EM - Escola de Minas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6

Notícias

A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Item
    Mineração e sociedade : a influência do curso de mineração do IFMG- OP na vida de seus ex-alunos.
    (2021) Gonçalves, Paulo César; Totti, Emilcy das Graças Guimarães; Nogueira, Francielle Câmara; Pereira, Carlos Alberto
    O ensino da mineração no Brasil se inicia em 1876 com a criação da Escola de Minas de Ouro Preto por Claude-Henri Gorceix. Desde então, várias escolas de nível superior, e mais tarde, de nível técnico foram criadas em diversas regiões do país ao longo dos anos. Somente em 1944, após reforma do sistema educacional, que foi criado o curso técnico de Metalurgia e Mineração em Ouro Preto, funcionando inicialmente no prédio da Escola de Minas até 1964. A partir de 1965, a escola já na nova sede é renomeada para Escola Técnica Federal de Ouro Preto (ETFOP). Atualmente a antiga ETFOP é um campus do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Este trabalho tem por objetivo apresentar o perfil dos ex-alunos do curso técnico em Mineração do IFMG - Campus Ouro Preto de diferentes épocas, a partir de pesquisa on-line realizada com 85 egressos, fazendo um paralelo entre os desafios atuais da área e as propostas acadêmicas do Instituto Federal. Mesmo com as várias mudanças desde a sua criação, o curso se mantém com uma boa inserção no mercado e a qualidade do ensino ainda é base para um bom desempenho dos ex-alunos nas universidades.
  • Item
    A importância das ações de extensão para a divulgação das Geociências na Universidade Federal do Espírito Santo : da universidade para a sociedade.
    (2021) Costa, Flávia Compassi da; Marques, Rodson de Abreu
    A divulgação das Geociências é fundamental para a exploração sustentável do planeta, pois possibilita o entendimento acerca da transformação dos espaços naturais e da interação da sociedade com o meio ambiente. Uma forma de difundir esse conhecimento é com a extensão universitária, que tem como finalidade articular o ensino e a pesquisa científica às necessidades da comunidade onde a universidade se insere, buscando transformar positivamente a realidade social por meio desse intercâmbio. O objetivo deste trabalho é divulgar as ações extensionistas, com ênfase na divulgação da Geociências, realizadas pela Universidade Federal do Espírito Santo, mostrando sua importância tanto para os estudantes do ensino superior quanto para a comunidade.
  • Item
    Produção científica e áreas temáticas no Curso de Geologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) : análise estatística de trabalhos de conclusão de curso [2010-2020].
    (2021) Candotti, Calvin da Silva; Oliveira, Fabrícia Benda de; Marques, Rodson de Abreu; Oliveira, Carlos Henrique Rodrigues de
    A principal produção científica do curso de graduação em Geologia na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) são os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvidos na disciplina Seminário de Graduação em Geologia ofertada no nono semestre. Este trabalho apresenta resultados de um levantamento estatístico qualitativo-quantitativo sobre os TCC produzidos no intervalo de dez (10) anos. Os TCC foram analisados como material científico arquivado no Departamento de Geologia e como publicações em e-books disponíveis no site do curso. Informações relativas aos TCC e suas publicações foram periodicamente tabuladas e atualizadas. A produção tem padrão irregular, com 79% dos TCC realizados no Espírito Santo, e concentração de trabalhos em alguns temas de estudo. Cerca de 21% foram publicados como capítulos em e-books. É possível aplicar os TCC para obter retorno social, pedagógico, científico e profissional; serão realizados estudos futuros para integrar as informações disponíveis.
  • Item
    Apresentação de material pedagógico-computacional para o ensino do método Simplex.
    (2014) Lourenço, André Araújo; Gomes, Guilherme Henrique Guerra; Carvalho, Pedro Augusto Morais de; Mafra, Rodrigo Silvério de Carvalho; Bretas, Thiago Lomas; Silva, André Luís
    Neste trabalho é apresentada uma simulação de resolução do método Simplex – método recorrente na área de Pesquisa Operacional – utilizando o software Macromedia Flash Professional 8. Este software pode proporcionar uma perspectiva nova no ensino/aprendizagem que é, do ponto de vista pedagógico, interessante conceitual e visualmente. A escolha deste método específico deve-se ao fato do grande número de disciplinas que o abordam e o utilizam na resolução de problemas de programação linear. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma forma de acrescentar ao ensino de Pesquisa Operacional uma opção interativa para o aprendizado/ensino do método Simplex e que pode ser utilizada pelo aluno/professor quando desejado.