EM - Escola de Minas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6

Notícias

A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Incorporation of geological uncertainty in pit optimization with geostatistics simulation.
    (2017) Souza, Rafael Alvarenga de; Cabral, Ivo Eyer
    Risk mapping processes in mine planning and ore recovery are constantly used in the mining industry to increase decision making certainty based on the available information. However, it is not possible to predict the risk behavior in all of the project's boundary conditions and small variations in some of these conditions can cause a great impact on its financial return. Among the countless uncertainties existing in a mining project (operational, costs, market change), many authors define the geological uncertainty as the most critical one, capable of influencing the success of the project. Measurement and evaluation of the geological uncertainty of a mine planning project is crucial because the calculated risk can be translated into a financial risk of the project. This article presents a possible way to consider the geological uncertainty in the pit optimization step by using sequential Gaussian simulation. The results obtained from the case study on a copper deposit results in a simple procedure with significant increase in reliability for the project.
  • Item
    Análise da influência da incerteza geológica no planejamento de lavra.
    (2016) Souza, Rafael Alvarenga de; Cabral, Ivo Eyer; Cabral, Ivo Eyer; Sousa, Wilson Trigueiro de; Arroyo Ortiz, Carlos Enrique
    Processos voltados ao mapeamento dos possíveis riscos no planejamento de lavra e na recuperação do minério são constantemente utilizados na indústria mineira visando uma tomada de decisão mais correta com base nas informações disponíveis. Entretanto, nem sempre é possível conhecer o comportamento do risco de todas as condições de contorno de um projeto, possibilitando assim, que pequenas variações de determinadas condições possam ter um impacto significativo sobre seu retorno final. Dentre as inúmeras incertezas existentes em um projeto de mineração (operacionais, custos, variações de mercado, etc), vários autores colocam a incerteza geológica como um dos principais fatores de insucesso de um projeto. Mensurar e avaliar a incerteza geológica de um projeto de planejamento de lavra é uma etapa bastante importante uma vez que o risco calculado pode ser traduzido como um risco financeiro ao qual o empreendimento está exposto. Assim, o papel da simulação geoestatística é possibilitar a previsão do risco referente à incerteza geológica inerente ao projeto através da reprodução e comparação de vários cenários equiprováveis do modelo geológico. Este trabalho avalia o impacto da variabilidade geológica no planejamento de lavra em um depósito de cobre em um estudo de caso realizado na etapa de otimização de cava. Os resultados obtidos com o estudo de caso comprovam que a utilização da simulação geoestatística para tal finalidade resulta em um procedimento simples e eficiente com um acréscimo significativo de confiabilidade para o projeto de planejamento de lavra. Também é apresentado como o tipo de depósito (forma e distribuição de teores) juntamente com a suavização proporcionada pela krigagem ordinária pode influenciar no planejamento de lavra, gerando assim, possíveis resultados distantes da realidade do depósito.