EM - Escola de Minas

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A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

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    Um modelo de programação linear inteira mista para a blendagem de minério e alocação de equipamentos de carga em uma mina de cobre.
    (2022) Coutinho, Natanael Salgado; Cota, Luciano Perdigão; Euzebio, Thiago Antonio Melo; Cota, Luciano Perdigão; Euzebio, Thiago Antonio Melo; Santos, Iranildes Daniel dos; Oliveira, Fernando Bernardes de; Coelho, Igor Machado
    Este trabalho trata um problema de blendagem de minério e alocação de equipamentos de carga em uma mina de cobre a céu aberto. Neste problema, o minério disponível para a alimentação da usina está localizado em frentes de lavra e pilhas. Escavadeiras e pás mecânicas são utili- zadas para a retomada de minério, que é encaminhado para usina por meio de caminhões. O objetivo neste problema é gerar um planejamento de blendagem e alocação dos equipamentos de carga que minimize os desvios das metas de produção e qualidade no atendimento da usina. Para resolver o problema foi proposto um sistema de suporte à decisão por meio de uma for- mulação de programação linear inteira mista. Dados reais de uma mina de cobre da empresa Vale S.A. foram utilizados para validar o modelo matemático. Anteriormente ao sistema pro- posto, as decisões eram tomadas pela equipe de planejamento por meio de planilhas digitais e um tempo considerável era dispendido para se encontrar uma solução viável. Nos experimentos computacionais, o modelo foi avaliado em dois cenários reais da mina em estudo, o primeiro com todos os equipamentos de carga disponíveis e o segundo com parada para manutenção de metade desses equipamentos. O sistema de suporte à decisão foi capaz de encontrar a solução ótima de maneira instantânea nos cenários avaliados, validando-o como ferramenta de suporte à decisão para os cenários descritos.
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    Uso de simulação de eventos discretos para avaliação de desempenho de caminhões autônomos em mineração.
    (2020) Barbosa, Rodrigo Correia; Arroyo Ortiz, Carlos Enrique; Curi, Adilson; Arroyo Ortiz, Carlos Enrique; Cabral, Ivo Eyer; Rodrigues, Lásara Fabrícia
    Este trabalho apresenta a criação de um simulador especializado para o sistema de carregamento e transporte, sua validação comparando resultados simulados a duas operações reais de perfil operacional distinto, além de comparativo com software comercial. O simulador foi aplicado no estudo do desempenho de caminhões autônomos em ambiente de mineração a céu aberto. Apresenta-se a metodologia e algoritmos do simulador de maneira genérica, possibilitando sua replicação e implementação futura em qualquer plataforma. A implementação feita como parte da pesquisa desenvolvida demonstrou a boa qualidade das simulações, quando comparadas a situações reais, e viabilizou a criação de diversos cenários de operação com caminhões autônomos, culminando na identificação de ganhos de produtividade de até 10%, associados à maior estabilidade operacional esperada com equipamentos autônomos em comparação com operadores humanos.
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    Estimativa da rugosidade e das perdas de carga ao longo de túneis adutores de circuitos hidráulicos em usinas hidrelétricas.
    (2019) Costa, Mary Elma Ferreira; Gomes, Romero César; Ferreira, Lucas Deleon; Pereira, Eleonardo Lucas; Martinez, Carlos Barreira
    No projeto de usinas hidrelÈtricas, a fase de dimensionamento das estruturas hidr·ulicas, no caso de t˙neis adutores, È de grande import‚ncia para se obter valores teÛricos de perda de carga aferidos com os dados levantados em campo durante as escavaÁıes, de modo a garantir a mesma ou menor perda de carga para o circuito hidr·ulico de geraÁ„o, garantindo assim a energia na qual a usina foi concebida. O uso de t˙neis como condutores de ·gua exige que suas caracterÌsticas hidr·ulicas sejam conhecidas pelo projetista, podendo ser executados em diversos formatos, com grandes dimensıes e possuindo ou n„o revestimento. O objetivo geral deste estudo È calcular a perda de carga durante o dimensionamento dos t˙neis adutores, atravÈs do uso de algumas metodologias existentes para a determinaÁ„o do coeficiente de rugosidade em t˙neis e comparar os resultados obtidos nos c·lculos teÛricos com dados experimentais das escavaÁıes. Os c·lculos realizados para as usinas hidroelÈtricas de Capim Branco I e Cachoeir„o s„o usados como estudos de caso. A caracterizaÁ„o do maciÁo È realizada atravÈs das interpretaÁıes das sondagens e observaÁıes em campo, aplicando os tratamentos especÌficos nas ·reas onde forem necess·rias e com isso adotar valores adequados para o coeficiente de rugosidade (manning). Os resultados da an·lise das perdas de carga na fase do projeto executivo, dever„o ser iguais ou menores aos dos c·lculos do projeto b·sico, que foram objeto de contrataÁ„o das turbinas, para garantir maior confiabilidade na geraÁ„o de energia das usinas hidroelÈtricas.