EM - Escola de Minas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6

Notícias

A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Item
    Caracterização da lama de alto-forno visando o aproveitamento agrícola.
    (2020) Oliveira, Fábio Ribeiro de; Silveira, Camila Santos; Assis, Paulo Santos
    A lama de alto-forno é um dos resíduos da fabricação de ferro gusa que apresenta características que trazem maiores dificuldades relacionadas ao aproveitamento e destinação final. Algumas formas de utilização deste resíduo incluem a queima em fornos de cerâmicas e metalúrgicas, visando, principalmente, o uso como fonte energética. Também existem referências da utilização da lama de alto forno como insumo na agricultura, contudo, é uma forma de aproveitamento ainda pouco explorada e dependente das propriedades do composto. Desta forma, este trabalho busca, através da classificação do resíduo e estudo das características da lama gerada em uma guseira, fornecer subsídios para análise de um possível reaproveitamento agrícola. Foram realizados testes de lixiviação e solubilização em adição aos dados da análise de espectrometria de emissão óptica com plasma indutivamente acoplado. Os resultados, após serem confrontados com valores de referência na literatura, indicaram altas concentrações de elementos como chumbo e cromo, que inviabilizam um aproveitamento agrícola em larga escala.
  • Item
    Viabilidade técnico-econômica da geração de energia elétrica em barragens de perímetros irrigados.
    (2016) Ribeiro, Marcos Caldeira; Oliveira Filho, Delly; Mantovani, Everardo Chartuni; Costa, José Márcio; Martins, José Helvecio; Monteiro, Paulo Marcos de Barros; Altoé, Leandra
    implantação de perímetros irrigados requer a construção de barragens em cursos d’água para suprir a necessidade hídrica das culturas. Geralmente, estas estruturas são utilizadas apenas para abastecer o sistema de irrigação, sendo seu potencial hidroelétrico desprezado. O objetivo deste trabalho foi avaliar a viabilidade técnico-econômica da geração de energia elétrica em barragens de perímetros irrigados. Foi realizado um estudo de base para a barragem de Manoel Novaes que atende o perímetro de Mirorós, na Bahia. Uma Pequena Central Hidrelétrica poderia gerar 29% do consumo e 12% da demanda de energia elétrica do sistema de irrigação do perímetro. O investimento apresentaria os seguintes indicadores de viabilidade: Valor Presente Líquido de R$ 1.425.616,54, Taxa Interna de Retorno igual a 44%, Relação Benefício/Custo de 2,76 e Tempo de Retorno de Capital igual a 5 anos e 8 meses. O estudo realizado para o perímetro irrigado de Mirorós pode servir de referência para análise de outros perímetros, de modo a incentivar o melhor aproveitamento deste tipo de barragem no Brasil.
  • Item
    Perda de solo em diferentes culturas agrícolas sobre latossolo vermelho no município de Patrocínio, MG.
    (2014) Leite, Mariangela Garcia Praça; Fujaco, Maria Augusta Gonçalves; Silva, Gleidson Caetano da
    Os processos erosivos, apesar de naturais, vêm sendo intensificados pelo uso inadequado do solo provocando a perdas anuais de bilhões de toneladas de solos férteis em todo o mundo. Assim, compreender este processo é fundamental para um desenvolvimento sustentável da atividade agrícola. Este trabalho avaliou as perdas de solo por erosão laminar em sete parcelas, sob diferentes tratamentos (mata; cultivo de soja, milho e cafeeiro, pastagem e solo exposto), em Latossolos vermelhos da Fazenda Esmeril, em Patrocínio, MG. As parcelas de solo exposto apresentaram os maiores valores de perdas de solo, com mais de 23 Mg ha-1 ano-1. Em relação aos demais tratamentos, a mata apresentou os menores totais, aproximadamente 38%; dentre as culturas, o milho (79%), seguido da soja (68%), foram os que apresentaram os maiores valores para as perdas de solo, bem superiores ao da área de cafezal e pasto, com 47% e 45%, respectivamente. Apesar do sistema de plantio direto nas culturas de soja e milho ter reduzido a produção de sedimentos nestas áreas, estas ainda continuam perdendo muito material durante as fases de preparação do solo e plantio. Já o valor elevado apresentado na cultura do cafeeiro é reflexo do grande espaçamento entre plantas.
  • Item
    Pierre Monbeig : da Escola Regionalista Francesa às frentes agropecuárias brasileiras.
    (2012) Vasconcelos, Vitor Vieira; Hadad, Renato Moreira; Martins Júnior, Paulo Pereira
    Este artigo tem como objetivo discorrer o geógrafo Pierre Monbeig. O prelo comenta suas posições sobre a ciência geográfica. Pretende-se mostrar, como Pierre Monbeig, confrontando a teoria da escola regionalista francesa com a complexidade da dinâmica brasileira de ocupação rural e urbana da primeira metade do século XX, mostrou serem necessárias novas formas de se pensar a Geografia.