EM - Escola de Minas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6

Notícias

A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    Proposta de metodologia para índice de risco (ir) no distrito sede do município de Ouro Preto/MG : uma contribuição para a hierarquização das áreas de risco e as tomadas de decisões.
    (2018) Tavares, Vera Lúcia Silva; Corteletti, Rosyelle Cristina; Nogueira, Sandra Maria Antunes; Amaral, Cláudio Palmeiro do; Corteletti, Rosyelle Cristina
    Os processos de ocupação nas cidades, que acontecem intensamente no país, com a ine-ficiência do planejamento urbano e aliado à falta de políticas públicas habitacionais a-dequadas, proporcionam um cenário complexo no que se refere aos riscos geológico-geotécnicos. Este fato acaba por resultar em graves situações de riscos nas cidades e deixam a população exposta a eventos catastróficos. Este contexto também se aplica à área da cidade histórica de Ouro Preto/MG, ambiente formado em um cenário de eleva-da complexidade geológica e geomorfológica, passível, portanto, de potenciais meca-nismos de movimentos gravitacionais de massa e impactos diretos sobre a infraestrutura local e à população. O objeto deste trabalho consistiu em aplicar os princípios e as bases conceituais das análises de risco a processos geodinâmicos no Distrito Sede do Município, visando contribuir para a prevenção/mitigação dos riscos e para a gestão sócio-ambiental deste espaço. A proposta metodológica desenvolvida incluiu a organização e sistematização de um banco de dados por meio do Programa ArcGis e da criação de ferramentas como as fichas de campo para a coleta de dados padronizados. Foi ponto relevante também a contex-tualização da cidade Patrimônio Cultural da Humanidade nos processos de gestão e geren-ciamento das áreas de risco. Tais procedimentos, foram bases para a criação da metodologia do índice de risco, que foi obtido através da integração dos estudos dos condicionantes geo-lógico-geotécnicos locais e da análise das vulnerabilidades das áreas e por meio das obser-vações in loco da infraestrutura implantada em cada setor analisado. Este índice de risco propiciou a definição de um processo para hierarquização das áreas com alta probabilidade a processos como os movimentos gravitacionais de massa na cidade, uma forma de contri-buir com a gestão pública nas tomadas de decisão quanto a implantação de obras de estabi-lização ou sistemas de monitoramento para a prevenção aos desastres socioambientais.