EM - Escola de Minas
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A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.
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Item Avaliação do desempenho de misturas asfálticas com rejeitos de ardósia.(2021) Bispo, Matheus Evangelista Gonçalves; Alves, Hebert da Consolação; Lessa, Daniela Antunes; Silva, Rodolfo Gonçalves Oliveira da; Hilário, Ronderson Queiroz; Sá, Edgar AlfredoO presente trabalho teve como objetivo analisar o desempenho mecânico de concretos asfálticos usinados a quente (CAUQ) utilizando o rejeito de ardósia como agregado alternativo e verificar a eficiência do mesmo em revestimentos asfálticos em comparação aos agregados normalmente utilizados. A confecção dos corpos de prova foi feita de acordo com a metodologia Marshall de dosagem das misturas asfálticas, utilizando como ligante o cimento asfáltico de petróleo tipo CAP 50/70. Foram realizados ensaios para caracterização dos agregados e das misturas, conforme a norma DNIT ES 031/2006. A caracterização mecânica das misturas foi realizada por meio dos ensaios de resistência à tração por compressão diametral (RT), módulo de resiliência (MR), determinação da estabilidade e fluência Marshall. Os resultados dos ensaios mecânicos da mistura de rejeitos de ardósia (MRA) foram comparados com uma Mistura Asfáltica Convencional. Os parâmetros RT, estabilidade e fluência Marshall da MRA foram satisfatórios. A única consideração feita está relacionada aos resultados elevados encontrados no ensaio MR, surgindo-se questionamentos quanto à veracidade dos valores obtidos e sugerindo-se uma análise química e petrográfica nos agregados de ardósia com o intuito de se obter explicações mais precisas quanto ao módulo de resiliência dessas misturas asfálticas. Por fim, realizou-se uma análise econômica do custo-material de cada uma das misturas.Item Caracterização de concreto asfáltico elaborado com rejeitos de minério de ferro do Quadrilátero Ferrífero.(2017) Silva, Rodolfo Gonçalves Oliveira da; Fernandes, Gilberto; Fernandes, Gilberto; Pereira, Carlos Alberto; Corteletti, Rosyelle Cristina; Russo, Mário Luís Cabello; Morandini, Thiago Luiz CoelhoEste trabalho apresenta soluções técnicas para execução de revestimentos rodoviários alternativos com a utilização de rejeito de minério de ferro em sua composição. O estudo realizado também demonstra a possibilidade de redução do custo de produção de concretos asfálticos a quente, de forma a estimular a construção de rodovias pavimentadas e melhorar as condições de trafegabilidade destas vias. Apesar da ampla busca por publicações, estudos, referências ou pesquisas relacionadas à utilização do rejeito de minério de ferro em concretos asfálticos, identificaram-se poucas citações disponíveis na literatura. Tal fato aponta grande possibilidade deste trabalho compor os estudos pioneiros relacionados ao tema. A dosagem das misturas asfálticas foi baseada na metodologia Marshall e enquadrada na faixa C do DNIT. O comportamento mecânico das misturas foi avaliado por meio dos ensaios de módulo de resiliência, resistência à tração por compressão diametral, ensaio de fadiga, creep estático, creep dinâmico, estabilidade e fluência Marshall. As análises mecanísticas foram realizadas utilizando-se o programa ELSYM5. Com base nos resultados dos ensaios laboratoriais e na análise mecanística das estruturas avaliadas neste trabalho, pode-se afirmar que os rejeitos de minério de ferro apresentam potencial de utilização em revestimentos asfálticos, possibilitando uma redução do passivo ambiental gerado por este resíduo e diminuição no consumo de agregados convencionais utilizados em misturas alfálticas. Elaborou-se ainda um catálogo simplificado de pavimentos flexíveis contendo quatro tipos de revestimentos asfálticos alternativos, com o intuito de motivar a utilização do rejeito de minério de ferro do Quadrilátero Ferrífero na construção de pavimentos rodoviários.Item Métodos de lavra aplicados à extração de rochas ornamentais.(2012) Russo, Mário Luís Cabello; Peres, Antônio Eduardo Clark; Martins, Afonso Henriques; Silva, Rodolfo Gonçalves Oliveira da; Pereira, Carlos AlbertoA natureza dos métodos de lavra de rochas ornamentais varia em função das características do maciço rochoso, condições topográficas, afloramento, fraturas, tipo e espessura da cobertura etc. O material de interesse na frente de lavra pode apresentar-se com foliação desenvolvida, viabilizando a extração em placas, ou em forma compacta, de onde são extraídos blocos. Quando a extração se dá por blocos, a mesma pode ser feita de maneira mais simples, a partir de matacões isolados ou por desabamento provocado por detonações, porém o tipo de extração em blocos mais usado é a explotação via “maciços rochosos”, quando se extraem blocos diretamente de um maciço rochoso compacto. Neste trabalho é apresentada uma revisão dos métodos de lavra, correlacionando os mesmos com a rocha de interesse e com as condições gerais de explotação.Item Estudo laboratorial do desempenho mecânico de misturas asfálticas com resíduos industriais de minério de ferro.(Programa de Pós-Graduação em Engenharia Geotécnica. Núcleo de Geotecnia, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2010) Silva, Rodolfo Gonçalves Oliveira da; Fernandes, GilbertoA geração de grandes volumes de resíduos sólidos provenientes das mineradoras e das usinas siderúrgicas tem sido fonte de preocupação em todo o Brasil, principalmente na região do chamado Quadrilátero Ferrífero, em função de questões ambientais, econômicas e até sociais. O presente trabalho teve como finalidade contribuir para uma melhor compreensão do comportamento mecânico de misturas betuminosas convencionais e modificadas e verificar a viabilidade técnica do uso de rejeito de minério de ferro e escória de aciaria em pavimentos rodoviários. O projeto de pesquisa analisou laboratorialmente aspectos físicos e de comportamento mecânico de agregados convencionais e alternativos para uso em revestimento asfáltico. As misturas betuminosas do tipo CBUQ foram dosadas segundo a metodologia Marshall, sendo adotada a mesma granulometria, Faixa C do DNIT, com a utilização de brita graduada e escória de aciaria, em diferentes proporções, como agregados graúdos e miúdos e o rejeito de minério de ferro como material de enchimento alternativo (filer). A caracterização mecânica das misturas asfálticas foi realizada por meio dos ensaios de resistência à tração estática por compressão diametral (RT), módulo de resiliência (MR), fadiga por compressão diametral a tensão controlada e deformação permanente por compressão axial (creep estático). Todas as misturas alternativas analisadas apresentaram desempenho mecânico satisfatório, comprovando a qualidade destes resíduos para uso em camadas de rolamento. Neste trabalho se constatou grande potencial de uso do rejeito de minério de ferro e da escória de aciaria como agregados alternativos para revestimentos asfálticos com ganhos de natureza ambiental quando comparados aos agregados pétreos.