EM - Escola de Minas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6

Notícias

A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Avaliação da influência da escala do mapa litológico nos modelos de suscetibilidade a escorregamentos, no município de Caeté (MG), utilizando métodos estatísticos.
    (2017) Montandon, Larissa Flávia; Bacellar, Luis de Almeida Prado; Bacellar, Luis de Almeida Prado; Barella, Cesar Falcão; Corteletti, Rosyelle Cristina; Parizzi, Maria Giovana
    As cartas de suscetibilidade a escorregamentos são ferramentas fundamentais no reconhecimento de áreas sujeitas a esse fenômeno e no planejamento territorial, a fim de se evitar as possíveis consequências socioeconômicas associadas. Uma das maiores dificuldades na execução do mapeamento sistemático desse tema é a inexistência de bases cartográficas em escala compatível com o detalhamento pretendido, tal como o mapa geológico. Este trabalho tem o objetivo de avaliar a possibilidade de utilização do mapa de unidade litológica em escala menor do que a escala de trabalho, por meio da ponderação do ganho/perda da qualidade do modelo comparativamente àqueles elaborados com esse parâmetro na escala adequada. Para tanto, o estudo de caso foi desenvolvido no município de Caeté (MG), com a produção de três modelos. O Modelo I se refere àquele com o emprego do mapa litológico na escala 1:25.000, o Modelo II com o mapa litológico na escala 1:100.000 e o Modelo III não utiliza esse parâmetro. Foram aplicadas técnicas de análise de sensibilidade – Área Abaixo da Curva, Accountability e Reliability – a fim de analisar o grau de relevância de cada fator no condicionamento dos escorregamentos. Os métodos de Curva de Sucesso e Curva de Predição foram ampregados para avaliar o grau de adequação e a capacidade preditiva dos diferentes modelos elaborados. De modo geral, o ângulo de inclinação das encostas, a orientação das vertentes e a unidade litológica foram os parâmetros que apresentaram maior importância no desenvolvimento de escorregamentos na área de estudo. A análise de sensibilidade também indicou melhores resultados para a unidade litológica na escala 1:100.000, do que na escala 1:25.000. No que diz respeito ao grau de adequação, o Modelo II obteve resultado ligeiramente melhor que o Modelo I, sendo ambos mais satisfatórios do que o Modelo III. Em relação à capacidade preditiva, os Modelos I e III apresentaram valores maiores que o Modelo II. Tendo em vista os valores das curvas de Sucesso e Predição obtidos, acredita-se que as bases geológicas de menor detalhe podem ser utilizadas sem prejuízos à qualidade do modelo final, com a ressalva de sempre priorizar a validação do modelo em campo.
  • Item
    Análise e gestão de riscos das ocupações de faixas de linhas de transmissão : estudo de caso da Vila Alta Tensão.
    (2012) Lima, Adair Rogério de
    A presente dissertação discute a crescente problemática do risco em nosso atual paradigma tecnológico, sua percepção e tolerabilidade, assim como a ocupação desordenada das faixas de servidão de linhas de transmissão pela sociedade. A hipótese fundamental que enfatiza uma Gestão de Riscos, metodologia da engenharia, é a que se refere à observância e aplicação de técnicas preventivas aos perigos e riscos distribuídos entre grupos sociais mais vulneráveis, geralmente pobres e minorias, acarretados pelas relações ambientais, sistemas de produção e à vida moderna, especificamente na relação da exposição a campos eletromagnéticos e riscos a saúde. Portanto, o trabalho tem o objetivo de focar um determinado cenário, tratando o percentual de pessoas que residem em áreas próximas a linhas de transmissão de energia elétrica do município de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais, Brasil, aplicando-se o SIG – Sistema de Informação Geográfica, que facilita a análise espacial desta ocupação, bem como os demais itens correlacionados. As informações sobre as linhas de transmissão foram fornecidas pela concessionária de energia elétrica local. Dados demográficos e socioeconômicos foram obtidos do IBGE e prefeitura local. Algumas imagens, fotos e mapas foram obtidos do acervo do município, através da URBEL, além de levantamento de campo. Através desse levantamento, foi possível identificar a população potencialmente exposta aos riscos e as diversas características para o estudo. Esses corredores incluíram a população residente exposta aos riscos da Linha de Transmissão de um bairro, cuja denominação é Vila Alta Tensão. Através da análise, o estudo comprovou que a população de maior vulnerabilidade, possui baixos índices de renda, escolaridade e desconhece a gravidade dos riscos, bem como não se preocupam com o fato de conviver com este risco.