EM - Escola de Minas
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A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.
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Item A importância do ensino lúdico para jovens e crianças que frequentam o Centro Cultural do Bairro Piedade.(2022) Assis, Elenclis Lucinda de Paula; Reis, Gemírson de Paula dos; Nogeira, Francielle Câmara; Pereira, Carlos Alberto; Amaral, Rener Rodrigues doO presente trabalho aborda a relevância do ensino lúdico como forma de ensino aprendizagem, tendo como base o ensino não-formal, essas formas de aprendizagem viabilizam novos métodos de ensinamento, que contribui diretamente para construção de uma educação mais qualificada e emancipatória, colaborando com o ensino formal. Durante o ano de 2019 mais de 100 alunos frequentaram o centro cultural do bairro Piedade com o intuito de desenvolver alguma atividade, sendo 40 destes com atividades de reforço escolar, 26 participaram das oficinas promovida pelo Festival de Inverno. Com isso, ressaltamos a importância do brincar, como forma de ensino para jovens e crianças que frequentam o Centro Cultural, pois, por mei o aluno desenvolva habilidades como concentração, motivação, coordenação motora, além de facilitar o entendimento do conteúdo das disciplinas formais. Através do lúdico o aluno expande sua imaginação, aumenta sua criatividade e seu interesse em participar das atividades escolares, contribuindo de forma gradativa para sua autonomia.Item O trabalho na construção, entre a pré-fabricação e a montagem.(2021) Teixeira, Maurício Lage de Araújo; Vale, Clécio Magalhães do; Santos, Roberto Eustaáquio dos; Vale, Clécio Magalhães do; Santos, Roberto Eustaáquio dos; Silva, Margarete Maria de Araújo; Lopes, João Marcos de AlmeidaO desenvolvimento deste trabalho tem origem no estudo de caso de um grupo atípico de trabalhadores do campo da construção habitacional brasileira que lida com um sistema construtivo dito “pré-fabricado”. As características distintivas de autonomia do processo de produção desenvolvido por esse grupo instigam a busca por uma possível chave para transformações no setor. A princípio, um exame historiográfico do conceito de pré-fabricação e uma análise da produção acadêmico-científica nacional revelam inconsistências e pontos cegos no debate sobre o tema. Diante desses pontos cegos, propõe-se a problematização dos processos de trabalho e de seu controle heterônomo no contexto da produção habitacional brasileira sob uma perspectiva histórica e crítica. A recuperação de uma base conceitual marxiana permite o aprofundamento na discussão que caracteriza a chamada construção habitacional “tradicional” brasileira como um sistema manufatureiro de produção. Diante das mais recentes transformações organizacionais no setor, caracteriza-se também um contexto de empobrecimento dos saberes e da estrutura de ofícios, assim como de precarização da força de trabalho nos canteiros de obras nacionais. O entendimento aprofundado desse contexto permite por fim que proponha-se a ideia da montagem como um campo de ofício próprio – do Montador – como possibilidade para ganhos de autonomia para os trabalhadores.