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A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

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    Avaliação da confiabilidade de vigas metálicas dimensionadas pela NBR 8800.
    (2004) Castanheira, Aparecida Mucci; Freitas, Marcílio Sousa da Rocha
    O estudo da confiabilidade estrutural se relaciona com a avaliação da probabilidade de violação de um estado limite para um sistema estrutural. Isto inclui tanto a segurança contra a falha estrutural ou colapso de parte da estrutura, conhecida como estado limite último, quanto à disfunção no uso da estrutura, conhecida como estado limite de utilização. Uma vez definidos pelo projetista os estados limites relevantes ao sistema estrutural, pode-se calcular o nível de segurança com respeito a esses estados. As normas atuais de projeto estrutural, baseadas no Método dos Estados Limites, buscam a padronização dos critérios de dimensionamento e a uniformização do nível de confiabilidade, para uma determinada classe de estruturas, atendendo aos anseios dos engenheiros, proprietários e usuários. Este trabalho apresenta uma revisão do processo de transição das Normas em Tensões Admissíveis para Normas em Estados Limites, e de alguns métodos de confiabilidade estrutural. Neste trabalho apresenta-se um estudo do nível de confiabilidade de vigas de perfis I laminados fabricados pela AÇOMINAS, para o estado limite de flexão, projetadas segundo a NBR 8800 e o projeto de revisão da referida norma. Finalmente são mostrados os resultados da análise, indicando a variabilidade encontrada no índice de confiabilidade do estado limite último de flexão.
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    Análise da viabilidade econômica via simulação de Monte Carlo para utilização da escória de aciaria como agregado na fabricação de pré-fabricados para a construção civil – ecoblocos.
    (2015) Gonçalves, Deyvid Ricardo Ramos; Peixoto, Ricardo André Fiorotti; Silva, Guilherme Jorge Brigolini
    O Brasil é detentor das maiores reservas mundiais de minério de ferro e de um avançado parque siderúrgico, o que o tem possibilitado incrementar, de forma cada vez mais acelerada, a produção de aço, tanto para o consumo interno como para a exportação. O aço é essencial como matéria-prima para obras de infraestrutura, máquinas pesadas, edificações, etc., principalmente devido às suas características intrínsecas de qualidade e relativo baixo custo de produção. Como os volumes de rejeitos aumentam na mesma proporção da produção estão sendo gerados sérios problemas de passivos ambientais. Assim, torna-se imperativo maximizar a produtividade das operações e processos, bem como minimizar os custos financeiros e ambientais para a disposição daqueles rejeitos. Isso pode ser obtido via recuperação do metal contido nas escórias, com seu posterior retorno ao processo siderúrgico, reduzindo a extração de matéria-prima, consumo de energia e destinação da fração não-metálica ao mercado passível de utilizá-la economicamente. A Escória Bruta de Aciaria (EBA), tem composição química e granulométrica de 35% de FeO (SANTOS, 2013) e sua recuperação é economicamente viável através do processo mais usualmente de separação magnética. Concomitantemente, é separada a fração não-metálica constituída basicamente de óxidos de Cálcio (CaO), Magnésio (MgO) e Dióxido de Silício (SiO2). Para a fração não-metálica ser utilizada como agregado na construção civil, é necessário o tratamento, em relação à expansão, e também a britagem em tamanhos adequados. Estudos e experimentos desenvolvidos recentemente demonstram a similaridade de propriedades físicas e mecânicas das escórias da siderurgia e dos materiais convencionais (areia e brita) para a fabricação de matrizes de cimento Portland e possibilidades de total substituição de um pelo outro. O objetivo deste trabalho é quantificar os custos totais de produção para o beneficiamento de escórias de aciaria e sua utilização na fabricação de blocos de concreto de alvenaria e de pavimentação, utilizando a fração não-metálica em substituição integral dos materiais naturais convencionalmente utilizados. A Análise da viabilidade econômica foi realizada via simulação de Monte Carlo para a quantificação dos riscos da análise de riscos e incertezas. Obteve-se a determinação do custo de produção destes artefatos, segundo diferentes configurações e possiblidades de projetos de engenharia e a garantia da viabilidade econômica do projeto. Os resultados obtidos demonstram a viabilidade econômica do projeto com índices de cerca de 98% de viabilidade. Além disso, pode ser pago em aproximadamente 2,5 (dois anos e meio), considerando um investimento de R$ 9.406.943,48, com uma receita anual de R$ 10.843.651,03 e atendendo a taxa mínima de atratividade de 12,07%. Para a configuração utilizada, é possível obter-se lucro líquido mensal da ordem de R$ 308.000,00 descontado o imposto de renda.
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    Aplicação da técnica de simulação para análise da superposição de ondas sísmicas geradas em desmonte de rocha pela dispersão dos tempos de retardo utilizando o método de Monte Carlo.
    (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral. Departamento de Engenharia de Minas, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2010) Klen, André Monteiro; Silva, Valdir Costa e
    Este trabalho é resultado de um estudo através de simulação baseada no Método de Monte Carlo, da relação que existe entre a dispersão dos tempos de retardo dos acessórios de iniciação e elementos de retardos de superfície com o excesso de vibração provocado pela superposição de ondas sísmicas em atividades de desmonte de rocha por explosivo em lavra a céu aberto. As conclusões foram desenvolvidas a partir dos resultados gerados pela simulação de diferentes planos de fogo, constituídos por retardos de superfície para cordel e detonadores tipo tubo de choque com retardo. Com os resultados da simulação dos planos de fogo observou-se a capacidade desta técnica de representar as dispersões e avaliar a probabilidade de superposição de ondas entre furos adjacentes, o que possibilita a sua utilização como ferramenta na tomada de decisão no desenvolvimento de planos de fogo no que se refere à análise da vibração e dimensionamento dos tempos de retardo.
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    Confiabilidade estrutural utilizando o método de Monte Carlo e redes neurais.
    (2005) Barbosa, Anderson Henrique; Freitas, Marcílio Sousa da Rocha; Neves, Francisco de Assis das
    A análise de confiabilidade estrutural em geral, por envolver um grande número de variáveis aleatórias ou exigir uma grande quantidade de simulações, se depara com a questão do custo computacional. Duas técnicas utilizadas para essa avaliação são o método de simulação de Monte Carlo e os métodos analíticos do tipo FORM/SORM. Os métodos analíticos FORM e SORM podem apresentar problema de precisão no cálculo da probabilidade de falha. Em relação ao método de Monte Carlo, embora sejam de fácil implementação e absolutamente geral, o grande número de simulações pode exigir um tempo de processamento elevado, o que pode tornar sua aplicação inviável. Nesse trabalho, foi utilizada uma rede neural treinada para substituir a solução do problema estrutural necessário a cada simulação de Monte Carlo, com o objetivo de reduzir o custo computacional requerido na análise. As aplicações realizadas proporcionaram bons resultados, com baixo custo computacional, o que atesta a viabilidade de sua aplicação.