EM - Escola de Minas

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A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

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    Digitalização 3D aplicada à análise de rugosidade de superfície devido à bioincrustações em cascos de navio.
    (2020) Lisboa, Danilo Duarte; Magalhães, Paulo Henrique Vieira; Castro, Ana Leticia Pilz de; Magalhães, Paulo Henrique Vieira; Castro, Ana Leticia Pilz de; Rêgo Segundo, Alan Kardek; Viana, Edna Maria de Faria
    Estudos comprovam que as bioincrustações em casco de navio alteram sua hidrodinâmica, au- mentando a força de arrasto. Estima-se que as perdas podem gerar um aumento de até 20% no consumo de combustível. Conforme a intensidade incrustante aumenta, limpezas periódicas devem ser executadas. Entretanto, ainda não há um padrão para determinar o nível ou índice de bioincrustação. Neste trabalho é apresentado um estudo de viabilidade da fotogrametria para inspeção das condições de bioincrustação em navios. Por meio de fotografias, são obtidos mo- delos digitais tridimensionais de superfícies amostrais incrustadas. A partir desses modelos, é realizado um estudo de parâmetros de rugosidade e então elaborado o Índice de Bioincrusta- ção (IB), que representa a intensidade de organismos incrustantes em uma área determinada do casco. É apresentado o tratamento das superfícies obtidas para impressão 3D, gerando amostras impressas em polímero que podem ser utilizadas no lugar de amostras reais em testes de fluido- dinâmica. Também é proposto uma plataforma de simulação em realidade virtual, que auxilia a inspeção realizada por veículo aéreo não tripulado (VANT), determinando o sensoriamento e métodos de aquisição de IB.
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    Estimativa da rugosidade e das perdas de carga ao longo de túneis adutores de circuitos hidráulicos em usinas hidrelétricas.
    (2019) Costa, Mary Elma Ferreira; Gomes, Romero César; Ferreira, Lucas Deleon; Pereira, Eleonardo Lucas; Martinez, Carlos Barreira
    No projeto de usinas hidrelÈtricas, a fase de dimensionamento das estruturas hidr·ulicas, no caso de t˙neis adutores, È de grande import‚ncia para se obter valores teÛricos de perda de carga aferidos com os dados levantados em campo durante as escavaÁıes, de modo a garantir a mesma ou menor perda de carga para o circuito hidr·ulico de geraÁ„o, garantindo assim a energia na qual a usina foi concebida. O uso de t˙neis como condutores de ·gua exige que suas caracterÌsticas hidr·ulicas sejam conhecidas pelo projetista, podendo ser executados em diversos formatos, com grandes dimensıes e possuindo ou n„o revestimento. O objetivo geral deste estudo È calcular a perda de carga durante o dimensionamento dos t˙neis adutores, atravÈs do uso de algumas metodologias existentes para a determinaÁ„o do coeficiente de rugosidade em t˙neis e comparar os resultados obtidos nos c·lculos teÛricos com dados experimentais das escavaÁıes. Os c·lculos realizados para as usinas hidroelÈtricas de Capim Branco I e Cachoeir„o s„o usados como estudos de caso. A caracterizaÁ„o do maciÁo È realizada atravÈs das interpretaÁıes das sondagens e observaÁıes em campo, aplicando os tratamentos especÌficos nas ·reas onde forem necess·rias e com isso adotar valores adequados para o coeficiente de rugosidade (manning). Os resultados da an·lise das perdas de carga na fase do projeto executivo, dever„o ser iguais ou menores aos dos c·lculos do projeto b·sico, que foram objeto de contrataÁ„o das turbinas, para garantir maior confiabilidade na geraÁ„o de energia das usinas hidroelÈtricas.