EM - Escola de Minas

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A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

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    A importância do ensino lúdico para jovens e crianças que frequentam o Centro Cultural do Bairro Piedade.
    (2022) Assis, Elenclis Lucinda de Paula; Reis, Gemírson de Paula dos; Nogeira, Francielle Câmara; Pereira, Carlos Alberto; Amaral, Rener Rodrigues do
    O presente trabalho aborda a relevância do ensino lúdico como forma de ensino aprendizagem, tendo como base o ensino não-formal, essas formas de aprendizagem viabilizam novos métodos de ensinamento, que contribui diretamente para construção de uma educação mais qualificada e emancipatória, colaborando com o ensino formal. Durante o ano de 2019 mais de 100 alunos frequentaram o centro cultural do bairro Piedade com o intuito de desenvolver alguma atividade, sendo 40 destes com atividades de reforço escolar, 26 participaram das oficinas promovida pelo Festival de Inverno. Com isso, ressaltamos a importância do brincar, como forma de ensino para jovens e crianças que frequentam o Centro Cultural, pois, por mei o aluno desenvolva habilidades como concentração, motivação, coordenação motora, além de facilitar o entendimento do conteúdo das disciplinas formais. Através do lúdico o aluno expande sua imaginação, aumenta sua criatividade e seu interesse em participar das atividades escolares, contribuindo de forma gradativa para sua autonomia.
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    O trabalho na construção, entre a pré-fabricação e a montagem.
    (2021) Teixeira, Maurício Lage de Araújo; Vale, Clécio Magalhães do; Santos, Roberto Eustaáquio dos; Vale, Clécio Magalhães do; Santos, Roberto Eustaáquio dos; Silva, Margarete Maria de Araújo; Lopes, João Marcos de Almeida
    O desenvolvimento deste trabalho tem origem no estudo de caso de um grupo atípico de trabalhadores do campo da construção habitacional brasileira que lida com um sistema construtivo dito “pré-fabricado”. As características distintivas de autonomia do processo de produção desenvolvido por esse grupo instigam a busca por uma possível chave para transformações no setor. A princípio, um exame historiográfico do conceito de pré-fabricação e uma análise da produção acadêmico-científica nacional revelam inconsistências e pontos cegos no debate sobre o tema. Diante desses pontos cegos, propõe-se a problematização dos processos de trabalho e de seu controle heterônomo no contexto da produção habitacional brasileira sob uma perspectiva histórica e crítica. A recuperação de uma base conceitual marxiana permite o aprofundamento na discussão que caracteriza a chamada construção habitacional “tradicional” brasileira como um sistema manufatureiro de produção. Diante das mais recentes transformações organizacionais no setor, caracteriza-se também um contexto de empobrecimento dos saberes e da estrutura de ofícios, assim como de precarização da força de trabalho nos canteiros de obras nacionais. O entendimento aprofundado desse contexto permite por fim que proponha-se a ideia da montagem como um campo de ofício próprio – do Montador – como possibilidade para ganhos de autonomia para os trabalhadores.