EM - Escola de Minas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6

Notícias

A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Item
    Final open pit design for Monte Raso phosphate mine.
    (2013) Curi, Adilson; Pereira, Marcos Antônio; Sousa, Wilson Trigueiro de; Silva, Valdir Costa e
    A fundamental aspect in the development of any open-pit mining project is the determination of the mineable reserves and the respective design of the ultimate pit limits. The design of the ultimate pit is of prime importance for practical open pit mining as is evident from the worldwide attention it has been receiving in the past decades. All major mining software offer some version of pit limits design packages among their services. The Monte Raso property (MR mine) is a phosphate prospect located in the central state of Goiás, in Brazil. The drillhole information and the topographic map have been kindly provided by a Brazilian phosphate mining company. As the true location of the prospect is not important in this case study authors have modified it to the vicinity of a real phosphate mine in order to provide a realistic geological information from published sources. In this fictitious account, the names of the structural features have been retained. In this paper, at first, the Vulcan software, applied over the data of MR phosphate deposit, will be introduced. The modeling of the ore deposit was done using a geological database of 41 diamond core samples. Finally, the ultimate pit limits of the deposit were determined and the design of the ultimate pit presented.
  • Item
    Definição e plano de produção de um depósito típico de níquel laterítico aproveitado através de rota de lixiviação ácida sob pressão.
    (2008) Rodrigues, Ruy Lacourt; Silva, Valdir Costa e
    Definiu-se um depósito hipotético de níquel laterítico de tamanho médio a partir dos dados dos projetos em desenvolvimento e implementação. Estabeleceram-se os planos de produção para uma operação com aproveitamento do depósito através de rotas de processo de lixiviação ácida sob pressão, respeitando-se parâmetros que se observam na indústria. Estudaram-se escalas de produção entre 45000 t/ano Ni e 300000t/ano Ni, estabelecendo-se indicadores técnicos que foram utilizados para avaliação de capacidade.
  • Item
    Avaliação de capacidade de um depósito típico de níquel laterítico aproveitado através de rota de lixiviação ácida sob pressão.
    (2008) Rodrigues, Ruy Lacourt; Silva, Valdir Costa e
    Avaliou-se a capacidade de produção de uma operação de níquel laterítico, aproveitado através de rota de processo de lixiviação ácida sob pressão, para escalas de produção entre 45000 t/ano Ni e 300000 t/ano Ni, usando parâmetros da indústria. A análise econômica foi feita utilizando a metodologia de fluxos de caixa descontados e análise de sensibilidade. Os indicadores de desempenho foram interpretados no contexto de avaliação de empreendimentos em mineração, o que permitiu delinear cenários para a recomendação de escala. A escala recomendável é de 120000 t/ano Ni, que representa a melhor solução de compromisso tendo em vista a rentabilidade do empreendimento, a maturação da tecnologia e o tamanho do mercado.
  • Item
    Avaliação dos danos causados pelo desmonte com explosivos no contorno de galerias subterrâneas a partir de um modelo baseado em medidas de velocidade de partícula.
    (2006) Silva, João Carlos Ribeiro Monteiro da; Silva, Valdir Costa e
    A ação das ondas de choque de detonações realizadas para a abertura de galerias subterrâneas induz danos ao maciço rochoso remanescente. Esse trabalho tem por objetivo avaliar a extensão desses danos, aplicando uma metodologia baseada no modelo de Holmberg e Persson, ao caso da mina subterrânea de Agalmatolito da LAMIL em Pará de Minas, MG. A partir de medidas de velocidade de partícula e das velocidades de propagação da onda primária, determinaram-se limites de vibração, acima dos quais são esperados danos. Utilizando a equação de atenuação das vibrações no campo próximo, desenvolvida para o local, calcularam-se os raios de duas zonas de dano em torno de duas classes de maciço: 0,24 m (raio de dano crítico) e 1,64 m (raio de dano mínimo) para o Metariolito; e 1,29 m e 1,59 m, respectivamente, para o Agalmatolito. Confrontando-se os resultados obtidos com aqueles constantes na literatura, verificou-se consistência com os valores encontrados para rochas semelhantes. Uma comparação da posição efetiva da superfície escavada com aquela prevista pelo modelo apresentou um erro de estimativa médio de 0,06 m.
  • Item
    Study of non-conventional fuels for explosives mixes.
    (2014) Resende, Salatiel Assis; Silva, Valdir Costa e; Lima, Hernani Mota de
    A utilização do ANFO (ammonium nitrate fuel oil) implica um reduzido custo de desmonte. Tais custos podem ser mais baixos ao se substituir o óleo diesel por combustíveis alternativos como biomassa (biodiesel, palha de arroz, sabugo de milho, bagaço de cana-de-açúcar) e resíduo de pneu. Esse artigo investiga o emprego de novos combustíveis, em substituição ao óleo diesel presente no ANFO via medição da velocidade de detonação e verificação do efeito desses combustíveis na mistura explosiva. Com exceção do biodiesel, todos os ensaios provenientes da mistura entre o nitrato de amônio e os combustíveis alternativos apresentaram desempenho insatisfatório comparado ao ANFO. Os percentuais obtidos de velocidade de detonação das misturas em relação à do ANFO foram de 55,4% (NA + Casca de arroz), 64,9% (NA + Sabugo de milho), 70,1% (NA + bagaço de cana), 74,4% (NA + resíduo de pneu) e 93,7% (NA + Biodiesel). Ainda, a metodologia adotada pode ser aplicada como referência para determinação e elaboração de misturas explosivas (agentes oxidantes e combustíveis), uma vez que, nos ensaios realizados, ocorreu a detonação das cargas.