EM - Escola de Minas
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A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.
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Item Análise da influência da rugosidade de estradas de mina nos parâmetros operacionais de transporte.(2019) Silva, Pedro Guilherme Cipriano; Lima, Hernani Mota de; Torres, Vidal Félix Navarro; Lima, Hernani Mota de; Oliveira Filho, Waldyr Lopes de; Dutra, José Ildefonso GusmãoEm lavra de mina a céu aberto o transporte de minério e estéril representa grande parte dos custos de operação que incluem os de manutenção de vias e os de operação dos caminhões fora-de-estrada. A magnitude destes custos está atrelada, dentre outros fatores, às condições funcionais das estradas in pit, uma vez que a rugosidade existente em suas superfícies contribui no aumento da depreciação do veículo de transporte, redução de velocidade, aumento do tempo de viagem e, consequentemente, diminuição da produtividade. Nesse estudo, para fins de caracterização in situ utilizou-se a técnica de perfilagem a laser para obtenção das irregularidades longitudinais das superfícies de estradas em duas minas de minério de ferro de grande porte, traduzidas pelo Índice de Rugosidade Internacional (IRI). Dados das irregularidades obtidas por perfilagem a laser foram utilizados para avaliar a influência da rugosidade das estradas de mina nos parâmetros operacionais de transporte como resistência ao rolamento, velocidade média, tempo de viagem, produtividade e custo unitário de transporte dos caminhões fora-de-estrada. Os resultados obtidos permitiram concluir que o aumento da rugosidade da superfície das estradas de mina em uma amplitude de 10 centímetros pode provocar o aumento do coeficiente de resistência ao rolamento em 5%, redução da velocidade média em 25%, aumento do tempo de viagem em 26%, redução da produtividade em 19% e aumento do custo unitário de transporte em 21%.Item Melhoria contínua aplicada para carregamento e transporte na operação de mina a céu aberto.(2017) Coutinho, Heitor Lobo; Lima, Hernani Mota de; Curi, Adilson; Lima, Hernani Mota deA alta competitividade no mercado de mineração mundial faz com que as empresas busquem cada vez mais aumentar a eficiência de seu processo produtivo para viabilizar suas operações. Este trabalho apresenta um conjunto de projetos de melhoria contínua aplicados nas operações unitárias de carregamento e transporte, na lavra a céu aberto. A partir de uma pesquisa sobre as diversas práticas operacionais utilizadas nas operações de mina, apresentamos algumas técnicas que resultam em maior produtividade, maior segurança e menor custo operacional nas operações de carregamento, transporte por caminhões e transporte por correias. Na operação de carregamento foram analisadas técnicas de dimensionamento e compatibilidade dos equipamentos, posicionamento, manobra, condições e dimensões da praça. Na operação de transporte foram analisadas técnicas para projetos de acessos e gestão do transporte considerando fatores como largura, inclinação, plano de tráfego, manutenção e infraestrutura das vias de acesso. Além do transporte por caminhões foi feita uma análise do método de transporte por correias transportadoras, método inovador de lavra que vem sendo cada vez mais avaliado. Aqui serão analisadas as principais vantagens e desvantagens deste método, comparando-o ao tradicional por caminhões. Com base na metodologia Lean Seis Sigma, em boas práticas analisadas e em dados coletados em campo, foram aplicadas algumas melhorias de processo compondo três estudos de caso: projeto de redução de custo com pneus, projeto de aumento da produtividade dos caminhões e projeto de aumento da produção no sistema de correias, resultando em ganhos financeiros estimados na ordem de R$ 31,6 milhões por ano, além de ganhos em redução de impacto ambiental e aumento de segurança nas operações de mina.Item Disposição de estéril em cava : um estudo de caso.(2016) Faria, Luciana Rodrigues de; Curi, Adilson; Curi, Adilson; Zanetti, Eunírio Fernandes; Sousa, Wilson Trigueiro deA atividade da mineração é a base para o desenvolvimento social e econômico da sociedade, mas, apesar de sua importância, é um setor sempre lembrado pelos problemas com as questões ambientais. Desta maneira, este trabalho busca a conciliação entre o conceito de sustentabilidade ambiental e a mineração, com o uso consciente e sustentável da natureza. Esta dissertação pretende discutir a inclusão de parâmetros ambientais na atividade de lavra, aliando o aspecto técnico ao ambiental, através da avaliação da disposição de estéril dentro da cava simultaneamente à lavra, método este que aqui será chamado “Sequenciamento Verde”. Com os resultados obtidos, foi possível a análise desta metodologia em três diferentes vertentes: comparação econômica entre o método tradicional e o proposto, possíveis ganhos ambientais e possibilidade de esterilização de reservas.Item Análise de cobertura e capacidade da comunicação móvel para automação em minas inteligentes a céu aberto.(2016) Barbosa, Viviane da Silva Borges; Lima, Hernani Mota de; Garcia, Luis Guilherme Uzeda; Lima, Hernani Mota de; Garcia, Luis Guilherme Uzeda; Errico, Luciano deA contínua busca por maiores níveis de segurança e e ciência operacional est a impulsionando a indústria mineira em direção a automação de operações em larga-escala, isto e, as ''minas inteligentes". Nesse contexto, a conectividade sem o e simultaneamente uma das peças fundamentais para permitir a automação em minas a céu aberto e um desafio técnico para os empreendimentos. O volume crescente de funcionalidades que consomem recursos de rede e a transmissão de vídeos em tempo real alteram o tráfego de dados de poucos kilobits por segundo para megabits por segundo, exigindo que a rede sem o tenha maior capacidade para atender a nova demanda. Adicionalmente, o afastamento das frentes de lavra em minas a c eu aberto com relação a infraestrutura inicial de comunicação implica em maior cobertura ao longo da vida da mina. Neste trabalho, foram feitas análises de cobertura e capacidade da comunicação sem o em uma mina a c eu aberto ao longo de 7 anos marcados por intensas alterações topográficas, aumento de frota e mudança de tecnologia. Os resultados demonstraram que a integração entre planejamento de lavra e de rede e um desenvolvimento natural do processo de automação mineira e necessário para orientar a posição e o dimensionamento de estruturas de comunicação como torres e pontos-de acesso em todas as fases do projeto.Item Análise da influência de barreiras hidráulicas no padrão do fluxo e na estabilidade de taludes de cavas a céu aberto de minas de ferro do Quadrilátero Ferrífero, MG.(Programa de Pós-Graduação em Geotecnia. Núcleo de Geotecnia, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2009) Ventura, Leonardo Carvalho; Bacellar, Luis de Almeida PradoCamadas menos permeáveis, diques e até mesmo descontinuidades podem atuar como barreiras hidráulicas, interferindo no padrão de fluxo hídrico e com reflexos deletérios na estabilidade dos taludes de mineração. Neste sentido, este trabalho objetivou analisar as possíveis influências que os filitos da formação Batatal proporcionam, atuando como barreiras hidráulicas, tanto no padrão do fluxo hídrico, como também, na estabilidade dos taludes das cavas finais das minas do Tamanduá, Pico e Capitão do Mato, situadas no Quadrilátero Ferrífero (MG). Para tanto, foram levantadas características geológicas, geotécnicas e hidrogeológicas das unidades geológicas, e realizado o modelamento matemático do padrão do fluxo e da estabilidade dos taludes globais sob diversas condições possíveis de condutividade hidráulica dos filitos. Estas análises foram realizadas através dos programas SEEP/W® e SLOPE/W®, neste caso aplicando o método de equilíbrio limite, com os procedimentos de Bishop, Janbu e Morgenstern Price. Fundamentadas nos resultados obtidos nas análises, as possíveis influências nas condições de fluxo e nos coeficientes de segurança das seções dos taludes das minas foram avaliadas e discutidas. O grande número de variáveis e incertezas dificultou o perfeito entendimento dessas influências. Mesmo com todas estas dificuldades, foi possível concluir principalmente que: a análise da condição de estabilidade acoplada com a análise de percolação se mostrou eficaz para o objetivo proposto; a utilização de curvas características de condutividade indiretamente estimadas é preferível que assumir-se recarga uniformemente distribuída por todas as unidades geológicas; as componentes verticais de fluxo são relevantes para o nível de segurança de taludes e podem condicionar rupturas locais; o emprego dos valores de permeabilidade obtidos por retro-análise (cenário 1) em modelos bidimensionais de fluxo sugere a possibilidade de ocorrer um fluxo considerável pela Formação Batatal.