EM - Escola de Minas

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A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

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    Análise comparativa de métodos para determinação da tensão de escoamento em rejeitos de mineração.
    (2020) Santos, Átila Geraldo Rochido dos; Pereira, Eleonardo Lucas; Pereira, Eleonardo Lucas; Lima, Hernani Mota de; Russo, Mário Luís Cabello
    As propriedades reológicas dos rejeitos são amplamente utilizadas na indústria da mineração como ferramenta de investigação, capazes de fornecer o correto detalhamento dos sistemas de bombeamento das plantas de tratamento de minérios, transporte dos rejeitos para deposição e parâmetros de entradas para software que realizam análises de rupturas hipotéticas de barragens de rejeitos. As propriedades reológicas dos rejeitos são obtidas a partir de ensaios geotécnicos de laboratório, ou seja, os ensaios de reometria. Nesse contexto, os ensaios realizados através dos Slump são usualmente utilizados pela facilidade de ser executado e promover baixo custo financeiro. Entretanto, é possível encontrar, nas pesquisas que tratam da sua utilização, questionamentos referentes aos materiais e os procedimentos de realização dos testes, como, por exemplo, os moldes com formas geométricas do tipo cilíndrica ou do tipo tronco de cone, as metodologias de cálculos utilizadas, a influência dos tempos de leituras, bem como as estruturas dos moldes. Considerando os fatores mencionados, o presente estudo objetivou avaliar, por meio de ensaios de Slump e de palheta (Vane Test), a tensão de escoamento do rejeito do minério de ferro, fazendo-se o uso de diferentes tipos de materiais e de procedimentos para realização destes ensaios. Neste estudo,foi realizada a caracterização dos rejeitos de mineração, definidas as dosagens associadas às misturas dos rejeitos e determinada a tensão de escoamento através de ensaios de Vane e de Slump. Os ensaios de Vane foram realizados com o objetivo de correlacionar os seus resultados com aqueles obtidos no teste de Slump, considerando os valores de tensão de escoamento. As análises mostraramse satisfatórias, dado que o Vane Test apresentou bons resultados validando a rotina das correlações realizadas nesta pesquisa. Apesar de pequenas variações na correlação, ao verificar suas regressões lineares, constatou-se que os resultados foram satisfatórios, no âmbito da proposta inicial desta dissertação.
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    Experimentos simples para estudo de granéis.
    (2016) Milhomem, Felipe de Orquiza; Luz, José Aurélio Medeiros da
    Embora haja exigência cada vez maior de um ensino integrado entre teoria e prática, com contextualização dos tópicos abordados, o que ainda se verifica em várias instituições de ensino é a clássica forma de aprendizagem focada na memorização do conteúdo, notadamente nas ciências naturais, de fórmulas, sem, contudo, entender os conceitos por detrás das equações ou mesmo sua utilização prática. Sistemas particulados densificados, conhecidos como granéis, são muito comuns em diversas áreas, como a alimentícia, a farmacêutica, a mineração, a construção civil dentre outros. Neste artigo, experiências simples são propostas para se estudar granéis como atividades extracurriculares junto a alunos do segundo grau. As características estudadas foram: análise de distribuição de tamanhos, massa específica real e aparente, porosidade, esfericidade, índice de Hausner, ângulo de repouso dinâmico e vazão de escoamento. As metodologias propostas se mostraram reprodutíveis e facilmente mensuráveis. Tais atividades podem ser executadas de forma a levar os alunos à contextualização de diversos conceitos matemáticos e físicos no mundo real.Embora haja exigência cada vez maior de um ensino integrado entre teoria e prática, com contextualização dos tópicos abordados, o que ainda se verifica em várias instituições de ensino é a clássica forma de aprendizagem focada na memorização do conteúdo, notadamente nas ciências naturais, de fórmulas, sem, contudo, entender os conceitos por detrás das equações ou mesmo sua utilização prática. Sistemas particulados densificados, conhecidos como granéis, são muito comuns em diversas áreas, como a alimentícia, a farmacêutica, a mineração, a construção civil dentre outros. Neste artigo, experiências simples são propostas para se estudar granéis como atividades extracurriculares junto a alunos do segundo grau. As características estudadas foram: análise de distribuição de tamanhos, massa específica real e aparente, porosidade, esfericidade, índice de Hausner, ângulo de repouso dinâmico e vazão de escoamento. As metodologias propostas se mostraram reprodutíveis e facilmente mensuráveis. Tais atividades podem ser executadas de forma a levar os alunos à contextualização de diversos conceitos matemáticos e físicos no mundo real.Embora haja exigência cada vez maior de um ensino integrado entre teoria e prática, com contextualização dos tópicos abordados, o que ainda se verifica em várias instituições de ensino é a clássica forma de aprendizagem focada na memorização do conteúdo, notadamente nas ciências naturais, de fórmulas, sem, contudo, entender os conceitos por detrás das equações ou mesmo sua utilização prática. Sistemas particulados densificados, conhecidos como granéis, são muito comuns em diversas áreas, como a alimentícia, a farmacêutica, a mineração, a construção civil dentre outros. Neste artigo, experiências simples são propostas para se estudar granéis como atividades extracurriculares junto a alunos do segundo grau. As características estudadas foram: análise de distribuição de tamanhos, massa específica real e aparente, porosidade, esfericidade, índice de Hausner, ângulo de repouso dinâmico e vazão de escoamento. As metodologias propostas se mostraram reprodutíveis e facilmente mensuráveis. Tais atividades podem ser executadas de forma a levar os alunos à contextualização de diversos conceitos matemáticos e físicos no mundo real.Embora haja exigência cada vez maior de um ensino integrado entre teoria e prática, com contextualização dos tópicos abordados, o que ainda se verifica em várias instituições de ensino é a clássica forma de aprendizagem focada na memorização do conteúdo, notadamente nas ciências naturais, de fórmulas, sem, contudo, entender os conceitos por detrás das equações ou mesmo sua utilização prática. Sistemas particulados densificados, conhecidos como granéis, são muito comuns em diversas áreas, como a alimentícia, a farmacêutica, a mineração, a construção civil dentre outros. Neste artigo, experiências simples são propostas para se estudar granéis como atividades extracurriculares junto a alunos do segundo grau. As características estudadas foram: análise de distribuição de tamanhos, massa específica real e aparente, porosidade, esfericidade, índice de Hausner, ângulo de repouso dinâmico e vazão de escoamento. As metodologias propostas se mostraram reprodutíveis e facilmente mensuráveis. Tais atividades podem ser executadas de forma a levar os alunos à contextualização de diversos conceitos matemáticos e físicos no mundo real.Embora haja exigência cada vez maior de um ensino integrado entre teoria e prática, com contextualização dos tópicos abordados, o que ainda se verifica em várias instituições de ensino é a clássica forma de aprendizagem focada na memorização do conteúdo, notadamente nas ciências naturais, de fórmulas, sem, contudo, entender os conceitos por detrás das equações ou mesmo sua utilização prática. Sistemas particulados densificados, conhecidos como granéis, são muito comuns em diversas áreas, como a alimentícia, a farmacêutica, a mineração, a construção civil dentre outros. Neste artigo, experiências simples são propostas para se estudar granéis como atividades extracurriculares junto a alunos do segundo grau. As características estudadas foram: análise de distribuição de tamanhos, massa específica real e aparente, porosidade, esfericidade, índice de Hausner, ângulo de repouso dinâmico e vazão de escoamento. As metodologias propostas se mostraram reprodutíveis e facilmente mensuráveis. Tais atividades podem ser executadas de forma a levar os alunos à contextualização de diversos conceitos matemáticos e físicos no mundo real.
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    Modelagem de desaguamento em peneira.
    (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral. Departamento de Engenharia de Minas, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2013) Milhomem, Felipe de Orquiza; Luz, José Aurélio Medeiros da
    Peneiras vibratórias são comumente utilizadas no beneficiamento mineral para a separação das espécies por tamanho. Elas também podem ser empregadas para a etapa de desaguamento de sistemas particulados como areia, finos de carvão, concentrados de minério e rejeitos, dentre outros, tendo como vantagem os baixos custos de montagem e operação. Dada sua importância no processamento mineral, este trabalho teve por objetivo estudar o desaguamento por peneiras vibratórias por meio da construção de um modelo matemático. Esse modelo será baseou-se nas forças hidráulicas descritas pela equação de Ergun, pela perda de carga nas aberturas da peneira (acidentes hidráulicos), pela altura da coluna de líquido, pelas forças interfaciais (capilaridade) e pelas forças mecânicas devidas ao movimento vibratório da peneira. Simulações foram realizadas com o intuito de verificar quais as melhores condições de drenagem do líquido (maior velocidade de percolação). Os melhores resultados obtidos foram com esferas de vidro, com 30% de sólidos, amplitude de 0,002 m e frequência de 167,55 Hz com tensão superficial de 72 x 10 -2 N/m. Assim, os parâmetros que mais influenciam no processo são a morfologia das partículas, a concentração de sólidos na polpa e a excitação da peneira (frequência e amplitude). Por outro lado, tensão superficial e fração de área aberta mostraram pouca importância nos resultados.