EM - Escola de Minas
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A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.
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Item Comparação entre o modelo de rede de filas e o modelo de simulação computacional para análise de capacidade de malhas ferroviárias em trechos singelos.(2009) Guimarães, Irce Fernandes Gomes; Rodrigues, Lásara Fabrícia; Pompermayer, Fabiano Mezadre; Souza, Maurício Cardoso deO presente trabalho propõe uma comparação entre dois métodos: a modelagem de redes de filas e a simulação computacional utilizadas para estimar medidas de desempenho, por exemplo, o tempo médio total de viagem num trecho sem bifurcações de uma malha ferroviária, contendo um certo número de pátios de cruzamento. O objetivo desta comparação é apresentar as duas ferramentas de análise de desempenho para determinar a capacidade de malha ferroviária, dado um nível de serviço, e também mostrar as especificidades de cada um dos métodos. Para as referidas análises foi modelado um trecho de malha por uma rede de servidores em série ou modelo computacional, representando os subtrechos entre pátios, e os trens que percorrerão esses pátios. Esses modelos podem ser usados para estimar o impacto no tempo de viagem de trens em trechos congestionados. São apresentados, para os dois métodos, resultados numéricos em trechos singelos de malha da Ferrovia Centro-Atlântico, bem como uma comparação entre os dois métodos.Item Avaliação do desempenho de pavimentos restaurados por meio de técnicas de reciclagem de materiais de pavimentação.(Programa de Pós-Graduação em Engenharia Geotécnica. Núcleo de Geotecnia, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2009) Souza, Firmino Sávio Vasconcellos de; Ceratti, Jorge Augusto PereiraAs indicações do Tratado de Kyoto, com o intuito de promover a sustentabilidade do planeta, evidenciaram a necessidade imediata de adotar medidas preventivas ou mitigatórias dos impactos ambientais causados pelas atividades produtivas, apontando a conveniência de atividades como a restauração de pavimentos por reciclagem, dado ao grande volume de materiais envolvidos e pela comprovação irrefutável de ser técnica e economicamente eficaz. O principal objetivo desta dissertação é demonstrara eficácia da técnica de reciclagem dos materiais de pavimentação e de outras técnicas correlatas, principalmente quando aplicadas no momento adequado, apontado pela corrreta avaliação de seu desempenho. Este trabalho apresenta um Estudo de Caso que compara o desempenho de extensões de pavimentos restaurados por diferentes técnicas, na rodovia SP-351, ao longo de dez anos, elegendo como indicadores de desempenho dos pavimentos restaurados as deflexões máximas reversíveis e a irregularidade do perfil longitudinal dos pavimentos, ou seja: de formabilidade elástica e de formabilidade plástica, respectivamente, que confirma a hipótese de que a restauração dos pavimentos por reciclagem propiciou melhor desempenho que as demais medidas de restauração consideradas. O anexo I apresenta umrelato completo de uma obra de restauração por reciclagem de um trecho da rodovia SP-351, incluído no Estudo de Caso aqui apresentado, descrevendo, passo a passo, a execução de uma obra realizada com sucesso quanto aos seus aspectos técnicos tais como materiais, equipamentos, logística e controles tecnológicos. O levantamento bibliográfico foi feito sobre o desempenho de pavimentos, sobre reciclagem de materiais de pavimentação e sobre gestão da manutenção de pavimentos. Ao final, evidencia-se a necessidade de dar sequência a estudos sobre o assunto, sugerindo-se possíveis temas para pesquisa futura.