de obtenção da curva de retenção usando a bomba de fluxo tal como apresentado é muito conveniente, completamente automático, e produz resultados de uma forma rápida e fácil. Outros aspectos de destaque são a obtenção da curva de retenção completa (drenagem e infiltração) a partir do mesmo corpo de prova, que é formado ou preparado, saturado, submetido a tensões efetivas, como em procedimentos comuns a ensaios triaxiais. Todas essas características fazem com que esta técnica seja muito promissora.
  • Item
    Desenvolvimento de equipamento para realização de ensaios HCT com o uso da bomba de fluxo.
    (Programa de Pós-Graduação em Geotecnia. Núcleo de Geotecnia, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2010) Cançado, Naim Lopes; Gomes, Romero César
    Em geral, os rejeitos são dispostos sob a forma de polpa, principalmente porque esta condição do resíduo constitui o subproduto natural das atividades de concentração dos minérios, sempre associadas a grandes demandas de água. A disposição final dos rejeitos em polpa ocorre pelas técnicas de aterro hidráulico, em grandes reservatórios de barragens de contenção. No caso de rejeitos mais granulares, o modelo deposicional pode ser interpretado à luz das teorias clássicas do adensamento sob deformações infinitesimais, com base em resultados de ensaios convencionais de laboratório e/ou de campo. Em se tratando de rejeitos finos, porém, a previsão do comportamento dos resíduos e a formulação de um modelo deposicional consistente não podem ser enquadrados nas sistemáticas usuais, exigindo teorias de adensamento a grandes deformações e implantação de equipamentos específicos para avaliação das relações constitutivas índices de vazios x tensões efetivas e índices de vazios x permeabilidades dos materiais depositados. Este trabalho teve por objetivo principal a otimização dos equipamentos para determinação das relações constitutivas de rejeitos finos por meio de ensaios HCT (Hidraulic Consolidation Test) com a utilização da bomba de fluxo. Aos equipamentos já existentes no laboratório de geotecnia da UFOP foram implementados dispositivos de instrumentação digital para aquisição de dados e montagem de um novo painel de controle, posicionando todos os dispositivos de controle agregados ao painel, de forma a se obter uma definição objetiva dos circuitos de fluxo, incluindo-se a calibração dos instrumentos de medição, bem como a elaboração de um novo programa para a aquisição de dados. Ensaios realizados com um rejeito de bauxita serviram de validação do novo equipamento desenvolvido e designado como HCT-M da UFOP.