EM - Escola de Minas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6

Notícias

A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • Item
    Heat flow avaliation in closing system in light steel framing.
    (2020) Muzzi, Thassiana Armond; Gomes, Adriano Pinto; Souza, Henor Artur de
    The use of steel in construction appears as an alternative to change the overview of this sector, contributing to increase productivity, reduce waste and the running time of construction. The Light Steel Framing System (LSF) introduced in Brazil in the late 1990s is going through a process of technical development and acceptance in the domestic construction market, but there are still shortcomings in the design, detailing and implementation of complementary systems of closing and also in its thermal performance. This study covers an analytical approach in which simplified methods of calculating resistance and thermal transmittance and a numerical approach are presented, using the computer program ANSYS (version 15) for checking and comparing of these methods. It is considered the closing of multi-layer compound in the outer layer by cement board and the inner layer of gypsum board, brokered by fiber glass insulation, with studs formed by C-sections profiles in galvanized steel. Among the simplified methods discussed in analytical analysis, the method of Isothermal Plans showed the lowest value of thermal resistance and thus the highest thermal transmittance and heat flow. In relation to the numerical analysis, the results showed that the heat flow is equal to a value around 49% higher than the heat flux value for a closing without the presence of steel profile. The method of Modified Zone showed the smallest difference in the value of the equivalent thermal resistance in comparison of analytical and numerical analysis.
  • Item
    Avaliação por modelagem numérica de coberturas inibidoras de drenagem ácida de mina em pilhas de estéril e barragens de rejeito. Estudo de casos.
    (2018) Gonçalves, Carla Cristina; Bacellar, Luis de Almeida Prado; Oliveira, Waldyr Lopes de Oliveira; Bacellar, Luis de Almeida Prado; Almeida, Rodrigo Pereira de
    Os resíduos oriundos da atividade de mineração (estéril e rejeito) podem ser dispostos em superfície na forma de pilhas de estéril e barragens de rejeito. Em muitos casos, os resíduos de mineração de minerais sulfetados, quando entram em contato com água e oxigênio, geram um percolado rico em soluções ácidas, denominado Drenagem Ácida de Mina (DAM). A oxidação de minerais sulfetados também podem gerar a Drenagem Neutra de Mina (DNM) e a Drenagem Salina (DS). Atualmente, uma das técnicas empregadas para prevenir estes processos é a utilização de sistemas de coberturas com solo na etapa de descomissionamento das pilhas de estéril e barragens de rejeito. Nesta dissertação, a aplicabilidade desta técnica foi estudada em uma mina a céu aberto, localizada no estado de Goiás, que gera resíduos ricos em minerais sulfetados. Na área da mina foram construídas áreas testes de depósitos de estéreis e rejeitos, em escala real, com o objetivo de avaliar a eficiência de sistemas de coberturas capazes de inibir, a priori, a DAM. Esses experimentos consistiram em coberturas com diferentes tipologias e espessuras de solo, do tipo convencional e alternativo (evapotranspirativas, com ou sem barreira capilar). Cada experimento foi instrumentado com medidores de teor de umidade e de vazão de água percolada. Realizou-se a modelagem numérica de fluxo nos experimentos com o software VADOSE/W, em um período de um ano. A etapa de calibração das simulações deu-se com os dados de instrumentação dos sensores de umidade e do volume exfiltrado. A eficiência dos sistemas de coberturas também foi avaliada pela análise dos parâmetros físico-químicos dos fluxos exfiltrantes e descobriu-se que o processo em curso nos experimentos se enquadra na DNM. Os resultados indicaram que o sistema convencional de cobertura da área teste de depósito de rejeito e a camada de cobertura com controle de compactação da área de depósito de estéril constituiriam as alternativas mais indicadas para recobrimento de barragem de rejeito e pilhas de estéril, respectivamente. Recomenda-se futuros estudos para avaliar quais seriam as espessuras das camadas de cobertura mais adequadas para melhorar a eficiência destas alternativas.
  • Item
    Um estudo numérico e experimental do escoamento de aço durante o vazamento de uma panela de aciaria.
    (2007) Rodrigues, Eliana Ferreira; Marins, Ângelo Máximo Fernandes; Solimani, Márcio Rodrigo
    O presente trabalho apresenta uma metodologia numérica e experimental para determinação dos parâmetros de controle da temperatura do aço líquido contido na panela de aciaria durante o vazamento para o distribuidor, por ocasião dos seus ciclos normais de operação. Inicialmente os modelos idealizados são resolvidos numericamente com a aplicação da técnica do método de elementos finitos, obtendo-se, como principais resultados, o perfil de temperatura no aço líquido juntamente com a parede refratária e o perfil de velocidade do banho metálico. Os resultados obtidos da simulação são comparados com os retirados de experimentos na indústria realizados pelos autores. Pode-se, assim, identificar os pontos críticos na perda de temperatura do banho metálico e empregar medidas preventivas, de modo a evitar um superaquecimento ou um aquecimento prematuro que resulta em uma série de problemas durante o lingotamento contínuo.
  • Item
    Ventilação natural em galpões : o uso de lanternins nas coberturas.
    (2006) Mazon, Ana Amélia Oliveira; Silvado, Rodolfo Gonçalves Oliveira da; Souza, Henor Artur de
    A ventilação natural no interior das edificações proporciona condições favoráveis de conforto térmico aos ocupantes, além da melhoria da qualidade do ar interno. A eficiência da ventilação natural numa edificação está associada ao número, posição, tipo e tamanho das aberturas existentes para a passagem de ar e também à ação combinada das forças do vento e das diferenças de temperatura. No caso da construção de galpões industriais e edificações comerciais, é usual construir aberturas nas coberturas (lanternins), além daquelas aberturas nas fachadas, para se obter iluminação natural e também melhorar a ventilação natural. Nesse trabalho, estuda-se a ventilação natural em galpões utilizando lanternins. Apresenta- se uma modelagem matemática, associada com o conceito do índice de ventilação natural, para o cálculo da vazão de ar necessária para uma ventilação natural adequada em edificações e também para o cálculo das áreas das aberturas necessárias para suportar uma dada vazão. Ainda por meio de uma abordagem numérica, analisam- se o fluxo de ar no interior do galpão e o perfil da temperatura interna resultantes da simulação. Os resultados obtidos levaram em consideração o grau de conforto térmico necessário no interior do galpão e comprovam a abertura necessária do lanternim calculada para se alcançarem as condições internas de conforto.
  • Item
    Influência da inércia térmica do solo e da ventilação natural no desempenho térmico : um estudo de caso de um projeto residencial em light steel framing.
    (2011) Souza, Henor Artur de; Amparo, Lucas Roquete; Gomes, Adriano Pinto
    The light steel framing technology requires some design adaptations in order to have an adequte thermal performance in Brazil, since it was imported from the USA, In this study, the thermal performance of a light steel frame single-family house, in Belo Horizonte, state of Minas Gerais, was evaluated considering some natural ventilation strategies and the influence of soil inertia. To determine the model’s thermal behaviour, the EnergyPlus simulation program was used. The following stages were carried out: characterization of the structure, its typical exposure to the weather; occupants’ profile and their demands; configuration of closing system; and the evaluation of the building’s thermal comfort conditions and to what extent they meet existing standards. The conclusion was made that a suitably ventilation system could significantly improve the building’s thermal performance, if the local climatic conditions are duly taken into account. Likewise, depending on the land plot topography and the design characteristics, the influence of the soil thermal inertia, when associated to suitable ventilation and shading strategies, could be helpful to improve the design thermal performance.
  • Item
    Métodos de avaliação da resistência e transmitância térmicas do sistema de fechamento em Light Steel Framing.
    (2014) Muzzi, Thassiana Armond; Souza, Henor Artur de
    Diante do crescimento populacional e dos avanços tecnológicos, a indústria da construção civil no mundo tem buscado sistemas mais eficientes de construção com o objetivo de aumentar a produtividade, diminuir o desperdício e atender a uma demanda crescente. Nesse aspecto, o uso do aço na construção civil aparece como uma das alternativas para mudar o panorama desse setor. O sistema Light Steel Framing (LSF) introduzido no Brasil no final da década de 1990 está passando por um processo de desenvolvimento técnico e de aceitação no mercado da construção civil nacional, mas ainda existem deficiências no projeto, no detalhamento e na execução dos sistemas complementares de fechamento e também no seu desempenho térmico. Tendo em vista esses aspectos, neste trabalho faz-se um estudo dos métodos de cálculo da resistência térmica e transmitância térmica equivalentes para fechamentos em LSF. Esse estudo abrange uma abordagem analítica na qual são apresentados os métodos simplificados de cálculo da resistência e transmitância térmicas e uma abordagem numérica, utilizando o programa computacional ANSYS (versão 15), para a verificação e comparação desses métodos. Pelos resultados obtidos observa-se que dos métodos simplificados de cálculo da resistência e transmitância térmicas apresentados, os métodos dos Planos Isotérmicos e Zona Modificada são aqueles que apresentam a menor diferença no valor, via análise numérica comparada à análise analítica, para os tipos de fechamentos aqui utilizados, ou seja, 9,31 % e 4,20%, respectivamente.