EM - Escola de Minas

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A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

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    Processos de movimentos de massa em Belo Horizonte, MG.
    (2011) Parizzi, Maria Giovana; Sobreira, Frederico Garcia; Galvão, Terezinha Cássia de Brito; Aranha, Paulo Roberto Antunes; Elmiro, Marcos Antônio Timbó; Beirigo, Elder Antônio
    O estudo investiga os movimentos de massa em taludes da região de Belo Horizonte, representativos de áreas de grande instabilidade. Na região ocorrem variados tipos de movimentos de massa particulares de três grupos de materiais geológicos distintos. No primeiro grupo, representado por filitos e xistos, o desencadeamento dos processos dependem da disposição, situação de confinamento e intensidade das descontinuidades e do grau de alteração dos maçiços rochosos. Mecanismos como alívio de tensão e a ação conjunta da água no interior dos maciços contribuem para o aumento da predisposição dos taludes à rupturas. No segundo grupo, representado pelos solos residuais de gnaisses, as rupturas ocorrem no interior de feições erosivas já instaladas condicionadas por estruturas reliquiares da rocha mãe. No terceiro grupo, representado por tálus, as rupturas mais comuns ocorrem estimuladas por cortes na base dos taludes. Os movimentos gravitacionais são do tipo fluxo de detritos, escorregamentos planares rasos, escorregamentos circulares sucessivos e rastejamentos. A maioria dos movimentos de massa observados ocorrem de modo progressivo, dependendo das alterações na geometria dos taludes e do grau de intemperismo.
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    Proposição de procedimento preventivo de riscos geológicos em Ouro Preto - BR com base em histórico de ocorrências e sua correlação com a pluviosidade.
    (2012) Castro, Jeanne Michelle Garcia; Sobreira, Frederico Garcia; Gomes, Romero César; Gomes, Guilherme José Cunha
    Devido ao grande número de movimentos de massa que ocorrem na área urbana de Ouro Preto (MG) foi desenvolvido um estudo para cadastrar os acidentes ocorridos entre 1988 a 2004, baseado nos registros dos Boletins de Ocorrência do Corpo de Bombeiro da cidade. Com esse cadastro foi possível elaborar um mapa com as áreas mais críticas da cidade, classifi cadas de acordo com o risco que apresentam em alto, médio ou baixo. Outra etapa do estudo foi a correlação dos escorregamentos com a pluviosidade. Para isto foi necessária a coleta de dados pluviométricos em uma indústria local. Deste estudo obteve-se uma equação correlacionando a chuva diária com a chuva acumulada em cinco dias anteriores ao acidente. Com a equação estabelecida podese estimar a quantidade de chuva diária necessária para provocar os escorregamentos. O trabalho finaliza com a proposição da implantação de um plano de defesa civil para Ouro Preto.