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A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

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    Lean construction na construção civil durante a pandemia : uma revisão sistemática.
    (2022) Andrade, Pedro Artur Fernandes Lino; Nascimento, Alessandra Bruna Silva; Araújo, Carlos Henrique de; Tolentino, Solange Aparecida; Guimarães, Irce Fernandes Gomes
    O lean construction é uma filosofia estratégica que foca na eliminação de desperdícios utilizando um novo conceito de gestão e fluxo produtivo. O presente artigo retrata um estudo de literaturas científicas realizadas durante o período da pandemia do COVID-19 que abordam a aplicação da filosofia lean construction e sua empregabilidade na construção civil brasileira. O objetivo deste artigo é analisar e verificar como os princípios dessa ferramenta contribuíram durante a pandemia para a melhoria contínua e eficiência de processos na construção civil. Para isso, utilizou-se uma pesquisa sistemática. Baseados em palavras-chave para o estudo, foram selecionados cinco artigos sobre a aplicação lean construction no setor construtivo. Em seguida, foi feita uma análise quantitativa dos resultados alcançados em cada empresa em estudo e evidenciados os benefícios da aplicação do lean construction. Por fim, destaca-se as considerações finais sobre a importância da aplicação dos princípios lean construction para eliminação de desperdícios e a redução de custos na construção civil.
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    Comunicação em tempos de crise e as armadilhas do oportunismo.
    (2021) Pompeo, Karin Brondino; Abdalla, Carla Caires; Morais, Isabela Carvalho de; Viotto, Marina Henriques
    A crise instaurada pela Covid-19 trouxe desafios para a comunicação de marketing, cada vez mais centrada nas redes sociais, que permitem interação direta e instantânea com os consumidores. O presente artigo tem como objetivo identificar e discutir práticas de comunicação empresarial vistas como oportunistas pelos consumidores durante crises. Para isso, foram selecionadas e investigadas postagens feitas na rede social Instagram durante os meses de Maio e Junho de 2020. Com base na análise e codificação aberta de comentários dos consumidores em comunicações de marcas nessa rede social, foram mapeadas quatro práticas tidas como oportunistas – mudança de tom radical, alienação intencional, busca por redenção e falso altruísmo – e analisado o potencial de indignação do consumidor frente a essas práticas. Por fim, é proposta uma ferramenta de análise focada no posicionamento da marca, em três etapas, sendo elas: 1. identificar características centrais do posicionamento da marca; 2. conectar a comunicação em tempos de crise a essas características, mantendo a consistência do posicionamento; e 3. revisar a comunicação ante as quatro práticas oportunistas identificadas na análise de dados antes de sua implantação. Com isso, pretende- se propor procedimentos de análise e execução para que as marcas possam realizar uma comunicação adequada em momentos de crise.