EM - Escola de Minas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6

Notícias

A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Avaliação de um sistema de tratamento de efluente sanitário por evapotranspiração.
    (2020) Baião, Isabela Ribeiro de Sousa; Machado, Larissa Costa; Souza, Tamara Daiane de; Silva, Jaquelline Carla Valamiel de Oliveira e; Cotta, Jussara Aparecida de Oliveira
    O Sistema de tratamento de efluente por evapotranspiração consiste em um método alternativo de tratamento do esgoto sanitário em que preponderam os processos de digestão anaeróbia e evapotranspiração. O presente trabalho tem como objetivo analisar o funcionamento de um tanque de evapotranspiração (TEvap) implantado no distrito de Bicuíba, no Município de Raul Soares-MG e avaliar seu custo-benefício. O estudo foi realizado em escala unifamiliar entre os meses de junho a outubro, durante os quais foram coletadas amostras uma vez por mês, totalizando cinco campanhas de coleta no local. Foram realizadas as seguintes análises para avaliar a fertilidade do solo: potencial hidrogeniônico, fósforo, nitrogênio, teor de umidade, substâncias húmicas, potássio, cálcio, magnésio, alumínio, acidez potencial (H+Al), fósforo remanescente (P-rem), matéria orgânica, micronutrientes (Fe, Zn, Mn, Cu), boro e enxofre. Foram avaliados os custos de implantação, operação, manutenção, a influência do esgoto doméstico nas características do solo no sistema, bem como os principais cuidados envolvidos, de modo a obter uma análise do desempenho global do tanque de evapotranspiração em escala unifamiliar. Foi possível concluir que o TEvap é um sistema promissor para se implantar em zonas rurais brasileiras, pois apresenta um bom custo-benefício, uma vez que possibilita o tratamento de esgoto doméstico com baixo custo de implantação e manutenção, melhorando a qualidade de vida dos moradores da região e diminuindo os impactos ao meio ambiente.
  • Item
    Protocolo de inventário e avaliação de Lugares de Interesse Pedológico (LIPe) para um “Pedoturismo”.
    (2019) Fonseca Filho, Ricardo Eustáquio; Varajão, Angélica Fortes Drummond Chicarino; Castro, Paulo de Tarso Amorim
    O solo é parte essencial para a vida na Terra. As Geociências, em especial a Pedologia, têm um papel fundamental no balanceamento desta relação biótica-abiótica. Neste sentido propõe-se o Pedoturismo como segmento turístico por meio da inventariação e avaliação de “Lugares de Interesse Pedológico” (LIPe) como produtos eco- e geoturísticos. Os métodos utilizados abordaram revisão de literatura; elaboração de ficha de inventário quali-quantitativa para aplicação em campo; inserção dos dados de LIPe na base de dados online do Geossit, Terra Mineira e afins; quantificação pedoturística; cálculo do potencial pedoturístico. O resultado se apresenta na forma de um novo segmento turístico, o Pedoturismo, e uma base metodológica teórica para conceituação, descrição e quantificação de geossítios de interesse pedológico (pedossítios) cujo conjunto constitui a pedodiversidade e contribui para a pedoconservação do patrimônio pedológico em unidades de conservação, geoparques e outras áreas protegidas.