EM - Escola de Minas
URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6
Notícias
A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.
Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Avaliação do desempenho de misturas asfálticas com rejeitos de ardósia.(2021) Bispo, Matheus Evangelista Gonçalves; Alves, Hebert da Consolação; Lessa, Daniela Antunes; Silva, Rodolfo Gonçalves Oliveira da; Hilário, Ronderson Queiroz; Sá, Edgar AlfredoO presente trabalho teve como objetivo analisar o desempenho mecânico de concretos asfálticos usinados a quente (CAUQ) utilizando o rejeito de ardósia como agregado alternativo e verificar a eficiência do mesmo em revestimentos asfálticos em comparação aos agregados normalmente utilizados. A confecção dos corpos de prova foi feita de acordo com a metodologia Marshall de dosagem das misturas asfálticas, utilizando como ligante o cimento asfáltico de petróleo tipo CAP 50/70. Foram realizados ensaios para caracterização dos agregados e das misturas, conforme a norma DNIT ES 031/2006. A caracterização mecânica das misturas foi realizada por meio dos ensaios de resistência à tração por compressão diametral (RT), módulo de resiliência (MR), determinação da estabilidade e fluência Marshall. Os resultados dos ensaios mecânicos da mistura de rejeitos de ardósia (MRA) foram comparados com uma Mistura Asfáltica Convencional. Os parâmetros RT, estabilidade e fluência Marshall da MRA foram satisfatórios. A única consideração feita está relacionada aos resultados elevados encontrados no ensaio MR, surgindo-se questionamentos quanto à veracidade dos valores obtidos e sugerindo-se uma análise química e petrográfica nos agregados de ardósia com o intuito de se obter explicações mais precisas quanto ao módulo de resiliência dessas misturas asfálticas. Por fim, realizou-se uma análise econômica do custo-material de cada uma das misturas.Item Controle de qualidade de uma barragem de enrocamento com núcleo asfáltico caso UHE JIRAU.(2016) Micheluzzi, Adriano Gean; Gomes, Romero CésarBarragens de enrocamento com núcleos de concreto asfáltico constituem alternativas muito interessantes para a implantação de empreendimentos hidrelétricos de grande porte na região Norte do Brasil, pois possibilitam as atividades construtivas mesmo nos períodos chuvosos e, uma vez que incorporam núcleos bastante esbeltos, permitem a adoção de barragens com taludes íngremes, com grande redução e economia dos materiais utilizados. O comportamento geotécnico do núcleo asfáltico constitui a premissa básica de projeto de barragens de enrocamento que utilizam esta tecnologia como elemento de vedação. Neste contexto, impõe-se estabelecer procedimentos rigorosos de controle em relação às propriedades tecnológicas do CAP (cimento asfáltico de petróleo), dos agregados presentes na mistura asfáltica, da transição fina, dos enrocamentos e de suas correspondentes misturas, bem como das metodologias construtivas associadas ao lançamento e compactação destas misturas em campo. O objetivo principal deste estudo é apresentar, de forma sistêmica e estruturada, os principais condicionantes geotécnicos que influenciam a construção de núcleos asfálticos em barragens de enrocamento, considerando-se a experiência e o envolvimento profissional do autor como responsável pela engenharia do proprietário, no setor de geotecnia e na fiscalização da construção da barragem de enrocamento, utilizando materiais betuminosos como núcleos de vedação, no caso da obra da UHE Jirau. Complementarmente, propõe-se abordar a sistemática do controle tecnológico e das metodologias construtivas destes maciços, conforme adotadas no âmbito do empreendimento estudado, bem como discutir os critérios, normas e procedimentos que regulam em campo a implantação de núcleos asfálticos como elementos de vedação de barragens de grande porte, com ênfase especial no controle das temperaturas de campo dos materiais betuminosos, que constitui um fator de extrema relevância sobre a trabalhabilidade e o desempenho final das misturas e na resposta do núcleo como elemento estrutural e de estanqueidade da barragem.