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A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

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    Aplicação do georreferenciamento (coordenadas UTM) em projetos geotécnicos e geométricos de rodovias.
    (2010) Teixeira, André Henrique Campos; Fernandes, Gilberto
    Este trabalho aborda a questão da viabilidade técnica e econômica em projetos geotécnicos e geométricos de rodovias quando se aplica o georreferenciamento por meio de coordenadas UTM. Com isso, a facilidade de acesso aos parâmetros geotécnicos e geométricos de uma rodovia constitui-se como um inestimável recurso nas etapas preliminares de projetos de Engenharia, no planejamento de atividades de manutenção e preservação. A cartografia geotécnica e geométrica, neste sentido tem sido um dos instrumentos mais eficientes para a avaliação do meio físico nas últimas décadas. Entretanto, o desenvolvimento de um mapa geotécnico e geométrico georreferenciado de uma rodovia requer a análise de um grande número de informações que precisam ser tratadas e combinadas com rapidez. Esta dissertação tem o objetivo de apresentar a importância do georreferenciamento, em um estudo de caso na rodovia de 12 km que interliga os municípios mineiros de Bom Jesus do Amparo à Ipoema. Serão analisados a partir deste georreferenciamento o controle de uma possível movimentação de massa do solo, em específico cristas de taludes da rodovia, a posição de todo o material geotécnico e geométrico da rodovia e consequentemente demonstrar a importância das coordenadas UTM de uma rodovia. Para esta metodologia, é necessário capturar, processar e integrar as informações provenientes de fontes diversas como levantamentos topográficos, estudos geotécnicos, imagens, coleta de coordenadas em campo por GPS. E após a captura destes dados, há a necessidade de processá-los em softwares de informática para fazer as devidas análises. Com os resultados após as analises, será demonstrada a importância e a contribuição que o georreferenciamento pode trazer para os projetos geotécnicos e geométricos de uma rodovia.