EM - Escola de Minas
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A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.
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Item Estudos geotécnicos de resíduos sólidos industriais de ardósia visando seu emprego na pavimentação viária na região central de Minas Gerais.(2022) Antunes, Marco Antônio das Graças; Marques, Geraldo Luciano de Oliveira; Guimarães, Antônio Carlos Rodrigues; Marques, Geraldo Luciano de Oliveira; Lima, Hernani Mota de; Fernandes, Gilberto; Marangon, Márcio; Almeida, Mario Sergio de SouzaA presente pesquisa considera o emprego de material reciclado, ambientalmente inerte, caso dos resíduos industriais decorrentes da operação de lavra e beneficiamento da rocha ardósia, fisicamente transformados em agregados britados, como integrantes das camadas granulares e de revestimento de um pavimento asfáltico. Trata-se de uma solução técnica que contribui para a mitigação de impactos ambientais decorrentes da exploração da ardósia (rocha ornamental). O estudo está centrado na construção e operação de uma pista em um trecho experimental para baixo volume de tráfego, no município de Papagaios, MG, Brasil, onde essa rocha é abundante. Os agregados minerais foram submetidos preliminarmente aos ensaios de caracterização física e química e, sequencialmente, no âmbito da mecânica dos pavimentos, aos ensaios de caracterização mecânica e de cargas cíclicas, com solos do subleito e de empréstimo, para as misturas granulares, e com o ligante CAP 50/70, para as misturas asfálticas. Os resultados encontrados permitiram constatar que o material, do ponto de vista geotécnico, é resistente ao desgaste por abrasão e ao ataque químico, apresenta muito baixa absorção de água, baixa degradação por impacto (com e sem ligante), baixa presença de finos plásticos, baixa quebra por esmagamento, não expansivo e se mostra com satisfatória adesividade a ligante asfáltico. Os parâmetros da metodologia Marshall tiveram seus limites integralmente atendidos. Aplicado o novo método de dimensionamento nacional – MeDiNa, este prognosticou um bom desempenho para o projeto do pavimento, seja em termos de área trincada do revestimento, seja quanto à deformação permanente do sistema de camadas. O desempenho da pista do trecho experimental, ao final dos seus três anos de operação, teve como base metodológica a avaliação funcional, estrutural, mecânica e de segurança viária contra a derrapagem. Diante dos resultados obtidos, espera-se que esse material seja utilizado em obras de pavimentação na região de sua ocorrência, o que concorrerá para sustentabilidade ambiental, evitando-se a exploração de novas pedreiras de agregados convencionais, além de fomentar o emprego e a renda local. A tendência lamelar da rocha não a invalida para uso rodoviário.